O perfil de sensibilização acerca do descarte e reutilização de resíduos sólidos na cidade universitária, Universidade Federal do Maranhão.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117015812

Palabras clave:

Gestão, Lixo, Sustentabilidade, Comunidade acadêmica, UFMA

Resumen

Identificar situações com as quais a comunidade acadêmica se defronta quanto à geração de resíduos é imprescindível para que haja uma elaboração de programas e políticas de gestão sustentável em universidades. Este trabalho visou compreender como se dá a sensibilização da comunidade acadêmica da Cidade Universitária/ UFMA, acerca da produção de resíduos sólidos e seus devidos impactos ambientais. A metodologia baseou-se na aplicação de 509 questionários, com perguntas acerca de políticas de reciclagem e coleta seletiva, abrangendo 33 cursos de graduação e pós-graduação de diversas áreas e seis instâncias administrativas. De acordo com os resultados, 67,97% dos entrevistados conhecem as políticas de reaproveitamento, reutilização e reciclagem de resíduos e 92,32% afirmou que participaria de um programa interno caso houvesse incentivo para tal. Assim, é importante ressaltar que ainda que incentivado pelas instâncias administrativas, uma campanha efetiva deve incluir a sensibilização dos integrantes da comunidade acadêmica em questão.

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Publicado

2015-07-27

Cómo citar

Figueiredo, A. de Q. dos S. A., Mendes, M. B. P., Nascimento, A. D., Vale, A. Álvares M., Paiva, B. H. I. de, Saraiva Junior, C. C. F., Pereira, D. M., Araújo Júnior, E. da C., Lima, G. P., Dutra, I. L., Silva, J. U. da, Feitosa, L. M., Trovão, L. de O., Martins, L. P., Lima, L. S., Ferreira, M. A. de M., Belfort, M. R. de C., Oliveira, O. C. C., Garcia Neto, P. G., Brandão, R. A., Lima, R. R. de, & Azevedo, G. G. (2015). O perfil de sensibilização acerca do descarte e reutilização de resíduos sólidos na cidade universitária, Universidade Federal do Maranhão. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(1), 152–159. https://doi.org/10.5902/2236117015812

Número

Sección

ENVIRONMENTAL MANAGEMENT