TRÂNSITOS E CONEXÕES ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA AMBIENTAL

Authors

  • Maria Eduarda do Nascimento Vaz Moniz dos Santos Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - UL

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611703298

Abstract

http://dx.doi.org/10.5902/223611703298

A educação ambiental (EA) é uma educação chamada a intervir na construção da cidadania ambiental, estimulando os cidadãos a conscientizar o significado e o alcance da intervenção humana na Terra. O seu contributo para novas formas de cidadania de cariz ambiental não se pode limitar a tratar questões de conhecimento mas não as pode ignorar. Partindo do pressuposto de que construir cidadania ambiental através de diferentes saberes, mais do que acumular saberes, requer ser capaz de os utilizar e de os reinvestir, e tendo por base uma pesquisa que se tem vindo a desenvolver ao longo de décadas, são objectivos deste trabalho: (a) reavaliar as bases político-epistemológicas da área de EA; b) patentear a força da cultura científica na construção da cidadania ambiental; (c) questionar o valor e o papel da reconfiguração da matriz social e tecnológica da ciência – uma matriz, eticamente ambivalente que constrói e destrói o mundo; (c) estimular, através de um caso ilustrativo – um livro de literatura juvenil – como a complementaridade entre recursos formais e não formais pode fazer da EA um lugar de eleição para interligar os vários aspectos do saber e as várias etapas de amadurecimento intelectual e afectivo.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMASI, F. The nature of sociocognitive conflicts in peer-led and teacher-led discussions of literature. Reading Research Quartely, v. 30, n.3, 1995.

AMARILLA, M. Alice que não foi ao país das maravilhas. Petrópolis: Vozes, 2006.

BACHELARD, G. La formation de l’esprit scientifique (13ª ed.). Paris: PUF, 1986.

CASTELLS, M. A era da informação (vol. II) – O poder da identidade (A. Lemos e R. Espanha, trads). Lisboa: Gulbenkian, 2003.

HINES, J. & HUNGERFORD, H. Environmental educational research related to environmental action skills. In Monographs in Environmental Education and Environmental Studies. Ohio: State University, 1984.

LEFT, E. Aventuras da epistemologia ambiental. Rio de Janeiro: Garamond, 2004

LÓPEZ-CEREZO, J. Aprender participando: Nuevas realidades sociales y nuevos retos de la educación CTS. In III Seminário Ibérico CTS. Anais. Aveiro, 2004.

ISER, W. The aesthetic and the imaginary. In D. Carrol (Ed.) The states of theory. Stanford: University Press,1994.

NOVO, M. La educación ambiental. Madrid: Editorial Universitas, S.A, 1998.

PERRENOUD, Ph. A escola e a aprendizagem da democracia. Porto: ASA, 2002.

SANTOS, B. A crítica da razão indolente. Porto: Afrontamento, 2000.

SANTOS, M-E. Área escola/Escola. Desafios interdisciplinares. Lisboa: Livros Horizonte, 1994.

SANTOS, M-E. Mudança conceptual na sala de aula. Um desafio pedagógico epistemologicamente fundamentado (2ª Ed.). Lisboa: Livros Horizonte, 1998.

SANTOS, M-E. Desafios pedagógicos para o século XXI. Suas raízes em fontes de mudança de natureza científica, tecnológica e social. Lisboa: Horizonte, 1999.

SANTOS, M-E. A cidadania na “voz” dos manuais escolares. O que temos? O que queremos? Lisboa: Livros Horizonte, 2001.

SANTOS, M-E. Educação pela ciência e educação sobre ciência nos manuais escolares. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, p. 76-89, 2004.

SANTOS, M-E. Que Educação? Para que Cidadania? Em que Escola? (Tomo I – Que educação?). Lisboa: Santos-Edu, 2005a.

SANTOS, M-E. Que Educação? Para que Cidadania? Em que Escola? (Tomo II – Que cidadania?). Lisboa: SantosEdu, 2005b.

SANTOS, M-E. As diferentes correntes epistemológicas e suas implicações para a pesquisa em educação ambiental. Pesquisa em Educação ambiental, Ribeirão Preto, v. 2, n 1, p. 67-98, 2005c.

SANTOS, M-E. Cidadania, Conhecimento, Ciência e Educação CTS. Rumo a “novas” dimensões epistemológicas. Revista Iberoamericana de Ciência, Tecnologia y Sociedad – CTS, Buenos Aires, 9 v. 2, n. 6, p. 137-157, 2005d.

SANTOS, M-E. Cidadania e educação cidadã. Educação: Temas e Problemas, Évora, v. 2, n. 3, p. 169-192, 2007.

SANTOS, M-E. Ciência como cultura. Paradigmas e implicações epistemológicas na educação científica escolar. Química Nova, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 530-537, 2009a. http://quimicanova.sbq.org.br/qn/qnol/2009/vol32n2/42-ED08444.pdf.

SANTOS, M-E. Popularizar a ciência e construir cidadania. Reflexões centradas numa narrativa juvenil. Ensenanza de las Ciencias. Revista de investigación y experiencias didácticas. Nº extra ampliado e corrigido, p. 1785- 1788, 2009b.

SANTOS, M-E. Reposicionar o ser através do saber. Reflexões à volta de uma narrativa juvenil de popularização da ciência. In X Congresso da SPCE. Bragança, Anais, 2009c.

SANTOS, M-E. & FREITAS, D. Ami Fron Pat. Histórias para não adormecer. Lisboa: Livros Horizonte, 2008.

Published

2011-07-10

How to Cite

Santos, M. E. do N. V. M. dos. (2011). TRÂNSITOS E CONEXÕES ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA AMBIENTAL. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 3(3), 335–344. https://doi.org/10.5902/223611703298