Integração multidisciplinar discente e docente ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Santa Cruz do Sul: vivências e contribuições à formação continuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133872048

Palavras-chave:

Comitês de ética em pesquisa, ensino, comunicação interdisciplinar, pesquisa

Resumo

A partir da atuação conjunta de seres humanos em prol de objetivos em comum, emergem situações de potência ao aprendizado e, nesse viés, discente e docentes que atuam num mesmo colegiado juntos a um Comitê de Ética em Pesquisa - CEP - constroem pontes que estimulam a multidisciplinaridade e horizontes da ética na pesquisa. Como objetivo: potencializar reflexões a partir da integração multidisciplinar discente e docente a um CEP, considerando vivências e contribuições para formação continuada. A partir desse contexto puderam ser notados duas vertentes aos nortes do estudo, os quais evidenciam-se fragilidades pela alta rotatividade de integrantes e baixo conhecimento por parte da comunidade científica acerca dos reais trabalhos do CEP, quais sejam: educativo; consultivo e deliberativo. Por sua vez, os pontos potenciais quanto a participação se articulam acerca da atinência e formação crítica sob os vieses de pesquisa no que tangem a ética e as compreensões singulares e multidisciplinares sob um foco central. Desse modo, compreende-se que, a partir de uma atuação conjunta, modelos ampliados e formativos se alicerçam e permitem que se comuniquem com as necessidades singulares, multidisciplinares e plurais de cada pesquisa e seres humanos, sensíveis aos olhares dos pareceristas.

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Publicado

13-12-2022

Como Citar

Mocelin, G., Morsch, L. M., Laufer, J., & Nunes, R. (2022). Integração multidisciplinar discente e docente ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Santa Cruz do Sul: vivências e contribuições à formação continuada. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(n. especial), e72048, p. 1–7. https://doi.org/10.5902/2318133872048