ANÁLISE DA GESTÃO AMBIENTAL: ESTUDO EM DOIS HOSPITAIS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS

Auteurs-es

  • Manuela Brandão da Silveira Ribeiro Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Vivian Osmari Uhlmann Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Elisete Dahmer Pfitscher Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Ana Claudia Moraes Ramos Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI :

https://doi.org/10.5902/223611707268

Mots-clés :

Sustentabilidade Ambiental, SICOGEA, Hospitais, Gestão Ambiental.

Résumé

http://dx.doi.org/10.5902/223611707268

Esta pesquisa tem por objetivo analisar os aspectos e os impactos ambientais de dois hospitais públicos da Grande Florianópolis/SC, com base no método Sistema Contábil Gerencial Ambiental (SICOGEA). A trajetória metodológica divide-se em três fases. A primeira parte é a fundamentação teórica, onde são abordados assuntos referentes ao tema. Na segunda fase, é introduzido o estudo de caso, onde é aplicada a terceira etapa da primeira fase do SICOGEA. Ainda nesta etapa é realizada uma entrevista semi-estruturada, com base em uma lista de verificação adaptada à atividade. Na terceira fase, é feita uma análise dos resultados obtidos e seus respectivos índices de sustentabilidade, por meio de sete critérios, quais sejam: fornecedores, ecoeficiência do processo hospitalar, tratamento com pacientes, indicadores gerenciais, recursos humanos na organização, indicadores contábeis e auditoria ambiental. E finalizando esta etapa, é apresentada uma proposta de um plano resumido de gestão ambiental (5W2H), com o intuito de sugerir melhorias aos pontos deficitários tidos como prioritários pelas instituições. Como resultado, obteve-se uma sustentabilidade considerada regular em ambos os hospitais. Apresentam como índices, respectivamente, o “Hospital X” 63,55% (sessenta e três vírgula cinqüenta e cinco por cento) de sustentabilidade, e o “Hospital Y” 53,70% (cinquenta e três vírgula setenta por cento). Isto significa que as instituições estão apenas cumprindo os requisitos pertinentes às leis e às normas regulamentadoras. Assim sendo, destaca-se a necessidade de criação de uma política de qualidade ambiental para cada instituição, além de ser recomendada a implementação de um sistema de gestão ambiental e concomitantemente realizados os devidos acompanhamento e avaliação periódica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Manuela Brandão da Silveira Ribeiro, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Bacharel em Ciências Contábeis pela UFSC

Vivian Osmari Uhlmann, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2008) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2011). Atualmente atua como professora temporária no Departamento de Ciências Contábeis da UFSC e, também, como tutora de ensino a distância do curso de Graduação em Ciências Contábeis da UFSC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade Ambiental; Responsabilidade Social; Gestão Ambiental e Sustentabilidade.

Elisete Dahmer Pfitscher, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Santa Rosa (1983), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina , atuando principalmente nos seguintes temas: benchmarking educacional, ensino e pesquisa em contabilidade, gestão ambiental, sustentabilidade, responsabilidade social e SICOGEA além de ser avaliadora de diversos periódicos e eventos científicos das áreas de Contabilidade e Administração.

Ana Claudia Moraes Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1996), especialização em Contabilidade Gerencial pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998) e mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu (2002). Coordenou o curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Sociais da União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME), foi responsável pelo curso de Pós (MBA em Controladoria com ênfase em gestão financeira e tributária) da UNIME e faz parte do banco de avaliadores do Sinaes. Tem experiência na área de Administração e em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Gerenciamento, Consultoria empresarial, Juros internos, Ciências Contábeis e Visão patrimonial.

Références

BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE – ANVISA, Resolução da Diretoria Colegiada – RDC Nº 306, 7 de Dezembro de 2004. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de saúde. Disponível em:<http://e-legis.bvs.br/leisref/public/showAct.php?id=13554>. Acesso em 09/mai/2010.

BRASIL, MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE – CONAMA, Resolução No358, de 29 de abril de 2005. Dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos de serviço de saúde e dá outras providências. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/conama/res/res05/res35805.pdf>. Acesso em: 11/set/2009.

CHEQUETTO, FRANCINE. Gestão Ambiental: um estudo de caso na empresa embraco S.A. 2004. 75f. Monografia (Curso de Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis.

HENRIQUE, LAURA TAVARES. Efeitos dos problemas ambientais na sociedade e população. 2007. Disponível em: <http://www.cenedcursos.com.br/efeitos-dos-problemas-ambientais-na-sociedade-epopulacao.html>.Acessado em 01/mai/2010.

KRAEMER, MARIA ELISABETH PEREIRA. A contabilidade ambiental como sistema de informação. 2008. Disponível em: <http://www.gestaoambiental.com.br/articles.php?id=52>. Acesso em 01/nov/2009.

KRAEMER, MARIA ELISABETH PEREIRA. Contabilidade Ambiental: O passaporte para a competitividade 2005. Disponível em: <http://www.gestiopolis.com/Canales4/fin/concompetitividad.htm>. Acesso em 07/mai/2010.

NUNES, JOÃO PAULO DE OLIVEIRA. A Contabilidade Ambiental como forma de gestão: estudo de caso em um hospital. 2006. 84f. Monografia (Curso de Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

OLIVEIRA, JOSEANE MACHADO. Análise do gerenciamento de resíduos de serviço de saúde na cidade de Porto Alegre. 2002. 96f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande

do Sul ,Porto Alegre. Disponível em:<http://www.portalga.ea.ufrgs.br/acervo/grs_dis_03.pdf>

PFITSCHER, ELISETE DAHMER. Gestão e sustentabilidade através da contabilidade e contabilidade ambiental: estudo de caso na cadeia produtiva de arroz ecológico. 2004. 252f. Tese (Doutorado em

Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

PFITSCHER, ELISETE DAHMER, et al. A gestão em um hospital Catarinense com o auxílio da contabilidade e da controladoria ambiental, 2007. In: XIV Simpósio de engenharia de produção. Artigo. SIMPEP. Disponível em < http://www.nemac.ufsc.br/visualizar/gestaoemhospital.pdf>

PFITSCHER, ELISETE DAHMER et al. Avaliação do gerenciamento dos aspectos e impactos ambientais de um hospital. In: XXIV Simpósio de gestão da Inovação tecnológica. Anais...ANPAD: Gramado, 2006.

PFITSCHER, ELISETE DAHMER et al. A Contabilidade Ambiental como Forma de Gestão: Estudo de caso em um Hospital, 2007. In: Congreso Transatlántico de contabilidad, Auditoría, Control de Gestión y X Congreso del Instituto Internacional de Costos (IIC). Artigo. Lyon-França: Universidad Jean Moulin Lyon 3, v. 1. p. 1-12.

RIBEIRO, MAISA DE SOUZA. Contabilidade Ambiental. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

TACHIZAWA, TAKESHY. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.

VALLE, CYRO EYER DO. Qualidade Ambiental ISO.6ª ed. São Paulo: SENAC, 2002.

VEGINI, DANÚBIA VEGINI. Contabilidade e Auditoria Ambiental como instrumento gerencial: um estudo de caso em um hospital. 2007, 85 f .Monografia (Curso de Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Téléchargements

Publié-e

2013-01-09

Comment citer

Ribeiro, M. B. da S., Uhlmann, V. O., Pfitscher, E. D., & Ramos, A. C. M. (2013). ANÁLISE DA GESTÃO AMBIENTAL: ESTUDO EM DOIS HOSPITAIS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 8(8), 1829–1850. https://doi.org/10.5902/223611707268

Numéro

Rubrique

ARTICLES