As estratégias dos jogadores de um jogo de RPG no contexto da gestão dos recursos hídricos: uma análise a partir do discurso do sujeito coletivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117055298

Palavras-chave:

Discurso do Sujeito Coletivo, Educação Ambiental, Recursos Hídricos, DSC

Resumo

Este estudo apresenta uma análise das estratégias utilizadas por  jogadores de um RPG (Role-Playing Game) no contexto de recursos hídricos. Os jogos são amplamente utilizados na Educação pois possibilitam a análise de estratégias que se aproximam da realidade. No contexto da Educação Ambiental, o jogo auxilia no processo de compreensão de um determinado tema e permite a observação das estratégias a partir da perspectiva de um jogador, assim, o indivíduo pode elaborar estratégias que considera relevantes no jogo. A principal contribuição deste trabalho é um estudo empírico e qualitativo sobre a motivação dos indivíduos e como eles elaboraram suas estratégias. Como resultados, apresentamos a análise dos hábitos dos jogadores por meio de uma entrevista semiestruturada, a qual resultou em um conjunto de discursos, baseados na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC).

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Biografia do Autor

Fernanda Pinto Mota, Universidade Federal de Pelotas

PhD in Science Education in the Graduate Program in Science Education: Life Chemistry and Health - FURG (2018).

Miriam Born, Federal University of Rio Grande, Rio Grande, RS

PhD student in Computer Science at the Federal University of Pelotas (UFPel).

Marilton Aguiar, Federal University of Rio Grande, Rio Grande, RS

Master's and doctorate in Computer Science from the Federal University of Rio Grande do Sul (1998 and 2004, respectively).

Diana Francisca Adamatti, Federal University of Rio Grande, Rio Grande, RS

PhD in Electrical Engineering (Emphasis on Digital Systems and Computer Engineering) by the Polytechnic School of the University of São Paulo (2007).

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Publicado

2021-03-22 — Atualizado em 2022-08-03

Versões

Como Citar

Mota, F. P., Born, M., Aguiar, M., & Adamatti, D. F. (2022). As estratégias dos jogadores de um jogo de RPG no contexto da gestão dos recursos hídricos: uma análise a partir do discurso do sujeito coletivo. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 25, e1. https://doi.org/10.5902/2236117055298 (Original work published 22º de março de 2021)

Edição

Seção

EDUCAÇÃO AMBIENTAL