Coordenador pedagógico: revisão empírica dos resumos de teses e dissertações produzidas no Brasil de 1988 a 2012
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133826873Resumo
Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma revisão empírica a respeito do coordenador pedagógico e a importância do estudo sobre este profissional tendo em vista sua relevância para estudos sobre gestão. Os dados foram coletados na base de dados da Capes no período de 1988 a 2012. Nota-se que houve um significativo crescimento de pesquisas no período entre 2006 e 2008. As pesquisas concentram-se, principalmente, em São Paulo com o maior número de trabalhos. As categorias encontradas foram: histórico da função coordenador pedagógico; identidade, função, constituição da função coordenador pedagógico; formação inicial e continuada do coordenador pedagógico; atuação do coordenador pedagógico na escola; relações entre o coordenador pedagógico e os demais profissionais da escola; opinião ou visão do coordenador pedagógico sobre diferentes situações do cotidiano escolar. Consideramos que as pesquisas a respeito do coordenador pedagógico são relevantes para a compreensão de seu papel e de todas as formas de atuação no espaço escolar.
Palavras-chave: coordenador pedagógico, revisão empírica, teses e dissertações.
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