The role of the pedagogical coordinator in the school context and its contributions to teacher practice

Authors

  • Eliene Farias Silva

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133836808

Abstract

This research discusses the role of the pedagogical coordinator in the school context and in what way this professional contributes to the teachers' practice. In the methodology, a bibliographical survey was used, and a theoretical discussion of qualitative character was carried out through the exploration and comparison of the theories of researchers dedicated to the study about school management, especially pedagogical coordination. It was concluded in this study that the primary function of the pedagogical coordinator is to help teachers in their didactics, promoting a reflection on their practice. In addition, this education professional should provide teachers with opportunities for ongoing training so that they can build mutual learning and address the challenges presented in the school context.

Key-words: pedagogical coordinator; school; teaching practice.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Eliene Farias Silva

Especialista em Gestão escolar, Orientação e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa-FERA (2018). Graduada em Letras, habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL (2017). No presente, é aluna do Curso de Linguagem, na área de concentração em Estudos Literários pelo Programa Institucional de Cursos de Pós-graduação - Lato - Sensu - UNEAL ESPECIALIZA da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL (2018-2019). Interessa-se pelas seguintes áreas temáticas: Teoria da Literatura, especialmente pelos gêneros elegíaco e trágico; Retórica, Literatura Brasileira e Literatura Alagoana. Possui experiência na área de Literatura brasileira, especificamente na estética romântica e na área de Literatura Alagoana, com ênfase nas narrativas de autores alagoanos. 

 

References

BARROS, Séfora; EUGÊNIO, Benedito G. O coordenador pedagógico na escola: formação, trabalho, dilemas. Educação, Gestão e Sociedade revista da Faculdade Eça de Queirós, v. 4, 2014, p. 1-15.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio século XXI: o minidicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

FARIAS, Susanne Messias de; FARIAS, Carla Emanuele Messias de; SILVA, Chysomara Rowsy Tenório da; MAGALHAES, Elizângela Aureliano de. O papel do coordenador pedagógico no contexto da educação ambiental e suas contribuições para facilitar o trabalho na escola. ENCONTRO REGIONAL DE AGROECOLOGIA DO NORDESTE, 1, 2017. Maceió: Ufal, 2017. Disponível em <http://www.seer.ufal.br/index.php/era/article/view/3830/2916>. Acesso em 20 nov. 2018.

GOMES, Rita de Cássia. O papel do coordenador pedagógico na escola: uma análise das ações e práticas. 2016, 40f. Monografia (especialização em coordenação pedagógica). São Luís: UFMA 2016. Disponível em <https://monografias.ufma.br/jspui/handle/123456789/1916>. Acesso em 9 nov. 2018.

LEITE, Luciana Rodrigues de Freitas; MIRANDA, Rakel Sales; VERAS, kleyane Morais. Coordenador pedagógico na escola: influências da formação na prática profissional. Revista Ibero-Americana de de Educación, v. 73, n. 1, 2017, p. 29-49.

BRASIL. Lei n. 9.394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 23 nov. 2018.

MONTEIRO, Elisabete. Coordenador pedagógico: função, rotina e prática. Palmeiras: Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, 2012.

OLIVEIRA, Valdelici de. O papel do coordenador pedagógico na ordenação política da escola. Cuiabá: UFMT, 2010, 153f. Dissertação (mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso. Instituto de Educação. Disponível em <http://livros01.livrosgratis.com.br/cp130506.pdf>. Acesso em 15 ago. 2018.

OLIVEIRA, Rejane Glória. O papel do coordenador pedagógico na mediação das novas tecnologias na prática pedagógica. Presidente Dutra: UFMA, 2016, 47f. Monografia (especialização em Coordenação pedagógica). Universidade Federal do Maranhão. Disponível em <https://monografias.ufma.br/jspui/handle/123456789/1915>. Acesso em 20 nov. 2018.

OLIVEIRA, Juscilene da Silva; GUIMARÃES, Márcia Campos Moraes. O papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar. Revista Científica do Centro de Ensino Superior Almeida Rodrigues, v. 1, n. 1, 2013, p. 95-103. Disponível em <http://www.faculdadefar.edu.br/revista/detalhe/id/1>. Acesso em 24 nov. 2018.

PINTO, Carlos Augusto Ribeiro. Patrimônio histórico, identidade cultural e turismo: o barroco mineiro. Brasília: UNB, 2006, 57f. Monografia (especialização em Formação de Professores e Pesquisadores em Turismo e Hospitalidade). Universidade de Brasília.

RIBEIRO, Raimunda Maria da Cunha. O coordenador pedagógico na escola pública: dilemas, contradições e desafios de um profissional iniciante. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 2, 2016, p. 59-78. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/issue/view/328>. Acesso em: 26 nov. 2018.

SILVA, Ana Kátia da Costa. A formação continuada na coordenação pedagógica: a reflexão dos professores de uma escola da rede pública inseridos no âmbito do curso do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: UNB, 2015, 47f. Monografia (especialização em coordenação pedagógica). Universidade de Brasília.

SILVA, Lenine Ferreira de. Professores alfabetizadores e coordenação pedagógica: um olhar diferente? Disponível em <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19117_9038.pdf>. Acesso em 9 ago. 2018.

TEIXEIRA, Miriam Santana; AMORIM, Antonio; LOPES, Mariana Moraes; SOUZA, Amilton Alvez de. O coordenador pedagógico como articulador da formação de professores e de sua identidade profissional. Acta Scientiarum Educacion, v. 40, n. 3, 2018, p. 1-13.

Published

2019-05-06

How to Cite

Silva, E. F. (2019). The role of the pedagogical coordinator in the school context and its contributions to teacher practice. Regae: Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 1–10. https://doi.org/10.5902/2318133836808