As estratégias dos jogadores de um jogo de RPG no contexto da gestão dos recursos hídricos: uma análise a partir do discurso do sujeito coletivo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117055298Palavras-chave:
Discurso do Sujeito Coletivo, Educação Ambiental, Recursos Hídricos, DSCResumo
Este estudo apresenta uma análise das estratégias utilizadas por jogadores de um RPG (Role-Playing Game) no contexto de recursos hídricos. Os jogos são amplamente utilizados na Educação pois possibilitam a análise de estratégias que se aproximam da realidade. No contexto da Educação Ambiental, o jogo auxilia no processo de compreensão de um determinado tema e permite a observação das estratégias a partir da perspectiva de um jogador, assim, o indivíduo pode elaborar estratégias que considera relevantes no jogo. A principal contribuição deste trabalho é um estudo empírico e qualitativo sobre a motivação dos indivíduos e como eles elaboraram suas estratégias. Como resultados, apresentamos a análise dos hábitos dos jogadores por meio de uma entrevista semiestruturada, a qual resultou em um conjunto de discursos, baseados na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC).
Downloads
Referências
ADAMATTI, D. F.; SICHMAN, J. S.; BOMMEL, P.; DUCROT, R.; RABAK, C.; CAMARGO, M. E.; JogoMan: A prototype using multi-agent-based simulation and role-playing games in water management. In: PROCEEDINGS OF THE SMAGET-CABM-HEMA CONFERENCE, 2005.
BARBOSA, Mariana Abibi Guimarães Araujo et al. Maximum streamflow: brief description of concepts and methods of regionalization. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 23, p. 42, 2019.
CHACON-PEREIRA, ALESSANDRA ET AL. Educação ambiental na gestão de recursos hídricos baseada no modelo de licenciamento ambiental. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 49, 2018.
CHOI D, KIM J. Why people continue to play online games: In search of critical design factors to increase customer loyalty to online contents. CyberPsychology & behavior, 7(1):11-24, 2004.
DUARTE G B, ALDA L S, LEFFA V J. Gamificação e o feedback corretivo: considerações sobre a aprendizagem de línguas estrangeiras pelo Duolingo. Raído. 2016;10(23):114-28.
FOGG, B.J. Persuasive technology: using computers to change what we think and do.Stanford University, p.2, 2002.
JACOBI, P. R.; FRANCALANZA, A. P. Comitês de bacias hidrográficas no Brasil: desafios de fortalecimento da gestão compartilhada e participativa. Desenvolvimento e Meio ambiente, v. 11, 2005.
LEFEVRE, F.; LEFEVRE, A.B M.; TEIXEIRA, J. J. O discurso do sujeito coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. In: O discurso do sujeito coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa, pp. 138-138, 2000.
LEVEVRE, F.; LEFEVRE, A. M. O discurso do sujeito coletivo: Um enfoque em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: Pensamento Editora, 3. ed., 2003.
LEFEVRE, F.; LEFEVRE, A. M. Discourse of the collective subject: social representations and communication interventions. Texto & Contexto-Enfermagem, 23(2):502-7, 2014.
de LIMA, J. M. O jogo como recurso pedagógico no contexto educacional. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação, 2008.
MELO, A. C. B. de. Gestão de recursos hídricos: um estudo de caso em Picuí (PB). Bachelor's thesis, 2019.
MERO, G. T.; MERO, M. J.; MERO, G. T.; MICHAEL J. Role playing game. United States patent US 5,810,666, 1998.
MOTA, F. P.; ADAMATTI, D. F. Programming teaching in high schools: An analysis based on the discourse of collective subject. In: 2015 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pp. 1-5, IEEE, 2015.
MOTA, F.; BOTELHO, S. C. B.; ADAMATTI, F. D. Serious Games as a Tool to Change People Attitudes: Analysis Based on the Discourse of Collective Subject. Literacy Information and Computer Education Journal (LICEJ),7(4):2398-405, 2016.
PRENSKY M. Digital natives, digital immigrants. On the horizon, 9(5), 2001.
TESSARO, J. P.; JORDÃO, A. P. Discutindo a importância dos jogos e atividades em sala de aula. Psicologia. com. pt, o portal dos psicólogos; 2 (08), 2007.
TUNDISI J. G. Novas perspectivas para a gestão de recursos hídricos. Revista USP, 1(70):24-35, 2006.
VYGOTSKY L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem,10:103-17, 1988.
WAHRLICH, Júlia et al. AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DO CICLO DE VIDA: UMA REVISÃO. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, v. 9, n. 2, p. 183-201, 2020.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-08-03 (4)
- 2022-07-25 (3)
- 2022-07-21 (2)
- 2021-03-22 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.