Nível de conhecimento ambiental em estudantes de graduação: Universidade de San Pedro, Peru

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117040871

Palavras-chave:

Ambiente, Conhecimento, Avaliação, Estudantes, Universidade

Resumo

Os estudos referentes especificamente à avaliação dos níveis de aprendizagem e conscientização dos estudantes universitários em questões ambientais são incipientes. Nessa ordem, o objetivo desta pesquisa é estabelecer a influência do currículo da Universidade de San Pedro, ramo Sullana no nível de conhecimento ambiental dos estudantes de graduação, 2017. O desenho da pesquisa é não experimental, aplicativo, observacional e descritivo. A população do estudo corresponde aos estudantes de graduação da Universidade de San Pedro, rama Sullana, 2018.  A população total é composta por 2050 estudantes, a amostra é estruturada por uma amostra não probabilística, representada por 188 estudantes de graduação da Universidade San Pedro Sullana ramo ano 2017, estudantes de diferentes Escolas Profissionais. A técnica de levantamento foi aplicada por meio de um questionário para avaliar o conhecimento sobre questões ambientais.  Com um nível de significância de 0,05 foi demonstrado que o plano de estudo da Universidade de San Pedro ramo Sullana 2017, não influencia significativamente o nível de conhecimento ambiental dos estudantes de graduação.  Com uma média de 2,73% dos cursos dedicados às questões ambientais, pode-se deduzir que as questões ambientais não são uma prioridade nos conteúdos curriculares da delegação da Universidade de San Pedro em Sullana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oscar Julián Berrios TauccayaI, Universidad Nacional de Frontera - Sullana, Piura

Professor universitário. Mestre em biologia no ensino superior em pesquisa educacional

David Ricse Reyes, Universidad Nacional de Frontera - Sullana, Piura

Engenheiro de segurança ambiental e industrial

Leandro Vallejos More, Universidad Nacional de Frontera - Sullana, Piura

Professor universitário. Engenheiro industrial de agronegócios e alimentos

Prospero Cristhian Onofre Zapata Mendoza, Universidad Nacional de Frontera - Sullana, Piura

Arquiteto. Mestre em gestão de construção moderna. Professor universitário

Referências

Agenda Perú. Perú, agenda y estrategia para el siglo 21. Lima (Perú): Agenda Peru. 2000. 343 p.

ÁLVAREZ A, LÓPEZ D, & CHAFLOQUE R. Conducta ambiental en estudiantes universitarios de Perú Un estudio nacional en estudiantes de ciencias empresariales e ingeniería. Lima: Fondo Editorial USMP. 2018. 145 p.

APARICIO J, RODRIGUEZ C, BELTRAN J, & SAMPEDRO L. Transversalidad del eje Medio Ambiental en la Educación Superior. ReIbCi. 2014; 1(1): 163 – 172.

CARHUAPOMA Y, & JUAREZ P. Pro environmental values, attitudes and behaviors in college students of Lima – Perú. Rev Per Obst Enf. 2015; 11(1): 1-7.

CONDOR E. Dimensión ambiental en la formación profesional de los estudiantes de la Facultad de Educación de la Universidad Nacional de Huancavelica. Educ. 2018; 27(53): 41-56.

ESTRADA L, & TOJAR J. College Student Knowledge and Attitudes Related to Sustainability Education and Environmental Health. Procedia Soc Behav Sci. 2017; 237:386-392.

FISCHER D, JENSSEN S, & TAPPESER V. Getting an empirical hold of the sustainable university: a comparative analysis of evaluation frameworks across 12 contemporary sustainability assessment tools. Assess Eval High Educ. 2015; 40(6): 785–800.

HOOVER E, & HARDER M. What lies beneath the surface? The hidden complexities of organizational change for sustainability in higher education. J. Clean. Prod. 2015; 106: 175-188.

Intergovernmental Panel on Climate Change. Special Report: Global Warming de 1.5˚. Special Report: Global Warming de 1.5o .Switzerland: IPCC.2018. 32 p.

JACKSON L, PANG M, BROWN E, CAIN S, DINGLE C, & BONEBRAKE T. Environmental attitudes and behaviors among secondary students in Hong Kong. IJCED. 2016; 18(2): 70-80.

LEAL W, RAATH S, LAZARINNI B, VARGAS V, de SOUZA L, ANHOLON R,…ORLOVIC V. The role of transformation in learning and education for sustainability. J. Clean. Prod. 2018; 199: 286-295

LIARAKOU G, KOSTELOU E., & GAVRILAKIS C. Environmental volunteers: Factors influencing their involvement in environmental action. Environ Educ Res. 2011; 17(5):651-673.

MAHMOOD A, HUSSAIN T, ALI E. Global warming awareness among the University of Bahrain science students. J. Assoc. Arab Univ. Basic Appl. Sci. 2017; 22:9-16

Ministerio de Educación del Perú. Política Nacional de Educación Ambiental. Lima: Ministerio del Ambiente. 2012. 41 p.

MSENGI I, DOE R, WILSON T, FOWLER D, WIGGINTON C, OLORUNYOMI S, …MOREL R. Assessment of knowledge and awareness of “sustainability” initiatives among college students. Renew. Energy Environ. Sustain. 2019; 4(6):1-11.

ORANGES L, ETIENNE A, SOARES M, & DUARTE V. Students' knowledge of sustainability issues in higher education. Lat. Am. J. Manag. Sustain. Dev. 2018; 4(1):24-40

POSKUS M. Investigating pro-Environmental Behaviors of Lithuanian University Students. Curr Psychol. 2018; 37(1): 225–233.

PRÉVOT A, CLAYTON S, & MATHEVET R. The relationship of childhood upbringing and university degree program to environmental identity: experience in nature matters. Environ Educ Res. 2016; 24 (2): 263-279.

PULIDO V, & OLIVERA E. Aportes pedagógicos a la educación ambiental: una perspectiva teórica. Rev Inv Altoandina. 2018; 20(3): 333-346.

RAUF N, ZAKARIA S, & RAZMAN M. Strategic issues on primary students’ knowledge towards sustainability of human habitat and environment. J. Food, Agri. Environ. 2017; 15(1): 61-63.

Red Ambiental Interuniversitaria 2018. Reporte de sostenibilidad ambiental en universidades peruanas 2018. Lima: Secretaria Técnica – Red Ambiental Interuniversitaria. 2018. 36 p.

ROSENTRATER K, & BURKE B.. University Students and Sustainability. Part 1: Attitudes, Perceptions, and Habits. J. Sust. Educ. 2017; 16:220-247

STOUGH T, CEULEMANS K, LAMBRECHTS W, & CAPPUYNS V. Assessing Sustainability in higher education curricula: a critical reflection on validity issues. J. Clean. Prod. 2018; 172: 4456-4466.

United Nations Framework Convention on Climate Change. Climate Change Annual Report. Luxenbourg: UN. 2018. 62 p.

Publicado

2020-01-13 — Atualizado em 2022-08-01

Versões

Como Citar

TauccayaI, O. J. B., Reyes, D. R., More, L. V., & Mendoza, P. C. O. Z. (2022). Nível de conhecimento ambiental em estudantes de graduação: Universidade de San Pedro, Peru. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 24, e9. https://doi.org/10.5902/2236117040871 (Original work published 13º de janeiro de 2020)

Edição

Seção

EDUCAÇÃO AMBIENTAL