Agregado reciclado: um novo material da construção civil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117011297

Palavras-chave:

Resíduos da Construção e Demolição, Reciclagem, Agregados Reciclados, Concreto Reciclado

Resumo

O ramo da construção civil consome durante o seu processo uma grande quantidade de material, o que de certa forma acaba gerando em escalas grandes os Resíduos da Construção e Demolição que são mais conhecidos como RCD’s, resíduos que em certos grandes centros alcançam um número de proporções preocupantes, podendo em diversos depósitos de resíduos a sua participação sendo de até 50% do total que é disposto no local pré-determinado. Com esses dados pode-se entender que a necessidade em se pensar na reutilização desses resíduos acaba sendo extremamente importante tanto para o âmbito ambiental em que se aliviam os impactos ocasionados pele mesmo ao meio ambiente, assim como em caráter econômico. Em diversos estudos em que se analisa a viabilidade do reaproveitamento dos resíduos da construção, se observa que não há uma garantia em relação aos parâmetros de que garantem segurança quando o mesmo utilizado em artefatos de concreto. Com isso, este trabalho tem como objetivo determinar os parâmetros de resistência de blocos de concreto e concreto, com a utilização de agregados cerâmicos e agregados de concreto considerado os brancos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Moreno de Souza, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos, Araguaína, TO

Graduação em Engenharia Civil pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos - ITPAC (2014)

Cleber Decarli de Assis, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos, Araguaína, TO

Professor no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos, Araguaína, TO

Silvia Barroso Gomes Souto, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos, Araguaína, TO

Professora de Ensino Superior do ITPAC

Referências

ANGULO, S.C. Variabilidade de agregados graúdos de resíduos de construção e demolição reciclados. São Paulo, 2000. 155p. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.

AGOPYAN.et.al . Reciclagem de resíduos da construção. Departamento de Engenharia de Construção Civil, Escola Politécnica da USP 1998.

CABRAL, A. E. B.. Modelagem de propriedades mecânicas e de durabilidade de concretos produzidos com agregados reciclados, considerando-se a variabilidade da composição do rcd. Tese apresentada á escola de engenharia de são carlos, como parte dos requisitos para obtenção do titulo de doutor em ciência da engenharia ambiental (2007)

CARRIJO, P. M. Análise da influência da massa específica de agregados graúdos provenientes de resíduos de construção e demolição no desempenho mecânico do concreto. São Paulo: USP, 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil), Escola Politécnica da USP, Universidade de São Paulo, 2005

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Dá diretrizes gerais para uso e implementação da Avaliação de Impacto Ambiental. Resolução CONAMA n° 001. Brasília, 1986. Dispõe sobre gestão dos resíduos da construção civil. Resolução CONAMA nº 307. Brasília, 2002

GONÇALVES R. D. C. agregados reciclados de resíduos de concreto - um novo material para dosagens estruturais. dissertação mestrado. escola politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Construção Civil.(2001)

JOHN, V. M. Reciclagem de resíduos na construção civil: Contribuição para metodologia de pesquisa e desenvolvimento. São Paulo, 2000. 113p. Tese (Livre Docência) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Construção Civil.

LEITE, M. B. avaliaçao de propriedades mecanicas de concretos produzidos com agregados reciclados de residuos de construção e demolição. porto alegre. tese de doutorado em engenharia civil, programa de pos graduação em engenharia civil, universidade federal do rio grande do sul, 2001

MEHTA, P. K.; MONTEIRO, P. J. M. Concreto: estruturas, propriedades e materiais. São Paulo, Ed. PINI, 1994.

NBR 10004 – Resíduos Sólidos. Rio de Janeiro, 2004

TOALDO, E.. Para não virar pó. Construção, São Paulo n.2348, p.10,fevereiro. (1993)

VAN ACKER, A . (1996). Recycling of concrete at precast concrete plant. BIBM. Paris. p.55-67, juliet.

LEVY, S.M. Reciclagem de entulho de construção civil para utilização como agregado de argamassas e concreto. 145p. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.

HANSEN, T. Recycling of demolished concrete and masonry. London: E & FN SPON, Rilem report 6, 1992.

HOOD, S. R. D. S. Analise da viabilidade técnica da utilização de resíduos de construção e demolição como agregado miúdo reciclado na confecção de blocos de concreto para pavimentação. Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul.Engenharia. Programa de Pós – Graduação em Engenharia Civil. (2006)

TENÓRIO, J. J. L. Avaliação de propriedades do concreto produzido

com agregados reciclados de resíduos de construção e demolição visando aplicações estruturais. Dissertação apresentada ao Programa de Pós - Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Engenharia Civil. 2007

Downloads

Publicado

2014-04-15

Como Citar

Souza, L. M. de, Assis, C. D. de, & Souto, S. B. G. (2014). Agregado reciclado: um novo material da construção civil. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(1), 273–278. https://doi.org/10.5902/2236117011297

Edição

Seção

ARTIGOS