A gestão da qualidade do ensino no marco de um sistema de formação inicial docente: estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133829258Abstract
A investigação teve corno objetivo descrever e reconhecer, a partir da perspectiva dos atores, a natureza particular da gestão da educação na Escola de Educação em História e Geografia da Universidade Autônoma do Chile, nas suas relações com as demandas decorrentes do contexto situacional e definições internas articuladas no Projeto Institucional de Educação. A orientação básica deste estudo se insere no campo da Teoria da Organização Educacional, caracterizado pela sua grande amplitude e natureza multidisciplinar. Mais especificamente, está pesquisa é baseada em aportes provenientes sobretudo da atual abordagem para a qualidade. O trabalho baseia-se nos fundamentos teóricos que estão sob a área temática acima e novas perspectivas associadas à formação inicial de professores (FIP). Neste contexto, a FIP é baseada em uma estrutura organizacional que tem como base os seguintes níveis de análise: individual, grupai e organizacional, elementos-chave para interpretar corretamente e melhorar a especificidade da dinâmica micro-organizativa que é desenvolvida no contexto da formação.
Palavras-chave: qualidade do ensino, formação inicial docente, organização escolar.
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