Diversidade e índices arbóreos em ambientes escolares

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DOI :

https://doi.org/10.5902/2236117012537

Mots-clés :

Vegetação, Pátios Escolares, Índice de Sombreamento Arbóreo, Índice de Área Verde Escolar, Índice de Área Foliar

Résumé

Estudos têm demonstrado a importância da diversidade arbórea nos ambientes escolares, tanto em termos de aspecto ambiental, quanto em temos educacionais. No entanto, verifica-se que são escassos os estudos com propostas de um método padrão para avaliar as condições ambientais da arborização existente nas escolas. Constata-se, também, a inexistência de índices arbóreos que possam ser utilizados na definição das áreas a serem destinadas à vegetação nesses ambientes. Assim, neste trabalho objetivou-se realizar um diagnóstico ambiental em três escolas da cidade de Cuiabá-MTatravés de inventário da vegetação arbórea e estimativa de índices arbóreos,com vistas à definição de índices que possam ser utilizados como referência para a elaboração de projetos paisagísticos em ambientes escolares, bem como no planejamento, conservação e manutenção da vegetação existente nestes espaços. Nos ambientes educacionais pesquisados, notou-se que há equilíbrio entre asespécies nativas e exóticas e frequência relativa elevada de duas ou uma espécie. Os maiores índice de área foliar (IAF) foram determinados em espécies exóticas, como Manguifera Indica L. e Ficus benjamina, bem como em nativas, como a Licania tomentosa (Oiti). Os resultados encontrados sugerem índice desombreamento arbóreo (ISA) igual ou superior a 40% e índice de área verdeescolar (IAVE) de pelo menos a 12m2/aluno nos ambientes escolares.

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Bibliographies de l'auteur-e

Ivan Julio Apolonio Callejas, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT

Professor Associado I da Universidade Federal de Mato Grosso

Luciane Cleonice Durante, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT

Doutorado em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso

Angela Santana de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Cuiabá, MT

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de  Mato Grosso-IFMT

Marta Cristina de Jesus Albuquerque Noqueira, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT

Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso

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Publié-e

2014-04-15

Comment citer

Callejas, I. J. A., Durante, L. C., Oliveira, A. S. de, & Noqueira, M. C. de J. A. (2014). Diversidade e índices arbóreos em ambientes escolares. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(1), 454–466. https://doi.org/10.5902/2236117012537

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