ANÁLISE ESTATÍSTICA DO RISCO DE MORTE POR INFECÇÃO HOSPITALAR EM GOIÂNIA

Auteurs-es

  • Victor Freitas de Azeredo Barros Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições - FEBAB ; Universidade do Minho - UM
  • José Elmo de Menezes Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC ; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG

DOI :

https://doi.org/10.5902/223611706840

Mots-clés :

Infecção Hospitalar, Fatores de Risco, Modelagem Estatística, Análise de Sobrevivência.

Résumé

http://dx.doi.org/10.5902/223611706840

A Infecção Hospitalar é considerada um problema grave, crescendo tanto em incidência quanto em complexidade, gerando diversos tipos de implicações sociais e econômicas. O controle desta deve ser à base de atuação de todos os profissionais de saúde. A solução é um fortalecimento das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Baseado nestas problemáticas propõe-se a modelagem matemática do risco de um indivíduo ter uma Infecção Hospitalar e o risco de morte de um individuo com infecção hospitalar. Para isso, faremos um levantamento de dados via IBGE, AVISA, entre outros, e daremos a eles um tratamento estatístico. Como ferramenta teórica, utilizaremos a Teoria de Análise de Sobrevivência, bem como os modelos estatísticos abordados nesta teoria. Como ferramenta computacional, utilizaremos o programa R, um Software gratuito que propicia excelente ambiente para análise estatística e com recursos gráficos de alta qualidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Victor Freitas de Azeredo Barros, Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições - FEBAB ; Universidade do Minho - UM

Atualmente sou Professor da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições, FEBAB, (2011-Atual); Professor Pesquisador do Centro de Pesquisa Avançada para a Formação Continuada de Professores de Educação Básica, FORMA/IFG, (2012-Atual); Diretor Editorial dos Jornais e Revistas Científicas e Secretário Executivo do Conselho de Pesquisas em Educação e Ciências, COPEC (2011-Atual); Editor Gerente dos dos principais anais/revistas/cadernos tecnológicos do Instituto Federal de Goiás, IFG (2007-Atual). Sou Doutorando na Universidade do Minho, Portugal, no Programa Doutoral em Tecnologias e Sistemas de Informação (2012-2016); Bolsista pelo Programa de Bolsa de Estudos para Doutorado Pleno no Exterior da CAPES e tenho experiência nas áreas de: Ciência da Computação; Sistemas de Informação; Informática na Educação; Educação a Distância; Repositórios Digitais; Tecnologia Assistiva; Educação Ambiental; Probabilidade e Estatística Aplicada. Fui Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Campus Inhumas (2011-2012); Professor do curso de Tecnologias Assistivas no FORMA/IFG (2012); Bolsista do Centro de Inovação Tecnológica do IFG (2010-2011) e Tutor nos cursos à distância do E-PROINFO/MEC/UFG (2010-2011).

José Elmo de Menezes, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC ; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG

Doutor em probabilidade e estatística pela USP.

Références

MOURA, M.E.B., RAMOS, M.N., SOUSA, C.M.M, SILVA, A.O., ALVES, M.S.C.F., “Infecção Hospitalar no Olhar de Enfermeiros Portugueses: Representações Sociais”, Texto Contexto Enferm, Florianópolis, Out-Dez, 17(4), 743-9, 2008.

LEVI, C.E., “Manual de Microbiologia Clínica para o Controle de Infecção em Serviços de Saúde”, IX Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, Salvador, 30 de Agosto a 3 de Setembro de 2004.

MARTINS, P., “Epidemiologia das Infecções Hospitalares em Centro de Terapia Intensiva de Adulto”, Universidade Federal de Minas Gerais, Dissertação de Mestrado, 2006.

SANTOS, A.A.M., “O Modelo Brasileiro para o Controle das Infecções Hospitalares: Após Vinte Anos de Legislação, onde estamos e para onde vamos?”, Universidade Federal de Minas Gerais, Dissertação de Mestrado, 2006.

ARAÚJO, E.S., “Estatísticas da Saúde: Assistência Médico-Sanitária”, Departamento de População e Indicadores Sociais, Rio de Janeiro: IBGE, 162 p, 2006.

ARANTES, A., CARVALHO, E.S., MEDEIROS, E.A.S., FARHAT, C.K., MANTESE, O.C., “O Uso de Diagramas de Controle na Vigilância Epidemiológica das Infecções Hospitalares”, Revista Saúde Pública, 37(6): 768-74, 2003.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (BR), “Expede na Forma de Anexos Diretriz e Normas para a Prevenção e Controle das Infecções Hospitalares: Portaria nº 2.616, de 12 de maio de 1998”, Diário Oficial da União, 1998.

BANDERÓ FILHO, V.C., RESCHKE, C.R., HÖNER, R., “Perfil Epidemiológico das Infecções Hospitalares na Unidade de Terapia Intensiva Infantil do Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul”, RS, Brasil, RBAC, vol. 38(4): 267-270, 2006.

COLOSSIMO, E.A., GIOLO, S.R., “Análise de Sobrevivência Aplicada”, 1ª ed., São Paulo, SP: Blücher, 370p, 2006.

Téléchargements

Publié-e

2013-01-09

Comment citer

Barros, V. F. de A., & Menezes, J. E. de. (2013). ANÁLISE ESTATÍSTICA DO RISCO DE MORTE POR INFECÇÃO HOSPITALAR EM GOIÂNIA. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 8(8), 1581–1590. https://doi.org/10.5902/223611706840

Numéro

Rubrique

ARTICLES