EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O DESPERTAR PARA A CIDADANIA

Autor/innen

  • Gelsa Guarienti Rorato Universidade Federal de Santa Maria
  • Thaís Scotti do Canto-Dorow Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniele Guarienti Rorato Universidade Federal de Santa Maria
  • Jumaida Maria Rosito Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117013347

Schlagworte:

Mata Ciliar, Recuperação de Áreas Degradadas, Conscientização.

Abstract

O trabalho teve como objetivo estimular a participação dos alunos em atividades de educação ambiental, despertando o interesse pelas espécies florestais nativas e sua utilização para recuperação das matas ciliares dos arroios e nascentes, no município de São João do Polêsine, RS, Brasil. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 4° e 5° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental La Salle, sendo realizados encontros que abordaram temas como estudo das árvores nativas, conceitos de diversidade florestal, meio ambiente e áreas de preservação, plantio de espécies florestais nativas, trilha ecológica, passeio às margens do Rio Soturno, entre outras atividades. Evidenciou-se uma grande mudança comportamental em relação à preservação do meio ambiente demonstrado através do comprometimento com ações e atitudes preservacionistas, bem como o desejo de transmitir à comunidade os conceitos e conhecimentos adquiridos. Cabe ressaltar ainda, a motivação dos alunos durante a realização desse trabalho, evidenciada pelo interesse e participação nas atividades e pelo entendimento dos conceitos trabalhados. Desse modo, percebeu-se que por meio da educação ambiental, pode-se ampliar o compromisso com a preservação da diversidade florestal, mediante o conhecimento das espécies nativas que formam as florestas existentes na localidade, bem como seu possível uso na recuperação de matas ciliares.

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Autor/innen-Biografien

Gelsa Guarienti Rorato, Universidade Federal de Santa Maria

Tecnóloga em Agricultura Familiar e Sustentabilidade e Especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria

Thaís Scotti do Canto-Dorow, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente, é professor aposentado, mas voluntário da Universidade Federal de Santa Maria.

Daniele Guarienti Rorato, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheira Florestal, formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Engenharia Florestal e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, área de concentração em Silvicultura, UFSM.

Jumaida Maria Rosito, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria.

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Veröffentlicht

2014-08-31

Zitationsvorschlag

Rorato, G. G., Canto-Dorow, T. S. do, Rorato, D. G., & Rosito, J. M. (2014). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O DESPERTAR PARA A CIDADANIA. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(2), 745–752. https://doi.org/10.5902/2236117013347

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