Inovação social e sustentabilidade: consumo de energia elétrica em comunidades carentes no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117015458Palavras-chave:
Desenvolvimento regional, Inovação social, Energia elétricaResumo
Este trabalho objetiva compreender a universalização do consumo de energia elétrica por comunidades carentes no Brasil, levantar os aspectos legais e a universalização do setor de energia elétrica. Os procedimentos metodológicos basearam-se em estratégia qualitativa de base documental de dois casos estudados. Foram utilizados indicadores de comunidades desfavorecidas e de desenvolvimento energético sustentável. Tem-se uma tendência de tornar o setor elétrico socialmente mais inclusivo, principalmente pela universalização dos serviços.
Downloads
Referências
ANDERSON, J.; MARKIDES, C. Strategic innovation and the base of the pyramid. MIT Sloan Management Review, v.49, n.1, p.83-88, 2007.
ANEEL. Agência Nacional de Energia Elétrica. Disponível em: <http://www.aneel.gov.br>. Acesso em: 25 mar. 2013.
AUSTIN, J. E.; CHU, M. Business and Low-Income Sectors: Finding a New Weapon to Attack Poverty. Art. 1. Social Enterprise: Making a Difference. ReVista v.6, n. 1, fall 2006, p.3-5. 2006.
BARROS, C. A “Invisibilidade” do Mercado de Baixa Renda nas Pesquisas de Marketing: as Camadas Populares Consomem ou Sobrevivem? Anais... EMA - Encontro de Marketing da ANPAD, 2. Rio de Janeiro (RJ): ANPAD, 2006, p. 1–11.
BARROS, C.; ROCHA, E. Lógica de consumo em um grupo das camadas populares: uma visão antropológica de significados culturais. Anais... XXXI Enanpad. Rio de Janeiro, Anpad, 2007 (em CD-Rom).
CALDERONI, S. Os Bilhões Perdidos no Lixo. 4ª. Ed., Humanitas Editora/FFLCH/USP, Universidade de São Paulo, 1997.
CCOELBA. Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia. Disponível em: . Acesso em: 19 mar. 2013.
COELCE. Portal Coelce. Disponível em: . Acesso em: 19 mar. 2013.
FAIRBOURNE, J. S.; GIBSON, S. W.; DYER JR., W. G. MicroFranchising: Creating Wealth at the Bottom of the Pyramid, Northampton: Edward Elgar, 2007.
FASOLIN, L. B.; KAVESKI, I. D. S.; CHIARELLO, T. C.; MARASSI, R. B.; HEINN, N. Relação entre o índice de sustentabilidade e os indicadores econômico-financeiros das empresas de energia brasileiras. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 18, n. 2, 2014.
FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2012.
HAMMOND, A. Serve the World's Poor, Profitable. Harvard Business Review, 2002.
HEMAIS, M. W.; CASOTTI, L. M. Passivos, Reativos e Sentimentais - Consumidores de Baixa Renda Projetam suas Insatisfações. Anais... Encontro da ANPAD - EnANPAD, 34. Rio de Janeiro (RJ): ANPAD, 2010, p. 1–17.
HEMAIS, M. W. et al. Visões do que é ser Pobre: Os caminhos do estudo da baixa renda na Economia e em Marketing. Anais... Encontro da ANPAD - EnANPAD, 35. Rio de Janeiro (RJ): ANPAD, 2011, p. 1–16.
LONDON, T. Making Better Investments at the Base of the Pyramid. Harvard Business Review. May 2009, p.106-113. 2009.
LONDON, T.; HART, S.L. Reinventing strategies for emerging markets: beyond the transnational model. Journal of International Business Studies. v.35, n.5, p.350-370. 2004.
NEOENERGIA. Disponível em: <http://www.neoenergia.com>. Acesso em: 22 mar. 2013.
OCDE – Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento. Manual de Oslo: Proposta de diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação tecnológica. OCDE, 1997.
PINHEIRO, D. K.; KOHLRAUSCH, F. Educação ambiental: uso consciente da energia elétrica e aplicação de alternativas para diminuição do consumo. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 4, n. 4, p. 387–397, 2011.
PRAHALAD, C. K. A riqueza na base da pirâmide: como erradicar a pobreza com o lucro. Porto Alegre: Bookman, 2005.
PRAHALAD, C.K.; HAMMOND, A. Serving the world’s poor, profitably. Harvard Business Review, v. 80, n. 9, p.48-57, 2002.
PRAHALAD, C.K.; HART, S.L. The Fortune at the Bottom of the Pyramid. Strategy+Business. 2002.
QUINTÃO, R. T.; ISABELLA, G. Comportamento do Consumidor e Responsabilidade Social Corporativa: Análises na Alta e Baixa Renda. Anais... Encontro da ANPAD - EnANPAD, 36. Rio de Janeiro (RJ): ANPAD, 2012, p. 1–16.
RICART, J.E.; ENRIGHT, M.J.; GHEMAWAT, P.; HART, S.L.; KHANNA, T. New Frontiers in International Strategy. Journal of International Business Studies. v.35, n.3, p.175-200. 2004.
ROCHA, A.; SILVA, J.F. Inclusão Social e Marketing na Base da Pirâmide: Proposta de uma Agenda de Pesquisa. Anais… EMA - Encontro de Marketing da ANPAD, 3. Curitiba: ANPAD, 2008.
SACHS, J. D. The end of poverty: economic possibilities for our time. New York, Penguin, 2005.
SILVESTRE, B. S. et al. Privatização: bom ou ruim? Lições do setor de distribuição de energia elétrica do Nordeste brasileiro. RAE-revista de administração de empresas, v. 50, n. 1, 2010, p. 94–111.
WORLD BANK, World Bank Group. Disponível em: <http://www.worldbank.org>. Acesso em: 15 mar. 2013.
WRI, World Resources Institute. Disponível em: <http://www.wri.org>. Acesso em: 23 mar. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.