Programa de ações afirmativas na UFSM: o ensino superior público sob o olhar de seus gestores

Autores

  • Cláudia Regina Costa Pacheco UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.5902/21762171989

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre ações afirmativas na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Questionou-se: em que medida a implantação de um programa de ações afirmativas na UFSM pode contribuir para os processos de democratização no ensino superior? O objetivo deste estudo é compreender o processo de implantação do Programa de Ações Afirmativas e as contribuições que este programa pode trazer para uma democratização do ensino superior. Buscou-se apreender como aconteceu o processo de implantação, acesso e permanência nos cursos da UFSM. A universidade, configurando-se num espaço de construção de identidades, também precisa desempenhar o papel de mediadora no processo de construção de cidadania. A participação conjunta de professores, gestores, alunos e comunidade em geral enriquece o planejamento e possibilita uma melhor atuação frente à diversidade escolar.

Palavras-chave: ações afirmativas, ensino superior, gestão educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Regina Costa Pacheco, UFPEL

Doutoranda em Educação – PPGE/UFPel; Profª Ms. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/IFRS.

Referências

BITTAR, Mariluce; OLIVEIRA, João Ferreira de; MOROSINI, Marília (org.). Educação superior no Brasil - 10 anos pós-LDB. Brasília: Inep, 2008.

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO ANTEPROJETO DA LEI DO ENSINO SUPERIOR, Brasília, 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 1º jul., 2007.

GARCIA, Renísia Cristina. Identidade fragmentada: um estudo sobre a história do negro na educação brasileira: 1993-2005. Brasília: Inep, 2007.

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - Lei 9394/96.

MANUAL DO CANDIDATO - VESTIBULAR/ 2008 - UFSM. Disponível em: <http://www.scribd.com/doc/973204/manual-do-candidato-UFSM-2008>. Acesso em: 5 jul., 2009.

MANUAL DO CANDIDATO - VESTIBULAR/ 2009 - UFSM. Disponível em: <http://coperves.proj.ufsm.br/ManualVestibular2009.pdf>. Acesso em: 14 out., 2009.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Anteprojetos da Reforma Universitária. Disponível em: . Acesso em: 13 jul., 2009.

NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Globalização e exclusão social: fenômenos de uma nova crise da Modernidade? In: DOWBOR, Ladislau. Desafios da globalização. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 40-52.

RISTOFF, Dilvo. Educação superior no Brasil - 10 anos pós-LDB: da expansão à democratização. In: BITTAR, Mariluce; OLIVEIRA, João Ferreira de; MOROSINI, Marília (org.). Educação superior no Brasil - 10 anos pós-LDB. Brasília: Inep, 2008, p. 39-50.

SANTOS, Boaventura de Sousa. VI Congresso Brasileiro de Sociologia. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1995.

Downloads

Publicado

20-11-2013

Como Citar

Pacheco, C. R. C. (2013). Programa de ações afirmativas na UFSM: o ensino superior público sob o olhar de seus gestores. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 2(4), 7–21. https://doi.org/10.5902/21762171989

Edição

Seção

Artigos