PAINEL DE INDICADORES DE RESIDUOS PARA ATIVIDADES INDUSTRIAIS: BALANCED SCORECARD MANAGEMENT OF WASTE (BSMW)

Autores/as

  • Carlos Enrique de Medeiros Jerônimo UNP
  • Luciana Fentanes UNI-RN

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117013063

Palabras clave:

Resíduos Sólidos, BSMW, Gerenciamento e Indicadores.

Resumen

Este trabalho apresenta uma proposta de um painel de indicadores, para avaliação do desempenho do gerenciamento dos resíduos sólidos industriais, denominado de Balanced Scorecard Management of Waste (BSMW). Esse elemento foi elaborado com base em 17 indicadores, que aferem dados relativos a geração e coleta dos resíduos; gestão da estrutura física de suporte; tratamento e destinação final; gestão de custos e atendimento a cenários acidentais. Os resultados foram aferidos em uma organização de grande porte do segmento petroquímico, tendo-se ao final de um ano de monitoramento dos dados um resultado para o índice global da qualidade do gerenciamento, BSMW, igual a três. O que representa uma imaturidade na gestão do referido empreendimento, e uma aderência aos elementos da política da gestão ambiental da organização. O modelo desenvolvido foi considerado aceitável e configura-se como uma fonte para estudos comparativos entre diferentes filiais ou organizações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Enrique de Medeiros Jerônimo, UNP

Doutorado em Engenharia Quimica. Engenheiro de Processamento de Petroleo da Petrobras.

Luciana Fentanes, UNI-RN

Especialista em Gestao e Pericias Ambientais. Biologa.

Citas

AMARAL, S. P. Estabelecimento de indicadores e modelo de relatório de sustentabilidade ambiental, social e econômica: uma proposta para a indústria de petróleo brasileira. Tese de doutorado. Rio de Janeiro, 2003.

BORJA, P. C.; MORAES, L. R. S. Indicadores de saúde ambiental com enfoque para a área de saneamento. parte 1 – aspectos conceituais e metodológicos. Revista de engenharia sanitária e ambiental. Vol. 8 - Nº 1 - jan/mar 2003.

BRINGHENTI, J. et al. Aplicação de indicadores no planejamento e gestão de programas de coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos – estudo de caso. In: 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Joinvile,. Paraná. 2006.

FERREIRA, M. I. P. et al. Proposta de um sistema de indicadores ambientais e de sustentabilidade associados à cadeia produtiva de petróleo e gás. VI Congresso Nacional de excelência em gestão energia, inovação, tecnologia e complexidade para a gestão sustentável. Niterói, RJ, Brasil, agosto de 2010.

LUZ et al. Medição de desempenho ambiental baseada em método multicriterial de apoio à decisão: estudo de caso na indústria automotiva. GESTÃO & PRODUÇÃO, v.13, n.3, p.557-570, set.-dez. 2006.

MUNCK, L. et al. Ecoeficiência: uma análise das metodologias de mensuração e seus respectivos indicadores. Revista de Gestão Social e Ambiental - RGSA, São Paulo, v. 5, n. 3, p. 183-199, set./dez. 2011.

POLAZ, C. N. M.; TEIXEIRA, B. A. N. Indicadores de sustentabilidade para a gestão municipal de resíduos sólidos urbanos: um estudo para São Carlos (SP). Revista Eng. Sanit. Ambient. v.14 n.3. jul/set 2009. 411-420.

RAMOS, M. S. Indicadores de impactos da indústria do petróleo: estudo de caso da região polarizada pelo município de Macaé. Dissertação de Mestrado, PPEA. IF Fluminense. Macaé. 2009.

RIBEIRO, D. V. A política nacional de resíduos sólidos e o uso indiscriminado de resíduos sólidos pela sociedade brasileira. Conexão Academia. A Revista Científica sobre Resíduos Sólidos Setembro 2011 - Ano I - Volume 1.

SALGADO, V. G. Proposta de Indicadores de ecoeficiencia para o transporte de gás natural. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro, 2004.

SILVA, A. C. N. et al. Critérios adotados para seleção de indicadores de contaminação ambiental relacionados aos resíduos sólidos de serviços de saúde: uma proposta de avaliação Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 18(5):1401-1409, set-out, 2002.

SOARES, N. M. B. Gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos domiciliares no município de Fortaleza-CE. Fortaleza: 2004. 106f. Dissertação (Mestrado) em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Universidade Federal do Ceará.

SOUZA, J.F.; SARMENTO, R. Sistema de avaliação do desempenho ambiental de atividades petrolíferas. In: II Congresso Brasileiro de P&D em petróleo & gás. Rio de Janeiro. 2006.

Publicado

2014-08-31

Cómo citar

Jerônimo, C. E. de M., & Fentanes, L. (2014). PAINEL DE INDICADORES DE RESIDUOS PARA ATIVIDADES INDUSTRIAIS: BALANCED SCORECARD MANAGEMENT OF WASTE (BSMW). Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(2), 698–709. https://doi.org/10.5902/2236117013063

Número

Sección

ARTICLES