O USO DO QUANTUM GIS (QGIS) PARA CARACTERIZAÇÃO E DELIMITAÇÃO DE ÁREA DEGRADA POR ATIVIDADE DE MINERAÇÃO DE BASALTO NO MUNICÍPIO DE TENTENTE PORTELA (RS)

Auteurs-es

  • Natieli Luisa Turchetto UFSM/CESNORS
  • Rosemar Queiroz
  • Caroline Peyrot
  • Eduardo Ruwer Patatt
  • Carlos Henrique Langner
  • Leonardo Ochoa
  • Ezequiel Koppe

DOI :

https://doi.org/10.5902/2236117013101

Mots-clés :

Quantum Gis (QGIS), Monitoramento, Delimitação.

Résumé

A ascensão da construção civil desenvolve um processo acelerado de extração de rochas, aumentando o número e a extensão de pedreiras no Brasil. Essa atividade de extração de rochas causa inúmeros problemas sociais, econômicos e principalmente ambientais, sendo necessário o monitoramento dessas áreas degradadas através do uso do zoneamento ambiental. O foco central desse trabalho na mina de extração de Basalto do Município de Tenente Portela consiste no zoneamento ambiental através do uso do software Quantum Gis (QGIS) para a caracterização da área da cava de extração, bem como a delimitação das regiões de depósito de rejeitos, as vias de acesso e pontos de interesse na área em questão. Para cada delimitação foram nomeados pontos para melhor visualização das áreas. Os resultados apontam que o software Quantum Gis mostra-se um programa excelente para manipulação de dados espaciais, e também um bom método geotécnico, por apresentar mecanismos de levantamento de dados, no auxílio do planejamento de recuperação da área degrada em questão.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AUMOND, J. J. Adoção de uma nova abordagem para a recuperação de área degradada pela mineração. Florianópolis, 2007.Tese (Doutorado), Universidade Federal de Santa Catarina.

ÁVILA, W.R. DE, OLIVEIRA, L.C.N de, Uso do Quantum GIS e Google Earth para delimitação e análise de áreas de preservação permanentes da sub-bacia do córrego Água Branca em Goiânia. Anais XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 13 a 18 de abril de 2013, INPE.

BAIÃO, J. O. Plano ambiental e de recuperação paisagística. Losoambiente: serviços e projetos ambientais Ltda. 2011.

BARRETO, M. L. Mineração e desenvolvimento sustentável: desafios para o Brasil. Rio de Janeiro: CETEM/MCT, 2001. 215p.

BITAR, O.Y. Avaliação da recuperação de áreas degradadas por mineração na RMSP. São Paulo, 1997. Tese Doutoramento, Departamento de Engenharia de Minas, Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.

BREUNIG, FÁBIO M. et al. Caracterização espectral e temporal da vegetação nativa do Parque Estadual do Turvo e da Terra Indígena do Guarita – RS, com produtos MODIS. SBSR:2011.

CAIXETA, D.M., Mapeamento, Identificação e Monitoramento das Áreas de Proteção

Permanente ao longo do Ribeirão Anicuns no Município de Goiânia - Go. IN: Anais XIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, Natal, Brasil, 2009, p. 617-622.

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Site oficial. Disponível em: <http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/1033700/constituicao-da-republica-federativa-do-brasil-1988#art225>. Acessado em: 25 jun. 2013.

DIEL, P.S., COSTA,P.F. DA, OLIVEIRA, P.S.R. DE, SILVA, N.L.S DA, ROSSET, J.S. Capacidade de uso de solo das propriedades rurais na micro bacia do córrego Guará no Município de Marechal Cândido Rondon/PR. IN: Anais o VI Encontro Regional de Agronomia (VI EAGRO). Scientia Agraria Paranaensis – SAP. Mal. Cdo. Rondon, v.12, suplemento, dez., p.400-410, 2013.

DNPM- Departamento Nacional De Produção Mineral. Legislação Mineral. Disponível em: http://www.dnpm.gov.br/conteudo.asp?IDSecao=67. Acesso: 29 jun. 2013.

em:<http://www.dnpm.gov.br/>. Acessado em: 25 jun. 2013.

GEHLEN, I. V. Exploração de basalto na região das missões do Estado do Rio Grande do Sul. No. 23 – 2008.

MANUAL DE MEIO AMBIENTE. Proposta para o licenciamento ambiental de pedreiras e jazidas: anexo 4. Versão 1, 13 out. 2000.

MONTAÑO, M., OLIVEIRA, I. S. D., RANIERI, V. E. L., FONTES, A. T., SOUZA, M. P. (2007). O Zoneamento Ambiental e a sua Importância para a Localização de Atividades. Pesquisa e Desenvolvimento Engenharia de Produção Nº. 6, p. 49– 64.

MORAES, IRANILDA SILVA et al. A utilização do sig como ferramenta para indicação de áreas possíveis a implantação de aterro sanitário na região metropolitana de Belém – PA. Recife, 2010.

Téléchargements

Publié-e

2014-08-31

Comment citer

Turchetto, N. L., Queiroz, R., Peyrot, C., Patatt, E. R., Langner, C. H., Ochoa, L., & Koppe, E. (2014). O USO DO QUANTUM GIS (QGIS) PARA CARACTERIZAÇÃO E DELIMITAÇÃO DE ÁREA DEGRADA POR ATIVIDADE DE MINERAÇÃO DE BASALTO NO MUNICÍPIO DE TENTENTE PORTELA (RS). Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(2), 710–717. https://doi.org/10.5902/2236117013101

Numéro

Rubrique

ARTICLES

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s