Emissões de gases de efeito estufa e consumo de energia em usinas de asfalto
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117062662Palavras-chave:
Aquecimento global, Combustível, PavimentaçãoResumo
As misturas asfálticas a quente usadas em camadas de revestimento são produzidas em usinas de asfalto. Apesar dessas unidades industriais serem emissoras de gases de efeito estufa, no Brasil ainda não foi estabelecido controle ou protocolo de medições. Este estudo tem como objetivo quantificar as emissões em diferentes usinas de asfalto, em termos de dióxido de carbono equivalente (CO2eq) e consumo de energia. As usinas de asfalto foram selecionadas em função do tipo, batelada (gravimétrica ou batch) e volumétrica (drum-mixer); da capacidade de produção (80 a 340 t/h) e se estacionária ou fixa. Em cada usina foram quantificadas as emissões e avaliado o consumo de energia despendido para secagem e aquecimento de agregados no tambor secador. Os seguintes combustíveis utilizados no tambor secador óleo de baixo ponto de fluidez (BPF), gás liquefeito do petróleo (GLP) e gás natural (GN) foram avaliados e comparados. A metodologia consistiu no levantamento da potência térmica do tambor secador a partir do catálogo dos fornecedores para calcular o volume de combustível necessário por tonelada de mistura asfáltica produzida. Tendo como critério o poder calorífico inferior de cada combustível, foi calculado o volume de combustível gasto em função da produção das usinas de asfalto. Através da ferramenta GHC protocol foi realizada a quantificação das emissões dos gases dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) e, então, transformadas em emissões de CO2eq. Como resultado, observou-se o menor consumo de energia nas usinas tipo usina batelada móvel e maior consumo nas usinas volumétricas de contrafluxo móvel. Em média, as usinas tipo batelada móvel necessitaram 27,69% menos energia por tonelada de agregado processado em relação à de contrafluxo móvel. O uso de gás natural no tambor secador e para todos os modelos de usinas, foi o combustível menos emissivo. Os resultados mostraram que para o tipo batelada móvel e capacidade de 140 t/h, a emissão foi de 13,62 kg de CO2eq/t, no caso do tipo contrafluxo móvel e capacidade de 200 t/h, obteve 13,64 kg de CO2eq/t e o tipo contrafluxo fixa e capacidades de produção de 240 t/h e 300 t/h, emissões de 13,67 kg de CO2eq/t. Por meio deste estudo, a usina batelada móvel e capacidade de 140 t/h com uso de gás natural obteve menor impacto ambiental. Esse modelo obteve consumo de energia e emissões, quando utilizado gás natural 54,5% menor que o modelo contrafluxo móvel com capacidade de 50 t/h que apresentou o pior desempenho ambiental.
Downloads
Referências
ADEBA, Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Asfalto. Mercado – 2020 – Evolução do Mercado [Internet]. Available from: http://www.abeda.org.br/mercado/#mercado-evolucao
ANP - AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS [Internet]. Brasília: Ministério de Minas e Energia [cited 2020 15 aug]. Gás Natural. Available from: http://www.anp.gov.br/gas-natural
ALMEIDA-COSTA, A.; BENTA, A. Economic and Environmental impact study of warm mix asphalt compared to hot mix asphalt. Journal of Cleaner Production. 2016;112:2308-2317.
ANDROJIĆ, I.; ALDUK, Z. D.; DIMTER, S.; RUKAVINA, T. Analysis of impacto f aggregate moisture contente on energy demand during the production of hot mix asphalt (HMA). Journal of Cleaner Production. 2020;244:1-10.
AMMANN. Usinas de Asfalto; 2020 [Internet]. Gravataí (Brasil): Ammann Group; 2020 [cited 2020 Mar 22]. Available from: https://www.ammann.com/pt-br/plants/asphalt-plants
BENNINGHOVEN. Produtos Benninghoven; 2020 [Internet]. Porto Alegre (Brasil): Wirtgen Group; 2020 [cited 2020 mar 21]. Available from: https://www.wirtgen-group.com/ocs/pt-tl/benninghoven/produtos-benninghoven-96-c/
BERNUCCI, L. B.; MOTTA, L. M. G.; CERATTI, J. A. P.; SOARES, J. B. Pavimentação asfáltica: Formação básica para engenheiros. 3rd. ed. Rio de Janeiro: ABEDA, 2008.
BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. Resolução nº 491/18. Dispõe sobre padrões de qualidade do ar. Brasília (Brasil): SEMA, 2018.
BRASIL, Ministérios do Meio Ambiente [Internet]. Brasília: Efeito Estufa e Aquecimento Global [cited 2020a apr 22]. Available from: https://www.mma.gov.br/informma/item/195-efeito-estufa-e-aquecimento-global
BRASIL, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações [Internet]. Brasília: Entenda o Efeito Estufa [cited 2020b apr 21]. Available from: https://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/ciencia/SEPED/clima/Comunicacao_Nacional/eee.html.
BUECHE, N.; DUMONT, A. G. Energy in warm mix asphalt. In: Proceedings of the 5th Eurasphalt & Eurobitume Congress [Internet]; 2012 13-15th June; Istanbul, Turkey. 2012 [cited 2020 aug 7]. Available from: https://www.h-a-d.hr/pubfile.php?id=513
CIBER. Usinas de asfalto móveis contínuas; 2020 [Internet]. Porto Alegre (Brasil): Wirtgen Group; 2020 [cited 2020 mar 21]. Available from: https://www.wirtgen-group.com/ocs/pt-br/ciber/usinas-de-asfalto-moveis-continuas-107-c/
CNT, Confederação Nacional do Transporte. Pesquisa CNT de Rodovias 2019. Brasília (Brasil):CNT, 2019. 233 p.
EAPA, European Asphalt Pavement Association [internet]. Environmental guidelines on best available techniques (BAT) for the production of asphalt pavingmixes, 2007 [cited 2020 Aug 12]. Availabre from: https://pdfs.semanticscholar.org/7701/ef8c7f55da75e9a73774b303747b876d4c20.pdf?_ga=2.54311464.1250237106.1597181299-1594946764.1581605083
Fundação Getúlio Vargas [Internet]. Rio de Janeiro: Programa brasileiro GHC Protocol, 2008 – Ferramenta de cálculo [cited 2020 Mar 05]. Available from: https://www.ghgprotocolbrasil.com.br/
HUANG, Y.; BIRD, R.; HEIDRICH, O. Development of a life cycle assessment tool for construction and maintenance of asphalt pavements. Journal Of Cleaner Production. 2009;17:283-296.
INDOT, Indiana Department of Transportation. Certified hot mix asphalt technician manual. State of Indiana (USA): Department of Transportation, 2016. 636p.
KRISTJÁNSDÓTTIR, Ó.; MUENCH, S. T.; MICHAEL, L.; BURKE, G. Assessing Potential for Warm-Mix Asphalt Technology Adoption. Transportation Research Record, 2007;2040(1):91–99.
MARINI. Produtos; 2020 [Internet]. Cachoeirinha (Brasil): Fayat Group; 2020 [cited 2020 Mar 19]. Available from: http://marinilatinamerica.com.br/products/.
MERIGHI, C. F.; SUZUKI, C. Y. Estudo do comportamento do revestimento de pavimento utilizando mistura asfáltica morna com adição de borracha moída de pneu na SPA-248/055. Transportes. 2017;25(4):136-146.
MILLET, D.; BISTAGNINO, L.; LANZAVECCHIA, C.; CAMOUS, R.; POLDMA, T. Does the potential of the use of LCA match the design team needs? Journal Of Cleaner Production. 2007;15:335-346.
MUENCH S T. Rodway Construction Sustainability Impacts: Review of Life-Cycle Assessments. Transportation Research Record, 2151(1), 36-45.
NAPA, National Asphalt Pavement Association. The Environmental Impact of Asphalt Plants SR 206 2014-05. Greenbelt, MD (USA), 2014. 3p.
NASA - National Aeronautics and Space Administration [Internet]. Washignton: The effects of climate change (USA) [cited 2020a aug 15]. Available from: https://climate.nasa.gov/effects/
NASA - National Aeronautics and Space Administration [Internet]. Washignton: The Causes of Climate Change (USA) [cited 2020b apr 28]. Available from: https://climate.nasa.gov/causes/
PARANHOS, R. S.; PETTER, C. O. Multivariate data analysis applied in Hot-Mix asphalt plants. Resources, Conversvation and Recycling. 2013;73:1-10.
