À luz do candeeiro e o constructo do ‘eu’ fonte: educação pela arte, ciência e política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133866773

Palavras-chave:

Autobiografia, itinerário, vida acadêmica, habitus negro, memórias, constructo do ‘eu’ fonte.

Resumo

Esta tese de natureza autobiográfica intenta responder ao seguinte questionamento: Qual é a percepção que tenho da minha trajetória de vida desde as séries iniciais à universidade, em relação aos campos artístico e acadêmico-científico e as disposições políticas decorrentes entre 1975 e 2020? Para tanto, a temporalidade autobiográfica corresponde ao início do processo de escolarização numa instituição pública, Escola Municipal de 1º Grau Marechal Arthur da Costa Silva, na cidade de Jaboatão dos Guararapes/PE, com o fechamento correspondendo a um ciclo político experimentado na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - e o processo de ritual de passagem para o estágio mais elevado na carreira docente no Brasil: o de professor titular, motivação central deste estudo. A trajetória é demarcada por campos que envolvem a educação, a arte, o ambiente acadêmico, a ciência e a política, cuja hipótese diz respeito a minha transmigração do campo artístico ao acadêmico-científico. Para confirmação dessa hipótese, estabeleci três objetivos, sendo: 1) contribuir com o debate acerca do método (auto)biográfico enquanto instrumento de pesquisa e seu impacto em memoriais discursivos; 2) construir e analisar a autonarrativa, focando nas ações que perpassaram a minha ambientação escolar, artística, acadêmico-científica e política e 3) levantar e analisar diferentes tipologias de fontes que evidenciam a minha mudança de trajetória e a imersão nas atividades científicas e participação na política institucional. Considerando o método (auto)biográfico, em momentos diferentes, gravei 5h20min. de áudio, mediante roteiro por mim previamente estabelecido, e utilizei da entrevista que havia concedido anteriormente ao Laboratório de História Oral e da Imagem, em 2009, com tempo aproximado de 2h14min. Além disso, trouxe para análise massa documental e iconográfica do arquivo pessoal e de diferentes acervos institucionais - escolas, universidades, plataforma do CNPq/currículo Lattes, blogs e jornais online -, bem como a minha produção acadêmica: livros, capítulos de livros, artigos em periódicos científicos e anais de congressos. A análise foi realizada a partir dos seguintes marcos conceituais: configuração, sublimação, campo de produção, habitus, individualização, outsider, estratégia e tática, objetivação e subjetivação; que corroboraram a autonarrativa, cujo resultado é o diagrama constructo do ‘eu’ fonte desenvolvido por meio da linguagem científica na transmigração que consegui realizar no itinerário entre a escola, a arte e a vida acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilson Fernandes de Souza, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco

Edilson Fernandes de Souza é pós-doutor em Sociologia pela Universidade do Porto-Portugal (2010); Doutor em Educação Física/Estudos do Lazer pela Universidade de Campinas (1998); Mestre em Educação Física/ Imaginário Social e Atividades Corporais pela Universidade Gama Filho (1995). Como docente na UFPE participa do Programa de Pós-Graduação em Educação/Identidades e Memórias; Programa de Pós-Graduação em Gerontologia/Envelhecimento, Cultura e Sociedade/UFPE e coordena os grupos de pesquisa Teoria e História da Educação e de Sociologia do Esporte/UFPE/CNPq.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8842-4304.

Endereço: Rua Presidente Washington Luiz, 85 - 50.720 630 - Recife - PE - Brasil.

E-mail: edilson.souza@ufpe.br.

Referências

A POLÍTICA com “P” maiúsculo. Blog Inaldo Sampaio, 23 fev. 2015. Disponível em: http://www.inaldosampaio.com.br/professor-de-origem-negra-entra-na-disputa-pela-reitoria-da-ufpe/ 23/02/2015. Acesso em: 15 dez. 2018.

