Avaliação dos impactos socioambientais urbanos: o descarte incorreto dos resíduos e atividade de conscientização ambiental na cidade de Apodi - RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117020019

Palavras-chave:

Centros urbanos, Resíduos domésticos, Conscientização, Impactos ambientais

Resumo

O surgimento de novas tecnologias resulta no crescimento do número de indústrias e aumento populacional nos centros urbanos. Atrelado a esse crescimento surge a problemática dos resíduos, estes que se transformaram em graves problemas urbanos, muitas vezes, com um gerenciamento oneroso e complexo. Devido à escassez de áreas para deposição, os resíduos estão ligados diretamente à qualidade de vida de uma sociedade.  A quantidade de resíduos produzida por uma população depende de uma série de fatores, como renda, época do ano, modo de vida. Mesmo considerada uma cidade de pequeno porte, Apodi apresenta um crescimento significativo em sua produção de resíduos domésticos e, não havendo um destino correto para os mesmos, surge uma série de problemas socioambientais, tais como: estéticos, saúde e ambiental na cidade. As discussões sobre essa problemática procura responder quais os possíveis impactos socioambientais causados por esses resíduos domésticos e deficiências de instrumentos de saneamento ambiental na população afetada.  Contudo, o presente trabalho tem como objetivo principal propor estudos de conscientização dos impactos socioambientais oriundos do descarte incorreto dos resíduos domésticos na cidade de Apodi – RN, através de pesquisas realizadas e a identificação dos problemas enfrentados pela população da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Erik Reinaldo de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Plinio Tavares Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Graduado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte 

Leonardo Alcântara Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Apodi, RN

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Referências

CALIJURI, M. L. Estudo de indicadores de saúde ambiental e de saneamento em cidade do Norte do Brasil. Revista de Engenharia Sanitária Ambiental, Rio de Janeiro, v. 14, nº 1, 2009.

CÂMARA, S.C; AFONSO, J. C. Simulação de Intemperismo de Pilhas Zinco-Carbono e Alcalinas. Revista Química Nova, v. 35 p. 83, 2012.

CARVALHO, F. Tratamento do lixo é um problema de todos, Revista eletrônica UAI, 2008.

EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Dados da produção de lixo no Brasil, 2005.

FLORES, G. N. Possibilidade Jurídica da Gestão integrada de resíduos sólidos urbanos através de consórcios públicos, Revista eletrônica Direito e política, v. 5, nº 1, 2010.

FILHO, J. F. P; SOBREIRA, F. G. Desempenho operacional e ambiental de unidades de reciclagem e disposição final de resíduos sólidos domésticos, financiados pelo ICMS, 2007.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2006.

FILHO, J. L.; GURGEL, L. L.; REINALDO, E. D. Aspectos de saneamento ambiental da baixa do CAIC no bairro lagoa seca na cidade de Apodi‐RN. Revista Científica do IFAL, v. 1, nº 2, 2011.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Dados geográficos da cidade de Apodi - RN, 2007 e 2010.

IDEMA – Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Prefeitura municipal de Apodi - RN, 2003.

MOURA, J. M; SOUZA, V.; SILVA, J. A. Gestão de resíduos sólidos domiciliares em Cuiabá: gerenciamento. IBEAS – Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais, 2009.

MARQUES, J. R. Meio ambiente urbano. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

MELO, A. A.; MELO, G. K. R. M. M.; MELO, V. L. A.; AZEVEDO, K. C. A. V.; LIRA, W. S. Territorialização da usina de compostagem de resíduos sólidos urbanos da cidade de esperança – PB e sua contribuição socioambiental, Revista eletrônica UEPB, v.13, nº1, 2012.

MUCELIN, C. A.; BELLINI, M. Lixo e Impactos Ambientais Perceptíveis no Ecossistema Urbano. Sociedade & Natureza, v. 20 nº 1, 2008.

Downloads

Publicado

2016-02-29

Como Citar

Morais, A. E. R. de, Barbosa, P. T., & Alves, L. A. (2016). Avaliação dos impactos socioambientais urbanos: o descarte incorreto dos resíduos e atividade de conscientização ambiental na cidade de Apodi - RN. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 20(1), 295–305. https://doi.org/10.5902/2236117020019

Edição

Seção

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)