Análise comparativa dos resultados da prova de Matemática do Saeb nas capitais do Nordeste do Brasil no ano de 2019
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133890533Palavras-chave:
SAEB, ciência de dados, padrões de associação entre itensResumo
O Brasil avalia bianualmente o desempenho de alunos por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb –, que produz dados importantes para a construção e manutenção de políticas públicas. Este estudo investigou as similaridades e diferenças no desempenho em Matemática de estudantes do 9º ano das capitais nordestinas. Para análise, foi seguido um processo da Ciência de Dados, utilizando a técnica de descoberta de padrões de associação entre itens. As associações identificadas entre os erros nos descritores indicaram que existem maiores semelhanças do que diferenças nas dificuldades dos alunos, concentrando-se em conhecimentos básicos. Esses resultados sugerem a possibilidade de desenvolvimento de políticas educacionais conjuntas para a região, com exceção de Teresina, que apresentou dificuldades em temas mais complexos.
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