Análise da visão socioambiental sob a ótica da sustentabilidade: da aquisição ao descarte de eletroeletrônicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117015540

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Produtos Eletroeletrônicos, Visão Socioambiental, Sustentabilidade

Resumo

A evolução tecnológica potencializa produção e oferta de equipamentos eletroeletrônicos cada vez mais inovadores, intensificando, no mercado de consumo, a constante substituição dos produtos dados como “obsoletos” pelas inovações tecnológicas. Mediante essa constante rotatividade, a presente pesquisa teve como objetivo identificar a visão socioambiental dos acadêmicos do Curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior de Santa Maria, RS, quanto à utilização de eletroeletrônicos, em relação à aquisição, à manutenção e ao descarte consciente. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso aplicado, de modalidade exploratória, com natureza de abordagem qualitativa. O estudo demonstrou os principais fatores determinantes para a aquisição de equipamentos eletroeletrônicos, destacando-se a marca e o preço. Ademais, embora grande parte dos acadêmicos busque a manutenção como forma alternativa para aumento da vida útil dos equipamentos, há limitações quanto à forma de descarte dos resíduos eletroeletrônicos, o que leva a concluir que novas práticas e ações podem ser estimuladas na área ambiental, pois atitudes individuais relacionadas ao consumo podem somar-se ao coletivo e contribuir para preservação do meio ambiente. Nesse contexto, elucida-se que a educação ambiental é de fundamental importância para o desenvolvimento de uma visão sustentável, proporcionando novas concepções em relação ao comportamento socioambiental.

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Biografia do Autor

Sérgio Luiz Jahn, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Maria (1984), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1987) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1998). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Petróleo e Petroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: fotocatalise, degradação fotocatalitica, produção de etanol a partir de amiláceas e fermentação no estado sólido. 

Juliana Sales Jacques, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa -, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2011). Mestra (2014) e Doutora em Educação (2017), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSM. Professora Adjunta no Departamento de Administração Escolar (ADE) do Centro de Educação (CE) da UFSM, atuando na formação de professores em disciplinas das áreas de Políticas Públicas Educacionais, Gestão Educacional/Escolar e Pesquisa Educacional. É professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CE/UFSM), pesquisando as temáticas: Políticas públicas educacionais; Práticas pedagógicas de Língua Portuguesa na Educação Básica; Práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias educacionais em rede; (Co)Autoria de Recursos Educacionais Abertos (REA). Também integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educacionais em Rede (GEPETER - CNPq/UFSM); participa do colegiado e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Letras Português e Literaturas a distância/UAB/UFSM e é Editora de Seção da Revista Educação/CE/UFSM

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Publicado

2015-07-27

Como Citar

Jacques, E. de A., Jahn, S. L., & Jacques, J. S. (2015). Análise da visão socioambiental sob a ótica da sustentabilidade: da aquisição ao descarte de eletroeletrônicos. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(1), 105–113. https://doi.org/10.5902/2236117015540

Edição

Seção

GESTÃO AMBIENTAL

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