Autoavaliação institucional: uma escala de satisfação discente com a atuação docente a partir da teoria de resposta ao item
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133892914Palavras-chave:
Teoria da Resposta ao Item, Avaliação do Ensino Superior, autoavaliação InstitucionalResumo
O presente estudo objetivou analisar os dados da autoavaliação institucional do Instituto Federal do Paraná, utilizando a Teoria de Resposta ao Item e Modelo de Resposta Gradual de Samejima. O traço latente analisado foi a satisfação dos alunos com a atuação docente nas atividades de ensino, na perspectiva de oportunizar às IES autoconhecimento sobre as qualidades e fragilidades, diagnóstico dos pontos críticos que merecem prioridade. Ao aplicar a TRI, foram estabelecidos parâmetros de discriminação e dificuldade dos itens, distribuição dos valores de satisfação dos discentes e posicionamento das categorias dos itens na escala. A TRI mostrou-se eficiente para analisar os dados da AAI e fornecer informações relevantes para a gestão e melhoria da instituição.
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