UM ESTUDO EMPÍRICO SOBRE AS PERSPECTIVAS DE AMPLIAÇÃO DAS RELAÇÕES COMERCIAIS ENTRE BRASIL E CHINA

Auteurs-es

  • Adriana Toledo Mendes UNISINOS
  • André Filipe Zago de Azevedo UNISINOS
  • Paulo Renato Soares Terra Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI :

https://doi.org/10.5902/2236117010608

Mots-clés :

China, Vantagem Comparativa Revelada, Competitividade, OMC.

Résumé

Este artigo identifica os produtos brasileiros, a seis dígitos da NCM, com maiores perspectivas de ampliação de comércio com a China, através da avaliação da competitividade exportadora brasileira e do dinamismo importador chinês. A análise da competitividade brasileira se baseia no Índice de Vantagem Comparativa Revelada (IVCR), enquanto o dinamismo importador da China é obtido através da avaliação daqueles produtos que apresentaram o maior crescimento das importações no período 2000-2007, que coincide com a entrada da China na OMC. Além disso, identificou-se o grau de intensidade tecnológica desses produtos com maior potencial de crescimento das exportações brasileiras para a China. De um universo de mais de 5 mil produtos, apenas 92 produtos satisfizeram ambos os critérios, sendo tanto competitivos no Brasil como dinâmicos no mercado chinês, portanto, com possibilidades de ampliação do comércio bilateral. Observou-se que a pauta exportadora brasileira para a China é extremamente concentrada em poucos produtos, especialmente minérios, soja, celulose e óleos vegetais, onde o Brasil apresenta acentuada vantagem comparativa e a China um forte dinamismo importador, ou seja, as importações chinesas são intensas naqueles produtos que o Brasil apresenta competitividade.

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Publié-e

2013-11-29

Comment citer

Mendes, A. T., Azevedo, A. F. Z. de, & Terra, P. R. S. (2013). UM ESTUDO EMPÍRICO SOBRE AS PERSPECTIVAS DE AMPLIAÇÃO DAS RELAÇÕES COMERCIAIS ENTRE BRASIL E CHINA. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 16(16), 3134–3148. https://doi.org/10.5902/2236117010608