Horta na escola: incentivo ao cultivo e a interação com o meio ambiente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117019538

Palavras-chave:

Horta escolar, Educação, Sensibilização, Motivação

Resumo

A horta de plantas medicinais e hortaliças é um meio de incentivar a comunidade em conhecer melhor os fitoterápicos e de ter uma alimentação saudável, além de estabelecer uma educação ambiental para conseguir a sensibilização coletiva. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver práticas pedagógicas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Mário Castagna, em Porto Velho, Rondônia, proporcionando o aprendizado sobre a importância de uma boa alimentação com hortaliças sem qualquer tipo de agrotóxicos e da preservação do meio ambiente. As hortaliças de pequeno porte foram cultivadas em pneus, tendo em vista que sua matéria-prima tem longa durabilidade e com intuito de retirá-los do meio ambiente, enquanto que as ramificadas foram plantadas no solo preparado com adubo e terra preta, assim como nos pneus. Como resultado, obteve-se hortaliças muito saudáveis e bonitas, e as mudas de plantas medicinais sobreviveram e estão crescendo com rapidez, assim preservando o meio ambiente. Conclui-se que relacionando os fitoterápicos ao cotidiano e uma merenda escolar mais rica em nutrientes e vitaminas, temos então acrescentando benefícios para essa comunidade, e ainda a participação e interação de todos em manter o projeto vivo da horta na escola.

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Biografia do Autor

Élen Gomes de Jesus Eno, Faculdade São Lucas, Porto Velho, RO

Graduação em Ciências Biológicas, Faculdade São Lucas, Porto Velho-RO. Atua nas seguintes áreas: Educação Ambiental e Botânica.

Renata Raimundo Luna, Faculdade São Lucas, Porto Velho, RO

Graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade São Lucas

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas

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Publicado

2016-02-24

Como Citar

Eno, Élen G. de J., Luna, R. R., & Lima, R. A. (2016). Horta na escola: incentivo ao cultivo e a interação com o meio ambiente. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 20(1), 248–253. https://doi.org/10.5902/2236117019538

Edição

Seção

EDUCAÇÃO AMBIENTAL