Redução do impacto ambiental na produção de cerâmicas: implicações e análise de investimentos
DOI :
https://doi.org/10.5902/2236117016054Mots-clés :
Extrusão, Secagem, Análise de investimentos, Controle estatístico de processo, Produção de cerâmicasRésumé
A fabricação de cerâmica e tijolos é por natureza geradora de altos índices de perdas e resíduos ambientais. O presente estudo avaliou a partir das técnicas de controle estatístico de processos um possível investimento a ser realizado no processo de extrusão e verificou o resultado de um investimento realizado no processo de secagem visando minimizar os impactos ambientais e otimizar os processos. Os principais resultados da pesquisa mostraram que a melhoria no processo de extrusão através da aquisição de uma retífica se mostrou economicamente viável, uma vez que o tempo de amortização do investimento ficou satisfatório para a empresa. Já no caso da melhoria no processo de secagem, o tempo de amortização do investimento foi avaliado em sessenta e dois meses, que apesar de ser um tempo elevado em termos estratégicos, tal melhoria faz parte de um programa de ampliação da produção da indústria estudada. Concluiu-se que as técnicas de controle estatístico de processos podem ser usadas de forma relevante para a decisão de investimentos que envolvem redução do impacto ambiental e otimização da produção da produção de cerâmicas.
Téléchargements
Références
ALENCAR, J. R. B.; SOUZA, M. B.; NETO, P. J. R.; LOPES, C. E. Uso de controle estatístico de processos (CEP) para validação de processo de glibenclamida comprimidos. Rev. Bras. Farm., 85(3): 115-119, 2004.
ALENCAR, J. R. B.; LOPES, C. E.; SOUZA, M. B. Monitoramento do processo de compressão de comprimidos de captopril utilizando controle estatístico de processos. Rev. Bras. Farm., 88(2): 89-97, 2007.
ALMAS, F. Implementação do Controle Estatístico de Processos em uma Empresa Têxtil. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Produção, UNIFEI, Itajubá, 2003.
BARROS, F. F.; MILAN, M. Qualidade operacional do plantio de cana-de-açúcar. Bragantia, Campinas, v. 69, n. 1, p. 221-229, 2010.
CORREA, J. M.; CHAVES, A. N. Estudo do controle e análise da capacidade do processo de produção de água potável. XLI SBPO, pg. 1414-1424. Curitiba, 2009.
CORTIVO, Z. D. Aplicação do controle estatístico de processo em sequencias curtas de produção e análise estatística de processo através do planejamento econômico. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Paraná, 2005.
FALCAO, A. S. G. Diagnóstico de perdas e aplicação de ferramentas para o controle da qualidade e melhoria do processo de produção de uma etapa construtiva de edificações habitacionais. Tese de Mestrado – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
FERNANDES, A. P. L. M.; COSTA, C. E. S.; SOUZA, E. S. O.; BARBOSA, M. A. C. O uso de controle estatístico de processo na gestão de qualidade: um estudo de caso Grupo Coringa – AL. INGEPRO, vol. 03, n. 6, Junho, 2011.
FERREIRA, E. B.; ELISEI, L. JR.; MILITANI, M. V. B. Controle estatístico de processo no resfriamento de aves: um estudo de caso. Revista da Universidade do Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 9, n. 2, p. 119-128, ago/dez, 2011.
INDEZEICHAK, V. Análise do controle estatístico da produção para uma empresa de pequeno porte: um estudo de caso. Dissertação de Mestrado – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2005.
LIMA, A. A. N.; LIMA, J. R.; SILVA, J. L.; ALENCAR, J. R. B.; SOARES-SOBRINHO, J. L.; LIMA, L.G.; ROLIM-NETO, P.J. Aplicação do controle estatístico de processo na indústria farmacêutica. Universidade Federal de Pernambuco, Mar/2007.
MATTOS, V. L. D. Implantação de controle estatístico de processo em uma olaria de pequeno porte. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1997.
MAYER, P. C. Redução da variabilidade em uma linha de produção de chapas de corpo de silos de grãos de corrugação 4’’ através da implantação do controle estatístico do processo. Tese de Mestrado Profissionalizante – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004.
MILAN, M.; FERNANDES, R. A. T. Qualidade das operações de preparo do solo por controle estatístico de processos. Scientia Agricola, v. 59, n. 2, p. 261-266, abr/jun, 2002.
MONTGOMERY, D. C. Introdução ao Controle Estatístico da Qualidade. 4. Ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2004, 513 p.
NORONHA, R. H. F.; SILVA, R. P., CHIODEROLI, C. A.; SANTOS, E. P.; CASSIA, M. T. Controle estatístico aplicado ao processo de colheita mecanizada diurna e noturna de cana-de-açúcar. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal (FCAV/UNESP), Ago/2011.
PIEROZAN, L. Estabilização de processos: um estudo de caso no setor de pintura automotiva. Tese de Mestrado Profissionalizante – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001.
PIRES, V. T. Implantação do controle estatístico de processos em uma empresa de manufatura de óleo de arroz. Tese de Mestrado Profissionalizante – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000.
ROMAN, H. R.; MOHAMAD, G. Alvenaria estrutural – classificação e materiais. Universidade Federal de Santa Catarina – 1999.
SILVA, R. P.; SOUZA, F. G.; CORTEZ, J. W.; FURLANI, C. E. A.; VIGNA, G. P. Variabilidade espacial e controle estatístico do processo de perdas na colheita mecanizada do algodoeiro. Eng. Agríc. Jaboticabal, v. 27, n. 3, p. 742-752, set./dez., 2007.
SILVA, S.; DIAS, M. JR.; LOPES, V. Jr. Detecção de falhas estruturais utilizando controle estatístico de processos. DINCON, Unesp – Campus de Bauru. Junho de 2005.
SOUZA, G. R. Implantação do controle estatístico de processos em uma empresa de bebidas. Tese de Mestrado Profissionalizante – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.
TORMINATO, S. M. Análise da utilização da ferramenta CEP: um estudo de caso na manufatura de autopeças. Dissertação de Mestrado Profissional. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2004.
VIEIRA, C. M.; FEITOSA, H. S.; MONTEIRO, S. N. Avaliação da secagem de cerâmica vermelha através da curva de bigot. Cerâmica Industrial, v.8,p.42-46, 2003.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
DECLARATION