A relação da educação ambiental com as aulas de campo e o conteúdo de biologia no ensino médio

Autores

  • Renato Abreu Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • Andrina Guimarães Silva Braga UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117014799

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, percepção ambiental, escola.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar a relação das aulas de campo com o conteúdo formal de Ciências com os alunos do ensino médio de uma escola particular de Porto Velho-RO que atende o ensino médio em dois turnos. O intuito da intervenção foi identificar elementos que indicassem mudanças da visão dos estudantes sobre o meio ambiente, bem como discutir a importância da saída de campo para o aprendizado dos mesmos. Após subsidiar os alunos com os conhecimentos básicos em sala de aula, foi realizada uma saída de campo no Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), no município de Candeias do Jamari, que é uma região de relevante interesse para a conservação e preservação ambiental, bem como por trabalhar áreas temáticas relacionadas à água, uso do solo, mata ciliar, biomas, sustentabilidade e preservação de nascentes. No BPA, funciona o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS) e o Centro Educação Ambiental (CEA) que realiza atividades de sensibilização e orientação ambiental. A partir da interação com os alunos, na temática ambiental, considerou-se que houve uma evolução significativa na forma que percebem o ambiente e sua influência no mesmo. O estudo in loco de alguns conteúdos melhorou o aprendizado pelo fato de colocar o aluno diretamente em contato com o seu objeto de estudo.

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Biografia do Autor

Renato Abreu Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Biólogo; Pós-graduado em Gestão Ambiental; Mestre em Meio Ambiente e Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas. Departamento de Ciências Biológicas.

Andrina Guimarães Silva Braga, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA.

Bióloga; Pós-Graduação em Gestão Ambiental; Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente; Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas, com sede na Universidade Federal de Rondônia.

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Publicado

2015-02-02

Como Citar

Lima, R. A., & Braga, A. G. S. (2015). A relação da educação ambiental com as aulas de campo e o conteúdo de biologia no ensino médio. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(4), 1345–1350. https://doi.org/10.5902/2236117014799

Edição

Seção

ARTIGOS