ALMEIDA, João Ferreira de; PINTO, José Madureira. A investigação nas ciências sociais. Lisboa: Presença, 1995.

ALHEIT, Peter. “Biografização” como competência-chave na modernidade. Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 20, n. 36, 2011, p. 31-41.

ARÓSTEGUI, Júlio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru: Edusc, 2006.

ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz de. História, a arte de inventar o passado: ensaio de teoria da história. Bauru: Edusc, 2007.

ALBERTI, Verena. História dentro da história. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contextos, 2015.

BOFF, Leonardo. A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana. Petrópolis: Vozes, 2014.

BORGES, Vavy Pacheco. Fontes biográficas: grandezas e misérias da biografia. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contextos, 2015.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Campo de poder, campo intelectual: itinerario de un concepto. Buenos Aires: Montressor, 2002.

BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Esboço de auto-análise. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (org.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, Zouk, 2007a.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papiros, 2011.

BOBBIO, Norberto. Os intelectuais e o poder: dúvidas e opções dos homens de cultura na sociedade contemporânea. São Paulo: Unesp, 1997.

BRIÃO, Gabriela Félix. Eu, uma professora de matemática em jornada narrativa em busca de meus eus-professores em autoformação. Rio Claro: Unesp, 2017. 321f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita.

BRITTO, Augusto César Luiz; CORRADI, Analaura. Considerações teóricas e conceituais sobre arquivos pessoais. Ponto de Acesso, Salvador, v. 11, n. 3, 2017, p. 148-169.

BUENO, Belmira Oliveira. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 28, n. 1, 2002.

CAFFAGNI, Carla Wanessa do Amaral. Pelos olhos de Alice: ancestralidade afro-ameríndia, ambientalismo e formação - uma tese de ficção autobiográfica. São Paulo: USP, 2016. 351f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo.

CALLIGARIS, Contardo. Verdades de autobiografias e diários íntimos. Revista Estudos Históricos, v. 11, n. 21, 1998, p. 44-58.

CARINO, Jonaedson. A biografia e sua instrumentalidade educativa. Educ. Soc., Campinas, v. 20 n. 67, 1999.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.

CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

CIDADE NEGRA. A estrada. Youtube, 8 nov. 2017 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=o1QP2IHsgPk. Acesso em: 20 jun. 2020.

CORRÊA, Ana Maria Maciel. A trajetória de uma educadora e sua produção didático-pedagógica: Ester Nunes Bibas e a educação do Pará. Curitiba: CRV, 2018.

CORRÊA, Ivan Livindo de Senna. Cultura corporal afro-brasileira na escola: resistência e perspectiva de estudantes do Ensino Médio. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 25, n. 1, 2012, p. 81-105.

COSTA, Alex Augusto Mesquita. Atuação de um guitarrista em salvador: pesquisa autobiográfica docente. Salvador; UFBA, 2017. 403f. Tese (Doutorado em Música Popular). Universidade Federal da Bahia.

COSTA, Marcos André Nunes; SOUZA, Edilson Fernandes de. Memória da copa do mundo em Pernambuco: os documentos e o monumento. Recife: Cepe, 2018.

COSTA, Patrícia Cláudia da. Auto-hermenêutica em entrevistas autobiográficas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 1, n. 1, 2016, p. 75-88.

CUNHA, Djenane Sichieri Wagner. Escrita autobiográfica e autoria em memoriais de professores de língua portuguesa. São Paulo: PUC, 2013. 189f. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa). Pontifícia Universidade de São Paulo.

CUNHA, Jorge Luiz da. Escrever histórias para convencer os outros: memórias, diários e cartas de imigrantes. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 3, n. 7, 2018, p. 235-256.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, 2012, p. 523-740.

DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, Salvador, v. 1, n. 1, 2016, p. 133-147.

