A gestão da qualidade do ensino no marco de um sistema de formação inicial docente: estudo de caso

Authors

  • Pedro Enrique Rosales Villarroel Universidade Autônoma do Chile em Talca, Região do Maule, Chile.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133829258

Abstract

A investigação teve corno objetivo descrever e reconhecer, a partir da perspectiva dos atores, a natureza particular da gestão da educação na Escola de Educação em História e Geografia da Universidade Autônoma do Chile, nas suas relações com as demandas decorrentes do contexto situacional e definições internas articuladas no Projeto Institucional de Educação. A orientação básica deste estudo se insere no campo da Teoria da Organização Educacional, caracterizado pela sua grande amplitude e natureza multidisciplinar. Mais especificamente, está pesquisa é baseada em aportes provenientes sobretudo da atual abordagem para a qualidade. O trabalho baseia-se nos fundamentos teóricos que estão sob a área temática acima e novas perspectivas associadas à formação inicial de professores (FIP). Neste contexto, a FIP é baseada em uma estrutura organizacional que tem como base os seguintes níveis de análise: individual, grupai e organizacional, elementos-chave para interpretar corretamente e melhorar a especificidade da dinâmica micro-organizativa que é desenvolvida no contexto da formação.

Palavras-chave: qualidade do ensino, formação inicial docente, organização escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Pedro Enrique Rosales Villarroel, Universidade Autônoma do Chile em Talca, Região do Maule, Chile.

Doutor em Ciências da Educação, Diretor da Escola de Educação da Universidade Autônoma do Chile em Talca, Região do Maule, Chile.

Published

2017-09-26

How to Cite

Villarroel, P. E. R. (2017). A gestão da qualidade do ensino no marco de um sistema de formação inicial docente: estudo de caso. Regae: Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 191–202. https://doi.org/10.5902/2318133829258

Issue

Section

Artigos