PROPOSTA DE PREVENÇÃO DA AMEBÍASE: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE APOIO À PARASITOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611704367Palavras-chave:
Educação Ambiental, Educação Sanitária, Amebíase.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/223611704367
A proposta surge com o objetivo de sugerir atividades ligadas à Educação Ambiental e à Educação Sanitária em escola pública, para contribuir com a prevenção da amebíase, doença que acomete o homem, causada pelo protozoário do gênero Entamoeba histolystica. A transmissão ocorre de indivíduo para indivíduo, pela ingestão de alimentos ou água contaminada pelos cistos do parasito. A ação inicial é no intestino causando desinteria, colite e enterocolite amebiana; podendo expandir para outros órgãos e tecidos através da corrente sanguínea causando processos inflamatórios e necrose. A amebíase possui distribuição geográfica mundial, ocorrendo principalmente em países subdesenvolvidos com clima tropicais e subtropicais, onde o saneamento básico é inadequado e o abastecimento de água é precário. Esta visa mostrar que a escola é um local favorável ao desenvolvimento holístico na Educação Ambiental e da Educação Sanitária, sendo importante seu trabalho no sentido de envolver os alunos, professores e funcionários, para que essa situação seja modificada a partir da aquisição de novos hábitos.
Downloads
Referências
SILVA JUNIOR, E. A. Manual de Controle Higiênico – Sanitário em serviços de alimentação. São Paulo: Livraria Varela, 2008.
REY, L. Bases da Parasitologia Médica. 2. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008a.
REY, L. Parasitologia: parasitos e doenças parasitarias do homem nos trópicos ocidentais. 4. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008b.
REY, L. Bases da Parasitologia Médica. 3. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
CIMERMAN, S; CIMERMAN, B. Parasitologia Humana e seus Fundamentos Gerais. 2. Ed. São Paulo: Atheneu, 2008.
KIM, F. J. P. et al. Prevenção de Parasitoses Intestinais Através da Educação Ambiental em Escolas Públicas de Barreiros – PE. 2010. 9 f. Projeto de Pesquisa (Programa Institucional de Bolsas de Extensão
PROEXT 2010 – IFPE) - CURSO: Técnico em Agropecuária, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, Pernambuco, 2010.
SZABÓ JUNIOR. A. M. Educação Ambiental e Gestão de Resíduos. 3. Ed. São Paulo: Rideel, 2010.
SANTOS, E. T. A Educação Ambiental na escola: conscientização da necessidade de proteção da camada de ozônio. – RS. 2007. 53f. Monografia – CURSO: Pós-Graduação em Educação Ambiental, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2007.