Utilização de resíduos de blocos de concreto como agregado em bloco de concreto estrutural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117034137

Palavras-chave:

Reciclagem, Reuso, Moedor de resíduo, Resistência à compressão

Resumo

A construção civil gera uma grande quantidade de resíduos e consequentemente enfrenta problemas na destinação final destes materiais. Dentre os materiais mais comuns, podemos destacar o concreto como o segundo maior gerador de resíduos, sendo assim um problema para a sociedade. Neste contexto, esta pesquisa analisou a utilização de resíduos de blocos de concreto como agregado em bloco de concreto estrutural. Para isto foram moldados blocos de concreto estrutural com diferentes teores de resíduos reciclados e posteriormente submetidos a ensaios de resistência a compressão, absorção de água e análise dimensional. Os resultados mostraram que o acréscimo de resíduos reciclados provocou um aumento da absorção de água e uma redução da resistência a compressão, à medida que é substituído o agregado convencional pelo agregado reciclado. Concluiu-se que resíduos de concreto podem ser aplicados como agregado em bloco de concreto estrutural desde que respeitando certos limites de teor de resíduo. A aplicação da técnica pode consumir todo o resíduo proveniente da fabricação de blocos de concreto estrutural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Favretto Bussolaro, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Engenheira Civil pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

 

Elaise Gabriel, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2018). Possui intercâmbio sanduíche pela Michigan State University (agosto de 2013 - dezembro de 2014). Especialista em Segurança do Trabalho com ênfase em Meio Ambiente e Sustentabilidade pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (2018). Atualmente, é mestre em Engenharia Civil e cursa o Programa Especial de Graduação em Formação de Professores para Educação, ambos na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Gabriela Meller, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Engenharia Civil (UFSM). Mestra em Engenharia Civil, na área de Construção Civil e Preservação Ambiental na Universidade Federal de Santa Maria (2017). Graduado em Engenharia Civil na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2015). Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho acústico, conforto ambiental, orçamentos e estruturas de madeira. A experiência docente como professora substituta da Universidade Federal de Santa Maria (2015-2017) e como professora efetiva da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2018).

Ursula Maira Maciel Rigon, Departamento de Engenharia Civil, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Engenheira Civil pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

 

Marlon Leão, Departamento de Engenharia Civil, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (2004), mestrado em Física e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006) e doutorado em Engenharia Civil na área de Eficiência Energética pelo IGS-Institut for Gebäude- and Solartechnik TU? Braunschweig, Alemanha (2011). Trabalha com eficiência energética na edificação, etiqueta energética, simulação termo-energética, desempenho térmico e conforto ambiental. Orientador colaborador do mestrado em Ciências Ambientais da Universidade de Cuiabá.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 12655. Concreto – preparo, controle e recebimento. Rio de Janeiro. 1996. 3p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6136: Blocos vasados de concreto simples para alvenaria – Requisitos. Rio de Janeiro. 2006. 9p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 12118: Blocos vazados de concreto simples para alvenaria — Métodos de ensaio. Rio de Janeiro. 2014.

BERENGUER, D. S. Técnica de execução de alvenaria estrutural. 2010. 17p. Universidade Católica do Salvador.

CAMACHO, J. S. Projeto de edifícios de alvenaria estrutural. 2006. 48p. Universidade Estadual Paulista“Júlio de Mesquita Filho”. NEPAE (Núcleo de ensino e pesquisa da alvenaria estrutural), Ilha Solteira.

CÂNDIDO, E. da. Viabilidade técnica da implantação de uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil em Sinop-MT. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso – Engenharia Civil. Universidade do Estado de Mato Grosso. Sinop, 2012.

DALPINO, C. E. R. Utilização de resíduos da construção civil para a produção de concreto. 2008. 57p. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Engenharia Civil). Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.

MEDEIROS, J. S. A alvenaria estrutural não armada de bloco de concreto: Produção de Componentes e Parâmetros de Projeto. 1993. 8p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Construção Civil). Escola Politécnica/USP. São Paulo. São Paulo.

MEHTA, P. K.; MONTEIRO P,. J. M. Concrete - Microstructure, properties and materials. 3rd ed. 2006 University of California at Berkeley. 659p.

MORAES, M. Dosagem de concreto. Goiás: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2012. 13 slides: Slides gerados a partir do software PowerPoint.

OLIVEIRA, M. J. E.; ASSIS, C. S.; MATTOS, J. T. Recycled Aggregate Standardization In Brazil. 2004. 10p. Universidade Estadual Paulista, UNESP.

OLIVEIRA, I.; ARAÚJO J. Apostila Maco I - Agregados e Aglomerantes. Apostila para a disciplina de Materiais de Construção I. 2013. 27p. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.

PIRES SOBRINHO, C. W. A; ARAÚJO, G.P.; MARQUES, L. LIMA, M.T.A de; SOUZA, R.V.R DE; Bloco de concreto: característica do processo de produção na região metropolitana do Recife. In: ENCONTRO NACIONAL DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, n. XXVIII, 2008, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: ENEGEP.

SOUSA, J. G. G. Contribuição ao estudo da relação entre propriedades e proporcionamento de blocos de concreto – aplicação ao uso de entulho como agregado reciclado. 2001. 120p. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil). Universidade de Brasília, Brasília.

SOUZA, C. A. Utilização de resíduo de concreto como agregado miúdo para argamassa de concreto estruturais convencionais. 2006. 101p. Dissertação (Pós Graduação em Construção Civil). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

ZORDAN, S. E.; PAULON, V. A. A utilização do entulho como agregado para o concreto. 10p. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, n VII, 1998, Florianópolis. ARTIGO TÉCNICO; 1998, Florianópolis, Santa Catarina.

Publicado

2020-04-08 — Atualizado em 2022-08-01

Versões

Como Citar

Bussolaro, A. P. F., Gabriel, E., Meller, G., Rigon, U. M. M., & Leão, M. (2022). Utilização de resíduos de blocos de concreto como agregado em bloco de concreto estrutural. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 24, e28. https://doi.org/10.5902/2236117034137 (Original work published 8º de abril de 2020)

Edição

Seção

TECNOLOGIA AMBIENTAL