PEINADO, D.; VEGA, M.; GARCÍA-HERNANDO, N.; MARUGÁN-CRUZ, C. Energy and exergy analysis in an asphalt plant’s rotary dryer. Applied Thermal Engineering. 2011;31(6–7):1039–1049.
PENG, B.; CAI, C.; YIN, G.; LI, W.; ZHAN, Y. Evaluation system for CO2 emission of hot asphalt mixture. Journal of Traffic and Transportation Engineering. 2015;2(2):116-124.
PETERSON, B. Drum vs. batch plant: learn the differences that will make your asphalt mix just right [Internet].
Westwood (MA): Chase Corporation; 2018 May 10 [cited 2020 may 21]. Available from: https://blog.chasecorp.com/bridge-and-highway/drum-vs.-batch-plant-learn-the-differences-that-will-make-your-asphalt-additive-product-just-right
PETROBRAS. Óleo combustível: Informações técnicas [Internet]. Rio de Janeiro (Brasil) v. 1.4 [cited 2020a aug 15]. Available from: http://sites.petrobras.com.br/minisite/assistenciatecnica/public/downloads/manual-tecnico-oleo-combustivel-assistencia-tecnica-petrobras.pdf
PETROBRAS. Gás Liquefeito de petróleo: Informações técnicas [Internet]. Rio de Janeiro (Brasil) [cited 2020 aug 15]. Available from: http://sites.petrobras.com.br/minisite/assistenciatecnica/public/downloads/manual-tecnico-gas-liquefeito-petrobras-assistencia-tecnica-petrobras.pdf
PEURIFOY, R. L.; SCHEXNAYDER, C. J.; SHAPIRA, A.; SCHMITT, R. L. Planejamento, equipamentos e métodos para a construção civil. 8. ed. Porto Alegre: Amgh Editora Ltda, 2015. p. 466-512.
RUBIO, M. D. L.; MORENO, F.; MARTÍNEZ-ECHEVARRÍA, M. J.; MARTÍNEZ, G.; VÁZQUEZ, J. M. Comparative analysis of emissions from the manufacture and use of hot and half-warm mix asphalt. Journal of Cleaner Production. 2013;41:1–6.
USEPA, United State Environmental Protection Agency. AP - 42: Compilation of air emissions factors. Chapter 11.1: Hot mix asphalt plants emission assessment report. Research Triangle Park, NC (USA), 2004. 63p.
USEPA. United State Environmental Protection Agency [Internet]. Washigton: Overview of Greenhouse Gases [cited 2020 mar 29]. Available from: https://www.epa.gov/ghgemissions/overview-greenhouse-gases.
VENTURA, A.; MONERÓN, P.; JULLIEN, A.; TAMAGNY, P.; OLARD, F.; ZAVAN, D. Environmental comparison at industrial scale of hot and halfwarm mix asphalt manufacturing processes. In: Transportation Research Board 88th Annual Meeting [Internet]; 2009 January 11-15; Washington. p. 12.
WANG, T.; LEE, I. S.; KENDALL, A.; HARVEY, J.; LEE, E. B.; KIM, C. Life cycle energy consumption and GHG emission from pavement rehabilitation with different rolling resistance. Journal Of Cleaner Production. 2012;33:86-96.
WHITE, P.; GOLDEN, J. S.; BILIGIRI, K. P.; KALOUSH, K. Modeling climate change impacts of pavement production and construction. Resources, Conservation and Racycling. 2010;54:776-782.
XU, B.; LIN, B. Can expanding natural gas consumption reduce China’s CO2 emissions?. Energy Economics. 2019;81:393–407.
ZANETTI, M. C.; SANTAGATA, E.; FIORE, S.; RUFFINO, B.; DALMAZZO, D.; LANOTTE, M. Evolution of potential gaseous emissions of asphalt rubber bituminous mixtures. Proposal of new laboratory test procedure. Construction and Building Materials. 2016;113:870-879.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-07-28 (2)
- 2020-12-04 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.