HIDROCIDADES: AÇÕES INTEGRADAS DE CIDADANIA, INCLUSÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM VISTA À CONSERVAÇÃO DA ÁGUA EMJACAREPAGUÁ, RIO DE JANEIRO, BRASIL

Authors

  • Daiane Antônio dos Santos Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Larissa Barbosa Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Vagner Viana Silva Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Juliana Arruda Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611703292

Keywords:

Desenvolvimento Sustentável, Comunidades de Interesse Social, Conhecimentos Locais.

Abstract

http://dx.doi.org/10.5902/223611703292

O crescimento da população urbana em detrimento da população rural caracteriza-se pela migração de famílias oriundas de zonas rurais e que sofreram um processo de erosão de seus saberes e costumes alimentares. No entanto, as cidades, seus sistemas econômicos e o poder público não têm conseguido, de forma eficaz, torná-las economicamente ativas, desprovendo-as das condições apropriadas para satisfazer as necessidades sócio-econômicas e culturais, fazendo com que ocupem espaços periféricos urbanos, geralmente frágeis do ponto de vista fundiário e ambiental, resultando no inchaço das cidades com falta de infra-estrutura para garantir as necessidades básicas do cidadão reconhecidas na Constituição. A problemática ambiental é uma das principais preocupações da sociedade moderna, desencadeando, assim, diversas iniciativas no sentido de reverter à situação atual de conseqüências danosas ao ambiente. O Projeto Hidrocidades - qualidade de vida e recursos hídricos: gestão integrada dos recursos hídricos e planejamento urbano da região da Baixada de Jacarepaguá atua na cidade do Rio de Janeiro – Brasil, e visa à conservação da água nos meios urbanos e periurbanos, incluindo ações integradas de cidadania e inclusão social no contexto do desenvolvimento sustentável, fomentado através da práxis de educação ambiental. As ações foram desenvolvidas na Escola Municipal Professor Teófilo Moreira da Costa, localizada na região, e propiciam de forma lúdica à reflexão da realidade local quanto ao uso e reuso da água e as condições necessárias para seu consumo consciente e o incentivo ao resgate dos conhecimentos locais com vistas à melhoria das condições sócioeconômicas e de qualidade de vida.

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Published

2011-07-10

How to Cite

Santos, D. A. dos, Barbosa, L., Silva, V. V., & Arruda, J. (2011). HIDROCIDADES: AÇÕES INTEGRADAS DE CIDADANIA, INCLUSÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM VISTA À CONSERVAÇÃO DA ÁGUA EMJACAREPAGUÁ, RIO DE JANEIRO, BRASIL. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 3(3), 283–291. https://doi.org/10.5902/223611703292