A “ideia reguladora” do processo de ambientalização do setor empresarial portuário brasileiro: identificação e análise crítica

Auteurs-es

  • Jondison Cardoso Rodrigues Universidade Federal do Pará
  • Edna Maria Ramos de Castro Universidade Federal do Pará

DOI :

https://doi.org/10.5902/2236117013833

Mots-clés :

Ambientalização Portuária, Brasil, Portos.

Résumé

A dimensão ambiental tem se tornado fonte de “preocupações” e ações do setor portuário, por meio da formação de um discurso ambiental enquanto ação (ambientalização). Considerando a questão, o objetivo do artigo é identificar e analisar criticamente a “ideia reguladora” que norteia o processo de ambientalização do setor empresarial portuário brasileiro, e, consequentemente, mostrar as características ou formas de ações socioambientais que a reproduzem. O caminho metodológico escolhido foi o de caráter qualitativo, cujo delineamento da pesquisa procedeu-se em três momentos: revisão bibliográfica, pesquisa documental, e, complementarmente, como elemento corroborativo, um estudo de caso. O Port marketing and the challenge of the third generation port, da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) de 1992, é a ideia reguladora, na qual o pressuposto é pautado em modelos conceituais dos portos, com o discurso-guia de reaproximação e integração porto-cidade, medidas de proteção ambiental e respeito ao meio ambiente e à seguridade. As características das ações reproduzidas centram-se nos trabalhadores portuários, em capacitações pró-ativas, e, no uso da Educação Ambiental.  A análise crítica mostrou que a inserção da dimensão ambiental é fonte de vantagem competitiva e saúde empresarial, para, sobretudo, sustentar a lógica insaciável de acumulação de capital.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Jondison Cardoso Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Possui formação interdisciplinar. É Licenciado em Ciências Naturais - Habilitação em Química  (2007/UFPA), Especialista em Educação Ambiental e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (2009/UFPA), Mestre em Ciências Ambientais (2012/UFPA) e Doutorando em Ciências - Desenvolvimento Socioambiental (2014/UFPA).

Edna Maria Ramos de Castro, Universidade Federal do Pará

Socióloga, Mestre e Doutora em Sociologia pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales e Pós-Doutora com pesquisa no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS). Docente dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU/NAEA/UFPA)

Références

ACSELRAD, H. Ambientalização das lutas sociais: o caso do movimento de justiça ambiental. Estudos Avançados, v.24, p.103-120, 2010.

ACSELRAD, H. A Desigualdade Ambiental na conjuntura atual: uma análise sobre a Rio +20 e seus possíveis desdobramentos (Entrevista com o Professor Henri Acselrad). Revista IDeAS, v.6, n.2, p.216-226, 2012

ALVES, G. Dimensões da Reestruturação Produtiva - Ensaios de sociologia do trabalho. 2ª ed. Londrina: Praxis; Bauru: Canal 6, 2007.

ALVES, G. Dimensões da reestruturação produtiva do capital: notas teórico-metodológicas. O Público e o Privado, v.11, p.9-20, 2008.

[ANTAQ] AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS. O porto verde: modelo ambiental portuário. Brasília: ANTAQ, 2011a.

[ANTAQ] AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS. Agendas ambientais portuárias. Brasília: ANTAQ, 2011b.

[ANTAQ] AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS. Panorama Aquaviário. V.6, ago 2011. Disponível em: <http://www.antaq.gov.br/Portal/pdf/PanoramaAquaviario6.pdf>. Acesso em: 07 jan. 2012a.

[ANTAQ] AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS. Anexo da resolução 2969 - antaq de 4 de julho de 2013, que define a classificação dos portos públicos, terminais de uso privado e estações de transbordo de cargas em marítimos, fluviais e lacustres. Disponível em: <http://www.antaq.gov.br/Portal/pdf/Classificacao_PortosPublicos_TUPs_EstacoesTransbordoCargas.pdf>. Acesso em: 06 maio 2014a.

[ANTAQ] AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS. PNCAP – Programa Nacional de Capacitação Ambiental Portuária. Disponível em: <http://www.antaq.gov.br/portal/MeioAmbiente_PNCAP_Estrutura.asp>. Acesso em: 24 jun.2014b.

[ANTAQ] AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS. Meio ambiente – Gestão Ambiental. Disponível em: <http://www.antaq.gov.br/portal/MeioAmbiente_GestaoAmbiental.asp>. Acesso em: 25 jun.2014c.

Téléchargements

Publié-e

2014-09-01

Comment citer

Rodrigues, J. C., & Castro, E. M. R. de. (2014). A “ideia reguladora” do processo de ambientalização do setor empresarial portuário brasileiro: identificação e análise crítica. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(3), 1037–1058. https://doi.org/10.5902/2236117013833

Numéro

Rubrique

ARTICLES