AVALIAÇÃO DA METODOLOGIA FMEA COMO FERRAMENTA PARA REDUZIR IMPACTOS AMBIENTAIS NO PROCESSO MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611707447Palabras clave:
Desenvolvimento Sustentável, Manutenção Industrial, FMEA.Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/223611707447
Nos últimos anos, eventos climáticos extremos tornaram a questão do desenvolvimento sustentável um assunto de discussão freqüente e pauta central de inúmeros encontros globais. A preocupação com a garantia de perpetuação da vida na Terra deve ser de todos, mas nas empresas as exigências são maiores, já que as indústrias são responsáveis pela maior parte do consumo dos recursos naturais. Comprometer-se com o meio ambiente é, assim, uma obrigação de todas as empresas que queiram sobreviver na economia globalizada. Para enfrentar estes novos desafios de produzir mais com menos, as empresas devem adotar metodologias de gestão que possam contribuir para a sustentabilidade de seus processos. Neste estudo analítico, elaboramos uma proposta de modificação da metodologia “FMEA – Failure Mode and Effects Analysis” - Análise do Modo e Efeitos de Falha – para contemplar conceitos de proteção ao meio ambiente para sua aplicação no processo manutenção industrial, com foco em uma produção mais limpa, principalmente impedindo a quebra de máquinas que possam gerar impactos ambientais de qualquer espécie ou então minimizar os efeitos no meio ambiente quando da ocorrência de falhas. Com isso poderemos avaliar o processo manutenção industrial, também sob a ótica de proteção ao meio ambiente, utilizando a metodologia FMEA adaptada a esta nova realidade de desenvolvimento sustentável.
Descargas
Citas
ABRAMAN, editorial. Revista da Associação Brasileira de Manutenção, São Paulo: n.126, Set, 2010, p.06. FMEA, Reference Guide. Modes and Effects Analysis (FMEA). International Electrotechnical Commission. Geneva.
MCDERMOTT, R. E., MIKULAK, R, J,. The Basics of FMEA, Productivity Inc, Portland, 1996.
NOGUEIRA, M.A., FMEA: implantação e resultados na manutenção preventiva em máquina de abatedouro de frangos. São Carlos: UFSCAR, 1998. 152 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Departamento de Engenharia de Produção.
PALADY, P. FMEA: Análise dos modos de falha e efeitos. São Paulo: IMAM, 1997. 270 p.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; HARRISON, A. et. al. 1996. Administração da produção. São Paulo, Atlas, 747 p.
TOLEDO, J.C. e AMARAL, D.C. FMEA: Análise do Tipo e Efeito de Falha. Disponível em
<http://www.gepeq.dep.ufscar.br/arquivos/FMEA-APOSTILA.pdf>, acesso em: mar. 2011.