A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL CAUSADA PELO DESCARTE INADEQUADO DAS EMBALAGENS PLÁSTICAS: Estudo de Caso.

Auteurs-es

  • Claudionor Oliveira Silva Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL
  • Gilbertânia Mendonça Santos Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC
  • Lucicleide Neves Silva Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL, professora de biologia.

DOI :

https://doi.org/10.5902/223611708248

Mots-clés :

Educação Ambiental, Embalagens Plásticas, Coleta Seletiva, Escola Adevan Verçosa e Silva, São Luis do Quitunde.

Résumé

http://dx.doi.org/10.5902/223611708248

A sociedade moderna está acostumada a viver com a facilidade e a versatilidade que as elevadas formas de consumo oferecem. Tendo em vista um alto grau de consumo, a globalização, as inovações tecnológicas que a cada dia buscam garantir seu espaço no mercado, e dessa forma, contribuir para o equilíbrio socioeconômico. A modernização facilitando a vida da população em geral e do outro lado podendo gerar transtornos ambientais é o caso das embalagens plásticas que tem longa duração no ambiente. Com seu desuso e descarte inadequadamente nos ambientes, tornando-os cada vez mais vulneráveis as ações antrópicas, que ocorrem devido aos hábitos culturais e comportamentais de uma grande parcela da população que necessita se reeducar em relação à preservação e conservação do meio ambiente. Esta pesquisa tem como objetivo Informar e sensibilizar os alunos e a comunidade escolar sobre os impactos ambientais, causados pelo descarte inadequado das embalagens plásticas, visando à diminuição de seu consumo e destinação correta no ambiente, através da mudança de atitude e comportamento.   Inicialmente foi feito um levantamento bibliográfico sobre resíduos sólidos, formas de disposição do lixo, coleta seletiva e embalagens plásticas. Posteriormente, utilizou-se um questionário auto aplicável para levantamento do conhecimento prévio dos alunos articulados com o referencial teórico. Na sequência houve uma oficina de reciclagem e a implantação da coleta seletiva, acompanhado pelos seguimentos da escola e representantes municipais. Os resultados apontam que muitos alunos desconheciam sobre a coleta seletiva, no entanto com a execução das ações e uso continuo das lixeiras, os resultados foram satisfatórios, pois os educandos aprenderam que é possível preservar o meio ambiente com atitudes simples do cotidiano, através da redução, reutilização, reeducação e reciclagem.

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Bibliographies de l'auteur-e

Claudionor Oliveira Silva, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Professor de Geografia. da universidade Estadual de alagoas - UNEAL.

 

Gilbertânia Mendonça Santos, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC

Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL, Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul, Campus Palmares- PE. Especialista em Educação Ambiental. Atualmente é professora de Ciências Naturais.

Lucicleide Neves Silva, Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL, professora de biologia.

Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL, Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul, Campus Palmares- PE. Especialista em Educação Ambiental. Atualmente é professora de biologia.

Références

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Publié-e

2013-08-30

Comment citer

Silva, C. O., Santos, G. M., & Silva, L. N. (2013). A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL CAUSADA PELO DESCARTE INADEQUADO DAS EMBALAGENS PLÁSTICAS: Estudo de Caso. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 13(13), 2683–2689. https://doi.org/10.5902/223611708248

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