Avaliação institucional integrada na educação superior comunitária: a experiência do Paiung
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133829220Resumo
Este artigo tem por objetivo explicitar a história do Paiung - Programa de Avaliação Institucional das Universidades do Comung - Consórcio das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul. Constitui-se de um resgate histórico de todas as ações de avaliação institucional integrada, desenvolvidas pelo conjunto das instituições comunitárias de educação superior, ao longo de mais de quinze anos. Além disso, evidencia o pioneirismo dessas instituições no reconhecimento do papel dos processos de auto-avaliação para a qualificação da educação superior.
Palavras-chave: universidade comunitária; avaliação; qualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.