Experiência e relacionamento na educação básica: um estudo sobre a lealdade do estudante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133891803

Palavras-chave:

Relacionamento Educacional, Satisfação, Experiência e Qualidade

Resumo

O crescimento das matrículas em instituições privadas de educação básica no Brasil requer a análise dos fatores que influenciam a captação e a fidelização de estudantes. Por meio dessa pesquisa, investigou-se o impacto das variáveis satisfação e qualidade percebida na lealdade de estudantes e de seus responsáveis. Utilizando abordagem quantitativa, foram analisados dados documentais de pesquisas internas realizadas em 2023 e as matrículas de 2023 e 2024 em sete unidades escolares. Aplicou-se estatística descritiva e regressão linear múltipla. Os resultados indicam que a satisfação e a qualidade percebida impactam a lealdade, sendo essa influência mais expressiva nos responsáveis, refletindo em fidelização e recomendação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edimar Sena Oliveira Júnior, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Mestre em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC), Engenheiro Coelho (SP), Brasil. Diretor Nacional de Educação da Rede Adventista na Bolívia

Rebeca Pizza Pancotte Darius, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Doutora em Educação Escolar (Unesp/Araraquara) e docente do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC), Engenheiro Coelho (SP), Brasil

Referências

ANJOS NETO, Mário Rodrigues. Construção e teste de um modelo teórico de marketing de relacionamento para o setor de educação. Recife: UFPE, 2003. 171f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco.

ANTUNES, Ana Cláudia de Jesus. Afetividade na relação professor-aluno: aprendizagem potencializada e construção de significados. Brasília: UNB, 2016. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade de Brasília.

BARROSO, João. Os liceus: organização pedagógica e administração (1836-1960). Lisboa: Junta Nacional de Investigação Científica e Fundação Calouste Gulbenkian, 1995.

BENDAPUDI, Neeli; LEONE, Robert. How to lose your star performer without losing customers, too. Harvard Business Review, Boston, 2001, p. 104-112.

BERGAMO, Fábio Vinícius de Macedo. A lealdade do estudante baseada na qualidade do relacionamento: uma análise em instituições de ensino superior. Piracicaba: Unimep, 2008. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Metodista de Piracicaba.

BERGAMO, Fábio Vinícius de Macedo; GIULIANI, Antonio Carlos; GALLI, Lesley Carina do Lago Attadia. Modelo de lealdade e retenção de alunos para instituições de ensino superior: um estudo teórico com base no marketing de relacionamento. BBR – Brazilian Business Review, Vitória, v. 8, n. 2, 2011, p. 43-66.

BERRY, Leonard. Relationship marketing of services: Growing interest, emerging perspectives. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 23, n. 4, 1995, p. 236-245. DOI: https://doi.org/10.1177/009207039502300402

BÖHLMARK, Aanders; GRÖNQVIST, Erik; VLACHOS, Jonas. The headmaster ritual: The importance of management for school outcomes. The Scandinavian Journal of Economics, v. 118, n. 4, 2016, p. 912-940. DOI: https://doi.org/10.1111/sjoe.12149

CHOPRA, Sunil; MEINDL, Peter. Gestão da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operações. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

CRESWELL, John. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CUNHA, Luiz Antônio. Educação, Estado e democracia no Brasil. São Paulo: Cortez, 2000.

DARLING-HAMMOND, Linda. Teacher quality and student achievement. Education Policy Analysis Archives, v. 8, n. 1, 2000, p. 1-44. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.v8n1.2000

ELLIOTT, Stephen; BARTLETT, Brendan. Opportunity to learn. In: Oxford Handbook Topics in Psychology. Oxford: Oxford University Press, v. 1, 2014.

FÁVERO, Osmar. História e política da educação brasileira: novos estudos. São Paulo: Cortez, 2001.

GILL, Brian; LERNER, Jennifer. Charter schools and the future of public education. New York: Teachers College Press, 2006.

GOOS, Mieke; PIPA, Joana; PEIXOTO, Francisco. Effectiveness of grade retention: a systematic review and meta-analysis. Educational Research Review, v. 34, 2021, p. 100-401, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.edurev.2021.100401

GRÖNROOS, Christian. From marketing mix to relationship marketing: Towards a paradigm shift in marketing. Management Decision, v. 35, n. 4, 1997, p. 322-339. DOI: https://doi.org/10.1108/00251749710169729

GUIMARÃES, Maria dos Santos; MACIEL, Cilene Maria Lima Antunes. Afetividade na relação professor-aluno: alicerces para a aprendizagem significativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 10, 2021, p. 1-12. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18362

HENNIG-THURAU, T.; KLEE, A. The impact of customer satisfaction and relationship quality on customer retention: A critical reassessment and model development. Psychology & Marketing, v. 14, n. 8, p. 737–764, 1997. DOI: https://doi.org/10.1002/(SICI)1520-6793(199712)14:8<737::AID-MAR2>3.0.CO;2-F

HENNIG-THURAU, Thorsten; LANGER, Markus; HANSEN, Ursula. Modeling and managing student loyalty: An approach based on the concept of relationship quality. Journal of Service Research, v. 3, n. 4, 2001, p. 331-344. DOI: https://doi.org/10.1177/109467050134006

HESS, Frederick; MCSHANE, Michael. Private enterprise and public education. New York: Teachers College Press, 2014.

