Gestão ambiental e sustentabilidade: Um estudo de caso na agência do Banco do Brasil de Alagoa Nova/PB

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2236117018864

Mots-clés :

Gestão ambiental, Desenvolvimento sustentável, Vantagem competitiva

Résumé

Nos últimos tempos, a gestão ambiental e a sustentabilidade vêm ocupando um espaço cada vez maior entre a sociedade e as empresas, o que, consequentemente acarreta em mudanças nas políticas de controle, gestão e acompanhamento ambiental dos processos produtivos das organizações. Assim, este trabalho teve o objetivo de apresentarcomo os funcionários da agência Alagoa Nova/PB avaliam a gestão ambiental e o desenvolvimentosustentável no Banco do Brasil como instrumento de vantagem competitiva. O trabalho focou-se no fato de que o setor financeiro tem avançado bastante na questão ambiental, buscando integrar o exercício de seu papel social às práticas de seus negócios, ressaltando a estratégia de negócio adotada pelo Banco do Brasil, no que se refere às ações voltadas a Agenda 21 e ao Programa deEcoeficiência.Trata-se de um estudo de caso e que pode ser caracterizado como exploratório, em quefoi aplicado um questionário estruturado com os seis funcionários que compõem a agência em estudo. Os resultados mostraram que a visão de sustentabilidade ambiental dos funcionários é paradora, pois, informaram não ter conhecimento e nem participarem das ações socioambientais promovidas pelo banco e, ao mesmo tempo declararam que essas ações são muito importantes para seus clientes, como para seus ambientes de trabalho.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria do Socorro Bezerra Medeiros, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB

Graduada em Administração de Empresas pela UEPB. Especialista em Gestão Pública pela UEPB.

Robson Fernandes Barbosa, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Administrador de Empresas pela UFCG. Mestre em Engenharia de Produção. Foi trainee no INDG, atuando em grandes empresas, como exemplo a PETROBRAS S.A. e atualmente é professor do curso de Engenharia de Produção da UFCG, onde foi coordenador de curso.

Jackson Epaminondas de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Graduando do curso de Engenharia de Produção - UFCG. Foi bolsista de Projeto de Extensão (PROBEX), experiência em monitoria de disciplinas, possue artigos publicados em anais de congressos e periódicos.

Stefane Nogueira Alexandre, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Graduanda do curso de Engenharia de Produção pela UFCG. Experiência em Projeto de Extensão (PROBEX).

Cláudio Germano dos Santos Oliveira, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Graduado e mestre em Administração de Empresas pela UFPB. Tem experiência na área de Administração Financeira e atualmente é professor da UFPB.

Références

BOGER, Guilherme. Gestão ambiental e responsabilidade social: um estudo de caso na empresa Dpaschoal filial Uruguaiana. 2005. Disponível em < http://br.monografias.com/trabalhos > Acesso em 27 fev 2012.

CEMPRE (COMPROMISSO EMPRESARIAL PARA A RECICLAGEM) Política nacional de resíduos sólidos. Disponível em < http://www.cempre.org.br > Acesso em 01 mai 2012.

CULLAGH, P.; NELDER, J. Generalized linear models. 2. ed. London: Chapman and Hall, 1989.

DONAIRE, Denis. Gestão ambiental na empresa. 2 ed. São Paulo: Atlas,1999.

FARIAS, Josivânia Silva; TEIXEIRA, Rivanda Meira. A pequena e Micro Empresa e o Meio Ambiente: a percepção dos empresários com relação aos impactos ambientais. Revista Organizações & Sociedade. V. 9, nr 23, p.99-114. Salvador, 2002. Disponível em: < http://www.revistaoes.ufba.br > Acesso em 11 jan 2012.

FERRAZ, D. Chique é ser consciente. Disponível em . Acesso em: 25 fev 2002.

FERREIRA, A. C. S.. Contabilidade Ambiental: uma informação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Atlas, 2003.

GARNIER, Cecília de Assis. Responsabilidade social e ambiental da empresa. Centro Nacional de Educação à Distância – CENED, 2009. Disponível em < http://www.cenedcursos.com.br> Acesso em 01 mar 2012.

HOJDA, R. G. Gestão ambiental é vantagem competitiva. Gazeta Mercantil, 13 de maio de 1998, p. A-2.

IBGE. Documentação territorial do Brasil. Disponível em <http://www.ibge.gov.br > Acesso em 11 nov 2010.

