PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

Autor/innen

  • Larissa Azambuja Alcântara Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611704199

Schlagworte:

Água, Educação Ambiental, Vacacaí-Mirim.

Abstract

http://dx.doi.org/10.5902/223611704199

A falta de sensibilização e conscientização da população e, muitas vezes, dos governantes quanto à preservação dos recursos hídricos tem proporcionado constantes debates sobre as questões do uso racional deste recurso. O enfraquecimento da visão global conduz a diminuição da responsabilidade da sociedade, onde cada cidadão se torna responsável apenas por suas ações, desfazendo-se seus vínculos com a humanidade e, consequentemente despreocupando-se com o bem estar de todos. Para minimizar os danos ambientais há o surgimento de conceitos, práticas e técnicas, que podem proporcionar um convívio equilibrado entre a sociedade e o meio ambiente. Este trabalho visa apresentar conceitos sobre a gestão de águas em comitês de bacia relacionada com práticas de Educação Ambiental. A gestão dos recursos hídricos tem como intuito ajustar as atividades humanas para que não haja a degradação do ecossistema, buscando preservá-lo, por meio de ações conjuntas entre a sociedade e o poder público. No Estado do Rio Grande do Sul foi criada uma proposta de Rede de Educação Ambiental da Bacia do Vacacaí-Mirim, quem tem como base, a comunicação e a educação ambiental. O projeto busca a conscientização e a sensibilização da sociedade, dos governantes e, também dos setores industriais de produção. A participação da comunidade é imprescindível nas práticas da Educação Ambiental. Faz-se necessário expor diferentes valores, percepções e hábitos, para que a comunidade compreenda de forma clara a importância das práticas de educação. Metodologicamente, o projeto da Rede de Educação Ambiental parte da exposição de temas atuais e de interesse comunitário, com enfoque na conscientização dos recursos naturais. Estas informações foram coletadas em escolas que se encontram situadas na Bacia do Vacacaí-Mirim, na cidade de Santa Maria-RS. Dentre as ações propostas podem ser mencionadas campanhas voltadas para o setor industrial, por meio da implementação de medidas para controle de poluição, rede de monitoramento da qualidade da água, contando com o apoio das prefeituras e órgãos estaduais. Também, a promoção de cursos de capacitação em Educação Ambiental para professores; campanhas para a preservação e restauração de ecossistemas, abordando o gerenciamento das águas, o que possibilita uma melhor compreensão do aluno quanto às questões ambientais. Deste modo, com a realização deste projeto, Rede de Educação Ambiental da Bacia do Vacacaí-Mirim, percebe-se uma maior discussão e exposição sobre pontos fundamentais sobre a conscientização do meio ambiente, isto ocorre por meio da inserção de políticas ambientais no meio escolar. As atividades apresentadas ainda são propostas em andamento, atuando no meio escolar e comunitário. E podem ser consideradas como um somatório de ideias que apontam para a conscientização e a sensibilização da sociedade para com as questões ambientais.

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Autor/innen-Biografie

Larissa Azambuja Alcântara, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestranda em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria

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Veröffentlicht

2012-01-23

Zitationsvorschlag

Alcântara, L. A. (2012). PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 5(5), 741–748. https://doi.org/10.5902/223611704199

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