Análise da Avaliação Nacional da Alfabetização: conceitos, indicadores e resultados
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133871048Palavras-chave:
Avaliação externa, Alfabetização, Indicadores de desempenho, Política EducacionalResumo
Neste artigo, tem-se como objetivo analisar o conceito de alfabetização, os indicadores de desempenho e os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA. A análise é parte de uma pesquisa cujo objeto de estudo foi a ANA e seus desdobramentos nas políticas para alfabetização. Para tanto, se realizou pesquisa documental com análise cognitiva da ANA. Compreendeu-se, pela análise, que a implantação de uma avaliação, com racionalidade instrumental de alfabetização, mostrou-se como a opção dos agentes públicos e que os resultados da ANA, bem como de seus indicadores, revelaram desempenho preocupante e dificuldades em se garantir a progressão das aprendizagens, aspecto fundamental da educação básica.
Downloads
Referências
BORGES, Regilson Maciel. Indicadores educacionais em foco: análise frente à realidade brasileira. In: ROTHEN, José Carlos, SANTANA, Andréia da Cunha Malheiros (orgs.). Avaliação da educação: referências para uma primeira conversa. São Carlos: Ufscar, 2019, p.115-137.
BRASIL. Relatório Saeb/ANA 2016: panorama do Brasil e dos estados. Brasília: Inep, 2018.
BRASIL. Avaliação nacional da alfabetização: relatório 2013-2014: volume 1: da concepção à realização. Brasília: Inep, 2015.
BRASIL. Avaliação nacional da alfabetização: relatório 2013-2014: volume 2: da concepção à realização. Brasília: Inep, 2015a.
BRASIL. Avaliação nacional da alfabetização (ANA): documento básico. Brasília: Inep, 2013.
CARVALHO, Dione Lucchesi de. A matemática no alfabetismo funcional. In: SILVA, Ezequiel Theodoro da (org.). Alfabetização no Brasil: questões e provocações da atualidade. Campinas: Autores Associados, 2007, p.19-34.
FRANCISCO, Mariley Polo. Avaliação de larga escala na alfabetização: a média mostra a realidade da aprendizagem? Foz do Iguaçu: Unioeste, 2017. 75f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. Alfabetização: políticas mundiais e movimentos nacionais. Campinas: Autores Associados, 2014.
SOARES, José Francisco; BERGMANN, Luana. Avaliação nacional da alfabetização: síntese sobre os resultados das escolas associados a variáveis socioeducacionais. In: MORAIS, Artur G; LEAL, Telma (orgs.). Alfabetização: práticas de avaliação. Em Aberto, Brasília, v. 33, n.108, 2020, p.83-99.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 25, 2004, p. 5-17.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.