Caracterização e quantificação de resíduos sólidos em escola pública do município de Matinhos, PR, para proposição de medidas de gestão de resíduos.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117015280

Palavras-chave:

Gestão de resíduos sólidos, Composição gravimétrica , Educação ambiental

Resumo

O Brasil, inserido na complexidade que se configura a gestão de resíduos sólidos (RS), retrata uma situação preocupante especialmente quanto à destinação final adequada desses. A presente pesquisa observa a possibilidade de minimizar tal situação através de ações conjuntas em uma instituição de ensino. Portanto, esta pesquisa de Iniciação Científica objetivou a quantificação e caracterização dos RS gerados em escola do município de Matinhos, Pr, visando medidas de gestão, tal como estímulo a ações em educação ambiental (EA).  A metodologia aplicada foi de diagnostico inicial, seguida de entrevistas e o método de composição gravimétrica para caracterização e quantificação. Observou-se que o RS de alta geração é o orgânico, 57%, seguido pela “fração aterro” 17%, plástico, 15% e Papel, 11%. Concluiu-se a necessidade de cursos de capacitação, com ênfase na EA, atentando para a propagação do conhecimento na busca por mudanças de percepções e atitudes em relação às problemáticas socioambientais.

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Biografia do Autor

Afonso Takao Murata, Universidade Federal do Paraná, Matinhos, PR

Curso técnico Agrícola pela FSNT (Pompéia), Engenheiro Agrônomo formado pela UNESP Jaboticabal (1993), Mestre em Agronomia, área de concentração Entomologia Agrícola pela UNESP Jaboticabal(1996), e Doutor em Ciências, área de concentração Entomologia pela USP (FFCLRP-2001).

Referências

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Publicado

2015-04-01

Como Citar

Adriano, A. P. P., & Murata, A. T. (2015). Caracterização e quantificação de resíduos sólidos em escola pública do município de Matinhos, PR, para proposição de medidas de gestão de resíduos. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(1), 30–37. https://doi.org/10.5902/2236117015280

Edição

Seção

GESTÃO AMBIENTAL

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