Impacto da pandemia de Covid-19 nos resultados do Enem do Estado do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133886282

Palavras-chave:

Educação, Ensino Médio, Paraná, ENEM, COVID-19, Pandemia, Mineração de Dados Educacionais, Tableau

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem –, foi criado em 1998 com o propósito de estabelecer uma referência nacional e, ao longo do tempo, consolidou-se como um sistema de avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes que buscam ingressar em cursos de graduação. A pandemia da Covid-19 impactou na rotina das famílias, com a suspensão das aulas presenciais e a adoção do ensino remoto emergencial. O Enem de 2020 registrou uma taxa recorde de abstenções, e mesmo após o término da pandemia, o número de inscritos não retornou aos patamares anteriores. Neste estudo, a hipótese estabelecida foi que a pandemia teve um impacto negativo nos resultados dos alunos do Estado do Paraná. Na investigação, foram avaliados os microdados do Enem entre 2019 e 2022. A ferramenta de análise de dados Tableau foi utilizada para analisar os resultados e associar o perfil dos estudantes ao seu desempenho nas provas, além de conduzir avaliações comparativas e descritivas. Pode-se confirmar que as mudanças decorrentes da pandemia tiveram impactos significativos nos resultados encontrados, além de acelerarem processos e transformações que já estavam em andamento, o que requer reflexão por parte do poder público e da comunidade acadêmica.

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Biografia do Autor

Rafael José de Andrade, UTFPR

Engenheiro eletricista, graduado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2007, e graduado em Física pela Universidade Federal do Paraná em 2004. Concluiu MBA em Gestão de Negócios para o Setor Elétrico pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2019 e Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) em 2023. Atuou na Chesf e Copel na área de manutenção de sistemas de proteção e controle. Desde 2013 trabalha na Itaipu Binacional, atuando na área de planejamento, programação da operação e estatística, como instrutor de treinamentos internos e supervisor de estagiários.

Juliane Maria Bergamin Bocardi, UTFPR

Possui graduação em Química Licenciatura pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003). Possui curso de pós-graduação Especialização para o Ensino de Química pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005). Possui mestrado em Química Aplicada pela UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa na linha de pesquisa Produtos Naturais. Possui doutorado em Química Aplicada, área de concentração Química Analítica pela UNICENTRO -Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência em estudos de monitoramento ambiental de metais em solos. Atualmente é professora efetiva de Química na UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Medianeira.

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Publicado

16-02-2024

Como Citar

Andrade, R. J. de, & Bocardi, J. M. B. (2024). Impacto da pandemia de Covid-19 nos resultados do Enem do Estado do Paraná. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e86282. https://doi.org/10.5902/2318133886282