DINÂMICA ESPAÇO-TEMPORAL DO USO DE SOLO DA TERRA DA MICRORREGIÃO NA CAMPANHA CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL ENTRE OS ANOS DE 1992 E 2010

Autor/innen

  • Daiana Iris Soto Brites Universidade Federal de Santa Maria
  • Emanuel Araújo Silva UFSM
  • Laura Camila de Godoy Goergen UFSM
  • Matheus Mesquita da Costa Nunes UFSM
  • Rudiney Soares Pereira UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611708706

Schlagworte:

Dinâmica Espacial, Uso de Cobertura da Terra, Landsat 5, Monitoramento Ambiental.

Abstract

http://dx.doi.org/10.5902/223611708706

Este artigo tem como objetivo apresentar a evolução temporal ocorrida no uso do solo nos anos de 1992 e 2010 na microrregião da Campanha Central do Rio Grande do Sul, dando destaque para a transição das florestas. A partir de imagens do sensor TM da plataforma Landsat 5 e do aplicativo Spring, foi realizada a classificação das imagens, determinando as seguintes classes de uso do solo: solo exposto, água, uso agrícola, areia, mata nativa e plantação de florestas. Para a geração dos mapas temáticos foi utilizado a Análise LEGAL (Linguagem Espacial para Geoprocessamento Algébrico), ferramenta que possibilita análises espaciais através de álgebra de mapas. A partir da geração dos mapas temáticos foram calculadas as áreas em que ocorreu a expansão de florestas nativas (7,55% da área total) – áreas em que ocorreu a regeneração natural, tornando-se floresta em 2010. A área em que se manteve o uso de floresta nativa ao longo de 18 anos representa 2,83% da área total. O desmatamento, áreas que pertenciam a floresta nativa e foi revertido para outro uso, representa 1,23%.  O reflorestamento, representado pelas áreas que passaram a pertencer à classe floresta plantada, foi quantificado em 0,57% da área total da microrregião. As demais transições de uso (86,98% da área total) ocorreram entre as demais classes de uso do solo. O trabalho permitiu observar as mudanças ocorridas no uso do solo em um período de 18 anos, em que foi observado um aumento na área de florestas, tanto nativas como plantadas. Esse aumento está provavelmente associado ao investimento no setor florestal na região a partir de 2005, acompanhado do abandono de terras de difícil manejo e ao aumento do rigor da legislação.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Daiana Iris Soto Brites, Universidade Federal de Santa Maria

Aluna de graduação da Engenharia Florestal e bolsista FATEC no Laboratorio de Sensoriamento Remoto da UFSM.

Emanuel Araújo Silva, UFSM

Doutorando do Programa de pós-graduação da Engenharia Florestal (PPGEF) e participante em projetos de pesquisas no Laboratorio de Sensoriamento Remoto da UFSM.

Laura Camila de Godoy Goergen, UFSM

Mestranda do Programa de Pós-graduação da Engenharia Florestal (PPGEF) e participante em projetos de pesquisas no Laboratorio de Sensoriamento Remoto da UFSM.

Matheus Mesquita da Costa Nunes, UFSM

Aluno de graduação da Engenharia Florestal e bolsista FATEC no Laboratorio de Sensoriamento Remoto da UFSM.

Rudiney Soares Pereira, UFSM

Professor Titular do curso de Engenharia Florestal e Chafe do Departamento de Enganhria Rural. Coordenador do grupo de pesquisas no Laboratorio de Sensoriamento Remoto da UFSM.

Literaturhinweise

ALMEIDA, J. M. DE; SILVA, D. DE J. Estratégias para o incremento de competitividade do setor de celulose e papel Brasileiro para o próximo século. In: Congresso de Tecnologia de Fabricação da Pasta Celulósica,1,1998, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo, 1998. Disponível em: <http://www.celuloseonline.com.br/pagina/pagina.asp?iditem=1587>.Acesso em: 8 out. 2012.

ALVES, A. L. P.; BEZZI, M. L.; PETTINE, L. J. A organização espacial da microrregião geográfica da Campanha Central. Artigo de iniciação científica: Eventos CEPE/UNIFRA, 2012. Disponível em:<http://www.unifra.br/eventos/sepe2012/Trabalhos/5970.pdf>.Acesso em: 26 set. 2012.

GABOARDI, C. Utilização da imagem de coerência SAR para classificação do uso da terra: Floresta Nacional do Tapajós. São José dos Campos: INPE. Dissertação de Mestrado, 2003.

GRIGIO. .A. M. Aplicação de Sensoriamento Remoto e Sistema de Informação Geográfica na determinação da vulnerabilidade natural e ambiental no Município de Guamaré (RN): Simulação de Risco às Atividades da Indústria Petrolífera. Natal. Dissertação (Mestrado em Geodinâmica e Geofísica) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, p. 223. 2003.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 28 out. 2012.

INPE -Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Divisão de Geração de Imagens –DGI. Disponível

em: <http://www.dgi.inpe.br/CDSR/>. Acesso em 10 set.2012.

LANDIS, J.; KOCH, G. G. The measurements of agreement for categorical data. Biometrics, Washington, v. 33, n. 3, p. 159-179, 1977.

MALUF.T. R. J. Nova classificação climática no estado do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v. 8, n. 1, p. 150, 2000.

MARCHIORI, J. N. C. Vegetação e Areais no Sudoeste Rio-grandense. Revista Ciência & Ambiente. Santa Maria: Editora da Universidade Federal de Santa Maria, n. 11, p. 81-92, jul./dez. 1995.

PREVIDELLI, I.T.S. Estimadores de máxima verossimilhança corrigidos para modelos superdispersados não lineares. São Carlos: Universidade Federal de Santa Catarina. Tese de Doutorado em Economia, p-000. 2004.

RAMBO, B PE. A Fisionomia do Rio Grande do Sul: ensaio de monografia natural. Porto Alegre: Edição da Livraria Selbach, 1956.

RODRIGUES, A. O latifúndio no Rio Grande do Sul: velhas formas na funcionalidade de novos atores econômicos na Microrregião Geográfica da Campanha Central. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Maria, 2006.

SACCOL, P. T. ; NASCIMENTO, T. F. ; BEZZI, M. L.; et al. RS: uma proposta de regionalização considerando os aspectos geoeconômicos. Relatório Técnico. (PROADE 2/FAPERGS). Universidade Federal de Santa Maria, 2006. (Inédito).

Veröffentlicht

2013-08-30

Zitationsvorschlag

Brites, D. I. S., Silva, E. A., Goergen, L. C. de G., Nunes, M. M. da C., & Pereira, R. S. (2013). DINÂMICA ESPAÇO-TEMPORAL DO USO DE SOLO DA TERRA DA MICRORREGIÃO NA CAMPANHA CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL ENTRE OS ANOS DE 1992 E 2010. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 13(13), 2701–2709. https://doi.org/10.5902/223611708706

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in