Use of concrete block waste as aggregate in structural concrete block

Ana Paula Favretto Bussolaro, Elaise Gabriel, Gabriela Meller, Ursula Maira Maciel Rigon, Marlon Leão

Abstract


A construção civil gera uma grande quantidade de resíduos e, consequentemente, enfrenta problemas no destino final desses materiais. Entre os materiais mais comuns, podemos destacar o concreto como o segundo maior gerador de resíduos, sendo, portanto, um problema para a sociedade. Nesse contexto, esta pesquisa analisou o uso de resíduos de blocos de concreto como agregados no bloco estrutural do edifício. Para isso, foram moldados blocos estruturais de concreto com diferentes conteúdos de resíduos reciclados e posteriormente submetidos a testes de resistência à compressão, absorção de água e análise dimensional. Os resultados mostraram que a adição de resíduos reciclados causou um aumento na absorção de água e uma redução na resistência à compressão, pois o agregado convencional foi substituído pelo agregado reciclado. Concluiu-se que os resíduos de concreto podem ser aplicados como um agregado de bloco de concreto estrutural, desde que respeite certos limites do teor de resíduos. A aplicação da técnica pode consumir todo o resíduo proveniente da fabricação de blocos de concreto estruturais.

Keywords


Recycling; Reuse; Residue grinder; Compressive strength

Full Text:

HTML

References


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 12655. Concreto – preparo, controle e recebimento. Rio de Janeiro. 1996. 3p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6136: Blocos vasados de concreto simples para alvenaria – Requisitos. Rio de Janeiro. 2006. 9p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 12118: Blocos vazados de concreto simples para alvenaria — Métodos de ensaio. Rio de Janeiro. 2014.

BERENGUER, D. S. Técnica de execução de alvenaria estrutural. 2010. 17p. Universidade Católica do Salvador.

CAMACHO, J. S. Projeto de edifícios de alvenaria estrutural. 2006. 48p. Universidade Estadual Paulista“Júlio de Mesquita Filho”. NEPAE (Núcleo de ensino e pesquisa da alvenaria estrutural), Ilha Solteira.

CÂNDIDO, E. da. Viabilidade técnica da implantação de uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil em Sinop-MT. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso – Engenharia Civil. Universidade do Estado de Mato Grosso. Sinop, 2012.

DALPINO, C. E. R. Utilização de resíduos da construção civil para a produção de concreto. 2008. 57p. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Engenharia Civil). Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.

MEDEIROS, J. S. A alvenaria estrutural não armada de bloco de concreto: Produção de Componentes e Parâmetros de Projeto. 1993. 8p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Construção Civil). Escola Politécnica/USP. São Paulo. São Paulo.

MEHTA, P. K.; MONTEIRO P,. J. M. Concrete - Microstructure, properties and materials. 3rd ed. 2006 University of California at Berkeley. 659p.

MORAES, M. Dosagem de concreto. Goiás: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2012. 13 slides: Slides gerados a partir do software PowerPoint.

OLIVEIRA, M. J. E.; ASSIS, C. S.; MATTOS, J. T. Recycled Aggregate Standardization In Brazil. 2004. 10p. Universidade Estadual Paulista, UNESP.

OLIVEIRA, I.; ARAÚJO J. Apostila Maco I - Agregados e Aglomerantes. Apostila para a disciplina de Materiais de Construção I. 2013. 27p. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.

PIRES SOBRINHO, C. W. A; ARAÚJO, G.P.; MARQUES, L. LIMA, M.T.A de; SOUZA, R.V.R DE; Bloco de concreto: característica do processo de produção na região metropolitana do Recife. In: ENCONTRO NACIONAL DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, n. XXVIII, 2008, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: ENEGEP.

SOUSA, J. G. G. Contribuição ao estudo da relação entre propriedades e proporcionamento de blocos de concreto – aplicação ao uso de entulho como agregado reciclado. 2001. 120p. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil). Universidade de Brasília, Brasília.

SOUZA, C. A. Utilização de resíduo de concreto como agregado miúdo para argamassa de concreto estruturais convencionais. 2006. 101p. Dissertação (Pós Graduação em Construção Civil). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

ZORDAN, S. E.; PAULON, V. A. A utilização do entulho como agregado para o concreto. 10p. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, n VII, 1998, Florianópolis. ARTIGO TÉCNICO; 1998, Florianópolis, Santa Catarina.




DOI: https://doi.org/10.5902/2236117034137

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

DEAR AUTHORS,

PLEASE, CHECK CAREFULLY BEFORE YOUR SUBMISSION:

- IF ALL AUTHORS "METADATA" (ORCID, LINK TO LATTES, SHORT BIOGRAPHY, AFFILIATION) WERE ADDED,

- THE CORRECT IDIOM YOUR SECTION,

- IF THE HIGHLIGHTS WERE ADDED,

- IF THE GRAPHIC ABSTRACTS WAS ADDED,

- IF THE REVIEWERS INDICATION WAS DONE,

- IF THE REFERENCES FORMAT ARE CORRECT(ABNT)

- IF THE RESOLUTION YOUR FIGURES (600 DPI) ARE SUITABLE

*******************************

PREZADOS AUTORES,

POR FAVOR, VERIFIQUE ATENTAMENTE ANTES DA SUBMISSÃO: 
- SE OS METADADOS (ORCID, LINK PRO LATTES, CURTA BIOGRAFIA E AFILIAÇÃO) DE "TODOS" OS AUTORES FORAM ADICIONADOS, 
- IDIOMA, 
- SE OS HIGHLIHTS FORAM ADICIONADOS, 
- SE O GRAPHICAL ABSTRACT FOI ADICIONADO, 
- SE A INDICAÇÃO DOS REVISORES FOI FEITA, 
- SE O FORMATO DAS REFERÊNCIAS ESTÁ ADEQUADO (ABNT) 
- SE A RESOLUÇÃO SUAS FIGURAS (600 DPI) ESTÁ ADEQUADA.

 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

 

**************************************************

WE ARE ON FACEBOOK! (You are our guest!)

 

Digital Object Identifier (DOI): 10.5902/22361170

Contact: reget.ufsm@gmail.com

...................................................................................


Accesses since 19/06/2012

...................................................................................

Sponsors: