O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, EFLUENTES LÍQUIDOS E DA FAUNA SINANTRÓPICA NOCIVA NO PORTO DE FORTALEZA.

Auteurs-es

  • Ivan de Oliveira Universidade Federal do Ceará/ Instituto de Ciências do Mar-LABOMAR
  • Maria Oziléa Bezerra Menezes Universidade Federal do Ceará
  • Luis Parente Maia Universidade Federal do Ceará

DOI :

https://doi.org/10.5902/2236117013056

Mots-clés :

Gestão Portuária, Porto de Fortaleza, Diagnóstico.

Résumé

O artigo trata do diagnóstico da gestão portuária e socioambiental do Porto de Fortaleza, delineia seu perfil e propõe ações de melhoria para o gerenciamento dos resíduos sólidos, dos efluentes líquidos e da fauna sinantrópica nociva. Os dados foram coletados junto as autoridades portuárias, autoridades intervenientes e os arrendatários. Foi realizado um mapeamento do Porto de Fortaleza, e em seguida a aplicação de questionários e levantamento de dados primários (in loco) por alunos e professores do Instituto de Ciências do Mar – LABOMAR, da Universidade Federal do Ceará. A pesquisa identificou da necessidade urgente de um Plano de Gerenciamento estabelecido entre a autoridade portuária, autoridades intervenientes e os arrendatários no sentido de que os resíduos sólidos, efluentes líquidos e fauna sinantrópica nociva, observados no Porto de Fortaleza, sejam devidamente minimizados possibilitando, dessa forma, uma gestão mais segura.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ivan de Oliveira, Universidade Federal do Ceará/ Instituto de Ciências do Mar-LABOMAR

Professor Universitário, Técnico em Assuntos Educacionais, Veterinário, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente e Doutor em Educação, Instituto de Ciências do Mar/LABOMAR

Maria Oziléa Bezerra Menezes, Universidade Federal do Ceará

Professora da Universidade Federal do Ceará, Graduação em Geologia, Especialização em Oceanologia, Doutorado em Ciências do Mar e Pós-Doutorado na Ente Per Le Nouve Tecnologie Lenergia e Lambiente.

Luis Parente Maia, Universidade Federal do Ceará

Professor da Universidade Federal do Ceará, Graduação em Geologia. Especialização em Gestão e Vulnerabilidade Costeira, Mestrado em Geociências e doutorado em Ciências do Mar.

Références

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10.004 - Resíduos sólidos – Classificação. Rio de Janeiro, 2004.

BRASIL – LEI 12.305. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Brasília, 2010.

Téléchargements

Publié-e

2014-08-31

Comment citer

Oliveira, I. de, Menezes, M. O. B., & Maia, L. P. (2014). O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, EFLUENTES LÍQUIDOS E DA FAUNA SINANTRÓPICA NOCIVA NO PORTO DE FORTALEZA. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(2), 690–697. https://doi.org/10.5902/2236117013056

Numéro

Rubrique

ARTICLES