AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL REALIZADAS NO ÂMBITO DE TRÊS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL
DOI :
https://doi.org/10.5902/223611704242Mots-clés :
Unidades de Conservação, Educação Ambiental, Legislação Ambiental, Gestão Ambiental.Résumé
http://dx.doi.org/10.5902/223611704242
As Unidades de Conservação (UCs) são reservas criadas pelo Estado com os objetivos principais de proteção e uso sustentável dos recursos naturais e manutenção da biodiversidade, dentre outros também tem o objetivo de favorecer condições e promover a educação ambiental e a interpretação ambiental (BRASIL, 2000). O objetivo desta pesquisa foi obter dados sobre a efetividade de ações de educação ambiental (EA) dos programas de gestão das Florestas Nacionais (FLONAS) de Passo Fundo e de São Francisco de Paula e da Área de Proteção Ambiental (APA) de Ibirapuitã no RS. Foi realizada uma análise do conteúdo de questionários, com questões abertas, realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade no ano de 2008, visando obter informações sobre os processos educativos em curso no Instituto. A pesquisa demonstrou que o desenvolvimento de ações de EA iniciou recentemente nas UCs de Passo Fundo e de Ibirapuitã (2003 e 2004) e estas foram realizadas pelos respectivos gestores. Estes gestores possuem formação relacionada à EA no processo de gestão ambiental, o que contribuiu para o enfoque atual de suas ações, direcionadas principalmente para a comunidade local visando a sua participação no processo de gestão das UCs. Nestas UCs foram formadas parcerias para o desenvolvimento das ações. Na UC de Ibirapuitã as principais atividades de EA realizadas foram palestras e oficinas em eventos relacionados ao Meio Ambiente e a elaboração de projeto visando formar multiplicadores ambientais nas comunidades escolares da região. Na UC de Passo Fundo as principais atividades realizadas foram distribuição de mudas junto à comunidade escolar, implantação de horto de plantas bio-ativas, desenvolvimento de dois projetos, um com objetivo de promover a conservação da biodiversidade da UC e outro visando a formação dos membros do conselho gestor para a sua participação no processo de gestão ambiental da reserva. Na UC de São Francisco de Paula são realizadas ações de EA desde a década de 60, atualmente estas ações são desenvolvidas pelo respectivo gestor, que não possui formação na área de EA. O enfoque dado foi o atendimento a demanda de visitantes, através de sua condução pelas trilhas da reserva e a realização de palestras. Conforme os gestores a realização de ações de EA promoveu a mudança da perspectiva do público em relação as UCs e ao órgão ambiental, contribuindo no sentido de preservação destes ambientes. Porém, foi evidenciada a dificuldade para a realização das ações voltadas a esta temática, atribuída a falta de recursos humanos e financeiros específicos. Portanto, apesar de estar entre os objetivos das UCs, observa-se que a promoção de ações de EA foi secundarizada. A valorização das ações voltadas a esta temática é essencial para que as reservas cumpram as funções pelas quais foram criadas. Uma das formas de promover esta valorização é trabalhar para que estas ações tenham um melhor acompanhamento e avaliação de sua efetividade. A disponibilização das informações geradas pelos projetos realizados para a consulta ao público e a atuação na formação das parcerias contribuiria para a continuidade e efetividade destes trabalhos.
Téléchargements
Références
BRASIL. Lei n. 9.985, de 18 de julho de 2000. Institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Brasília, DF, 18 de julho, 2000. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9985.htm. Acesso em: 15 de maio de 2010.
BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília, DF, 27 de abril, 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/Leis/L9795.htm . Acesso em: 01 de junho de 2010.
BRASIL. Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõem sobre a Política Nacional do Meio Ambiente. Brasília, DF, 31 de ago. 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6938.htm. Acesso em: 01 de junho de 2010.
LOUREIO, C.F. AZAZIEL,M.; FRANCA,N. Educação ambiental e conselho em unidades de conservação: aspectos teóricos e metodológicos. Rio de Janeiro: IBASE, 2007.
MACEDO, R.L.G; MACEDO, S.B; VENTURIN, N; ANDRETTA, V; AZEVEDO, F.C.S. Pesquisa de percepção ambiental para o entendimento e direcionamento da conduta ecoturística em unidades de conservação. Congresso interdisciplinar de ecoturismo em unidades de conservação, 2.; Congresso nacional de ecoturismo, 6. 2005, Itatiaia. Disponível em: . Acesso em 09 de setembro de 2011.
MEDINA, N.M. Educação ambiental para o século XXI e a construção do conhecimento: suas implicações na educação ambiental. n.12. Brasília: IBAMA, 1997. 38 p. (Série Meio Ambiente em Debate). Disponível em:<http://www.ibama.gov.br/edicoes/site/pubLivros/serie_12.pdf>. Acesso em: maio de 2010.
MERCK, A.M. Metodologias Interdisciplinares em Educação ambiental. Cadernos didáticos UFSM- ETIC. Santa Maria, 2009.
QUEIROZ, H.L. A Reserva de desenvolvimento sustentável Mamirauá. Estudos avançados. v. 19, n. 54, maioago, 2005. Disponível: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-
&script=sci_arttext&tlng=en> Acesso em: 20 de jun. 2010.
RIO GRANDE DO SUL. Decreto n. 34.256 de 02 de abril de 1992. Cria o Sistema Estadual de Unidades de Conservação e dá outras providências. Disponível em:
http://www.sema.rs.gov.br/sema/html/dec_34256.htm. Acesso em: 15 de maio de 2010
RYLANDS, A.B.; BRANDON, K. Unidades de Conservação brasileiras. Megadiversidade, v.1, n.1, julho, 2005. Disponível em: < http://www.conservacao.org/publicacoes/files/06_rylands_brandon.pdf> Acesso em: 21 de junho de 2010
SATO, M. Apaixonadamente pesquisadora em Educação Ambiental. Educação: Teoria e Prática, v. 9, n. 16, jan - jun 2001 e n. 17, jul – dez, 2001.