HIROSE, Iwao. Egalitarianism. London: Routledge, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.4324/9781315772004. Acesso em: 1 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315772004

JACOBY, Jacob; KYNER, David. Brand loyalty vs. repeat purchase behavior. Journal of Marketing Research, v. 10, n. 1, 1973, p. 1-9. DOI: https://doi.org/10.1177/002224377301000101

KOTLER, Philip; FOX, Karen. Marketing estratégico para instituições educacionais. São Paulo: Atlas, 1994.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

KRAWCZYK, Nora. O ensino médio no Brasil. São Paulo: Ação Educativa, 2009.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.

LIN, Chieh-pen; TSAI, Yuan Hui. Modeling educational quality and student loyalty: A quantitative approach based on the theory of information cascades. Quality & Quantity, v. 42, n. 3, 2008, p. 397-415. DOI: https://doi.org/10.1007/s11135-006-9051-5

LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma abordagem integrada e estratégica. Petrópolis: Vozes, 2009.

MADRUGA, Roberto. Gestão do relacionamento e customer experience: a revolução na experiência do cliente. São Paulo: Atlas, 2021.

MORGAN, Robert; HUNT, Shelby. The commitment-trust theory of relationship marketing. Journal of Marketing, v. 58, n. 3, 1994, p. 20-38. DOI: https://doi.org/10.1177/002224299405800302

MURILLO, F. Javier; ROMÁN, Marcela. School infrastructure and resources do matter: Analysis of the incidence of school resources on the performance of Latin American students. School Effectiveness and School Improvement, v. 22, n. 1, 2011, p. 29-50. DOI: https://doi.org/10.1080/09243453.2010.543538

NÓVOA, António. As organizações escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

OECD. Pisa 2015 results: excellence and equity in education. Paris: OECD Publishing, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1787/9789264266490-en. Acesso em: 1 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1787/9789264266490-en

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Políticas educacionais e reformas no Brasil: o papel do Banco Mundial e do neoliberalismo. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

OLIVER, Richard. Whence consumer loyalty? Journal of Marketing, v. 63, 1999, p. 33-44, 1999. DOI: https://doi.org/10.2307/1252099

PARASURAMAN, Anantharanthan; ZEITHAML, Valarie; BERRY, Leonard. A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of Marketing, v. 49, n. 4, 1985, p. 41-50. DOI: https://doi.org/10.1177/002224298504900403

PARKER, James Douglas; CREQUE, Ronald; BARNHART, David; HARRIS, Jan Irons; MAJESKI, Sarah. Personality and Individual Differences, v. 37, n. 7, p. 1321–1330, 2004. DOI: https://doi.org/10.1016/j.paid.2004.01.002

PRADO, Paulo Henrique Muller. Avaliação do relacionamento sob a ótica do cliente: um estudo em bancos de varejo. São Paulo: FVG, 2004. 480f. Tese (Doutorado em Administração) – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas.

REICHHELD, Fred. A estratégia da lealdade: a força invisível que mantém clientes e funcionários e sustenta crescimento, lucro e valor. Rio de Janeiro: Campus, 1996.

ROWLEY, Jennifer; DAWES, Jilian. Price increases and their effect on customer retention in a services context: the moderating role of customer tenure and relationship breadth. Journal of Consumer Marketing, v. 17, n. 6, 2000, p. 538-547.

SILVA, Daniela Oliveira; RIANI, José Luiz. Justiça, comprometimento, consentimento e comportamento de cidadania organizacional: um estudo com jovens trabalhadores. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 69, 2017, p. 475-498.

SILVA, Joyce Mary Adam Paula e. Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão. Cadernos de Pesquisa, v. 31, n. 108, 2001, p. 123-139. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000100006

TINTO, Vincent. Dropout from higher education: a theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, v. 45, n. 1, 1975, p. 89-125. DOI: https://doi.org/10.3102/00346543045001089

TINTO, Vincent. Leaving college: rethinking the causes and cures of student attrition. Chicago: University of Chicago Press, 1993. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226922461.001.0001

UNESCO. Right to education handbook. Paris: Unesco, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.54675/ZMNJ2648. Acesso em: 1 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.54675/ZMNJ2648

ZEITHAML, Valarie. Consumer perceptions of price, quality, and value: a means-end model and synthesis of evidence. Journal of Marketing, v. 52, n. 3, 1988, p. 2-22. DOI: https://doi.org/10.1177/002224298805200302

Downloads

Publicado

08-06-2025

Como Citar

Oliveira Júnior, E. S., & Darius, R. P. P. (2025). Experiência e relacionamento na educação básica: um estudo sobre a lealdade do estudante. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e91803. https://doi.org/10.5902/2318133891803