Análise da Avaliação Nacional da Alfabetização: conceitos, indicadores e resultados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133871048

Palavras-chave:

Avaliação externa, Alfabetização, Indicadores de desempenho, Política Educacional

Resumo

Neste artigo, tem-se como objetivo analisar o conceito de alfabetização, os indicadores de desempenho e os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA. A análise é parte de uma pesquisa cujo objeto de estudo foi a ANA e seus desdobramentos nas políticas para alfabetização. Para tanto, se realizou pesquisa documental com análise cognitiva da ANA. Compreendeu-se, pela análise, que a implantação de uma avaliação, com racionalidade instrumental de alfabetização, mostrou-se como a opção dos agentes públicos e que os resultados da ANA, bem como de seus indicadores, revelaram desempenho preocupante e dificuldades em se garantir a progressão das aprendizagens, aspecto fundamental da educação básica.  

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Biografia do Autor

Maísa Malta, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Maísa Malta é doutora em Educação Escolar ( UNESP, Araraquara- SP). Mestre em Educação (CUML, Ribeirão Preto- SP). Docente da educação básica (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo). Docente de graduação ( Pedagogia -FFCL- Ituverava-SP)

Hilda Maria Gonçalves da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Franca/Araraquara

Hilda Maria Gonçalves da Silva é livre-docente em Política e Gestão da educação (Unesp/Franca). Doutora e mestre em Educação Escolar (Unesp/Araraquara). 

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Publicado

28-09-2022

Como Citar

Malta, M., & Gonçalves da Silva, H. M. (2022). Análise da Avaliação Nacional da Alfabetização: conceitos, indicadores e resultados. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e71048, p. 1–17. https://doi.org/10.5902/2318133871048