KRAEMER, Maria Elizabeth Pereira. Gestão Ambiental: um enfoque no desenvolvimento sustentável, São Paulo: 2004. Disponível em < http: //www.gestaoambiental.com.br > Acesso em: 11 jan 2012.

MACIEL, M. A educação ambiental e a gestão de recursos humanos na gestão ambiental. Disponível em < http://redacaonews.com.br/> Acesso em: 21 fev. 2011.

MAGNANTI, M. R. Clima organizacional: um estudo de caso na indústria de recondicionamento de pneumáticos. Dissertação

(mestrado). Florianópolis: UFSC, 2003.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MELO NETO, F.; FRÒES C. Responsabilidade social e cidadania empresarial: a administração do terceiro setor. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

MOTA, SEROA DA. Mecanismos de mercado na política ambiental brasileira. Perspectivas da Economia Brasileira. Rio de Janeiro: 1992, IPEA.

OLIVEIRA, D. P. R. Estratégia Empresarial & Vantagem Competitiva: Como Estabelecer, Implementar e Avaliar. 3ed. São Paulo: Atlas, 2001.

OLIVEIRA, L. M.; PEREZ JUNIOR, J. H.; SILVA, C. A. S. Controladoria Estratégica. São Paulo: Atlas, 2002.

OTTMAN, J. Marketing Verde. São Paulo: Makron Books, 1994.

PORTER, M. P. Estratégia competitiva. São Paulo: Campus, 1986.

PORTER, M. P. Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. Programa de ecoeficiência. Disponível em: <http://intranet.bb.com.br >. Acesso em 04 abr. 2012.

SALGADO JUNIOR, A. P.; PENEDO, A. S. T.; PRETTO, F. N.; PACAGNELLA JUNIOR, A. C. O marketing socioambiental e o processo de decisão de compra dos consumidores finais: pesquisa exploratória no ponto de venda de empresas multinacionais supermercadistas de Ribeirão Preto/SP. In: X Seminário em Administração FEA-USP, 2007. São Paulo. Anais. São Paulo: 2007.

SANTOS, Antônio Raimundo dos. Metodologia científica a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

SAVITZ, Andrew W; WEBER, Karl. A Empresa Sustentável: o verdadeiro sucesso e o lucro com responsabilidade social e ambiental. Traduzido por: Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

STONER, J. A. F; FREEMAN, R. E. Administração. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1999.

SUSTENTABILIDADE. Disponível em: <http://www.bb.com.br/sustentabilidade >Acesso em 14 mai 2012.

TINOCO, J. E. P. Balanço Social: Uma Abordagem da Transparência e da Responsabilidade Pública das Organizações. São Paulo: Atlas, 2001.

TOMÉ, I. M.; BRESCIANI, L. P. Explicitação e Análise de Modelos de Sustentabilidade de Empresas de Gestão Ambiental baseados em

MORPH1, REUNIR - Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade. ISSN: 2237 – Vol. 5 nº1, pp. 21-38, 2015. Disponível em: < http://150.165.111.246/revistaadmin/index.php/uacc/article/view/222/pdf > Acesso em 3 de jul de 2015.

VALLE, C. E. Como se preparar para as normas ISO 14000: qualidade ambiental. São Paulo: Pioneira, 2000.

WELER, Wanderlei. Consciência da gestão ambiental e os benefícios decorrentes do marketing ambiental: a percepção das empresas clientes do Banco do Brasil. Porto Alegre, UFRS, 2007. Disponível em < http://www.lume.ufrgs.br >Acesso em 10 jan 2012.

WBCSD (WORLD BUSINESS COUNCIL FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT). A ecoeficiência: criar mais valor com menos impacto. Lisboa: World Business Council For Sustainable Development, 2001. Disponível em < http://www.wbcsd.org > Acesso em 11 abr 2012.

Téléchargements

Publié-e

2015-07-31

Comment citer

Medeiros, M. do S. B., Barbosa, R. F., Sousa, J. E. de, Alexandre, S. N., & Oliveira, C. G. dos S. (2015). Gestão ambiental e sustentabilidade: Um estudo de caso na agência do Banco do Brasil de Alagoa Nova/PB. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(3), 256–273. https://doi.org/10.5902/2236117018864

Numéro

Rubrique

ENVIRONMENTAL MANAGEMENT