Gestão ambiental na educação básica: A realidade de escolas da rede estadual de ensino em Iguatu, Ceará, Brasil

Auteurs-es

  • Alzeir Machado Rodrigues Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, CE https://orcid.org/0000-0002-8968-9611
  • Jones Baroni Ferreira de Menezes Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE https://orcid.org/0000-0002-9193-3994
  • Maria Virlene de Araujo Rodrigues Universidade Estadual do Ceará, Iguatu, CE
  • Môngolla Keyla Freitas de Abreu Universidade Federal do Cariri, Juazeirodo Norte, CE

DOI :

https://doi.org/10.5902/2236117019727

Mots-clés :

Sustentabilidade, Meio ambiente, Educação

Résumé

A gestão ambiental vem sendo uma temática bastante discutida no mundo, frente às ações antrópicas, consistindo numa forma de administração que busca minimizar os efeitos causados ao meio ambiente. Diante disso, observa-se a necessidade de desenvolvimento de uma gestão ambiental no espaço escolar, o que torna-se necessário uma investigação para esclarecer a realização de tal prática. Esse estudo trata de uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa e qualitativa. A população e amostra escolhidas foram os professores, coordenadores e gestores de duas escolas de Ensino Médio do município de Iguatu-Ceará, perfazendo um total de 45 participantes. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de um questionário contendo 15 questões objetivas e subjetivas, aplicado durante o mês de maio 2015. Os dados foram analisados descritivamente. Diante do observado, os professores conhecem o termo gestão ambiental (62%), sendo capazes de levantar aspectos relevantes sobre preservação dos recursos naturais. No desenvolvimento das temáticas ambientais, os alunos participam de projetos ligados ao tema (84%) e as escolas quase sempre (58%) promovem eventos sobre o desenvolvimento sustentável e questões pertinentes. Em meio aos resultados obtidos, observa-se que os professores apresentam uma concepção preliminar sobre a gestão ambiental, embora alguns desconheçam este conceito, e que as escolas promovem, mesmo que parcialmente, atividades que são promotoras do desenvolvimento sustentável. 

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Bibliographies de l'auteur-e

Alzeir Machado Rodrigues, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, CE

Mestrando em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Jones Baroni Ferreira de Menezes, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Professor do curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Ceará

Maria Virlene de Araujo Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará, Iguatu, CE

Graduação em Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Ceará

Môngolla Keyla Freitas de Abreu, Universidade Federal do Cariri, Juazeirodo Norte, CE

Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável, Universidade Federal do Cariri

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Publié-e

2016-02-26

Comment citer

Rodrigues, A. M., Menezes, J. B. F. de, Rodrigues, M. V. de A., & Abreu, M. K. F. de. (2016). Gestão ambiental na educação básica: A realidade de escolas da rede estadual de ensino em Iguatu, Ceará, Brasil. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 20(1), 40–49. https://doi.org/10.5902/2236117019727

Numéro

Rubrique

ENVIRONMENTAL MANAGEMENT

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