Ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul (2011-2014): fatores que interferem na ressignificação da política, no contexto da prática, em escolas de Farroupilha/RS

Autores

  • Suelen Marchetto Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Berenice Corsetti Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133820320

Resumo

Este texto se vincula com pesquisa que está em desenvolvimento no curso de Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. O tema da investigação é a implementação do ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul entre os anos 2011 e 2014. A partir da pesquisa pretende-se identificar os fatores que conduzem, no contexto da prática, as resistências e ressignificações dadas à política educacional do ensino médio politécnico. O campo empírico escolhido para a realização da investigação são duas escolas de ensino médio da cidade de Farroupilha/RS, que apresentam realidades sociais e econômicas diferentes. O projeto de investigação está em andamento, na fase de análise do material coletado no campo empírico.

Palavras-chave: política educacional, materialismo histórico-dialético, ciclo de políticas, ensino médio politécnico.

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Biografia do Autor

Suelen Marchetto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Professora Colégio Estadual Farroupilha (Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul) e professora de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Mutirão de Farroupilha. Mestranda em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014-2016). Bolsista Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

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Publicado

03-11-2015

Como Citar

Marchetto, S., & Corsetti, B. (2015). Ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul (2011-2014): fatores que interferem na ressignificação da política, no contexto da prática, em escolas de Farroupilha/RS. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 5(9), 41–52. https://doi.org/10.5902/2318133820320

Edição

Seção

Artigos