DENDASCK, Carla Viana; LOPES, Gileade Ferreira. Conceito de habitus em Pierre Bourdieu e Norbert Elias. Revista Científica Multidisciplinar do Conhecimento, v. 3, n. 1, 2016, p. 1-10.

DUNNING, Eric. Prefacio. In: ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. Deporte y ocio en el proceso de la civilizacion. Fondo de Cultura Económica, 1995.

EAKIN, Paul John. Vivendo autobiograficamente: a construção da identidade na narrativa. São Paulo: Letra e Voz, 2019.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1994.

ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador: formação do Estado e civilização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994a.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Zahar, 1994b.

ELIAS, Norbert. Mozart, sociologia de um gênio. Trad. de Sérgio Góes de Paula. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.

ELIAS, Norbert. Os alemães: a luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

ELIAS, Norbert. Envolvimento e alienação. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 1998.

ELIAS, Norbert. Norbert Elias por ele mesmo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

ELIAS, Norbert. Introdução à sociologia. Lisboa: Edições 70, 2005.

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

ESPÍRITO SANTO, Antônio Carlos Gomes do; SOUZA, Edilson Fernandes de; MOREIRA, Rafael da Silveira (org.). Tópicos em gerontologia. Curitiba: CRV, 2018.

EFS-LATTES. (Edilson Fernandes de Souza). Plataforma Lattes. CNPq. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/3329563140947244. Acesso em 24 nov. 2018.

FALCÃO, Christiane Rocha. Ele já nasceu feito: o lugar da criança no Candomblé. Recife: UFPE, 2014.

FERREIRA, Luiz Carlos Pinheiro. Mo(vi)mentos autobiográficos: historiando fragmentos narrativos de experiências de vida docente e discente em artes visuais. Goiânia: UFG, 2015. 329f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Visual). Universidade Federal de Goiás.

FERREIRA, Francisco Renato Silva et. al. Processos de ensino e aprendizagem: um estudo sobre a aplicação da dança afro-brasileira no espaço das aulas de ginástica em Juazeiro do Norte. Id On Line Rev. Mult. Psic., v. 13, n. 45, 2019, p. 462-488.

FONSECA, Elisabete Martins da. Imaginário e formação de educadores: a narrativa de si. São Paulo: USP, 2016. 183f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade de São Paulo.

FRANCHI, Ana Paula. O Discurso panegírico e a legitimação do poder no século IV D.C. Revista Vernáculo, n. 19 e 20, 2007, p. 99-108.

FRANKLIN, Cynthia G. Academic lives: memoir, cultural theory, and the university today. Georgia, London: The University of Georgia Press Athens, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GOODSON, Ivor F. Narrativas em educação: a vida e a voz dos professores. Porto: Porto Editora, 2015.

GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva, 1974.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1985.

GUERRA FILHO, Raulito Ramos. FLORianópolisNOSãojoséodosCAMPOS. Na mala, autobiografemas: sonoro, imagético e verbal. Campinas: Unicamp, 2016. 289f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

HASS DA SILVA, Eduardo Cristiano; DUARTE, Ariane dos Reis; GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos. Um ensaio biográfico: memórias do professor Sven Robert Schulze. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 27, n. 3, 2019, p. 109-127.

HOLANDA, Lourival. Batuque: entre som e seu sentido. In: SOUZA, Edilson Fernandes de. Entre o fogo e o vento: as práticas de batuques e o controle das emoções. Recife: UFPE, 2010.

HOLLY, Mary Louise. Investigando a vida profissional dos professores: diários biográficos. In: NÓVOA, António (org.). Vida de professores. Porto: Porto Editora, 2013.

LANZI, Lucirene Andréa Catani. A autobiografia como metodologia para uma história da disciplina arte no Brasil: vida e formação de uma arte/educadora. Marília: Unesp, 2016. 305f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual Paulista.

LEITE, Leni Ribeiro; CARVALHO, Luiza Helena Rodrigues de Abreu. O panegírico como proposta de redação e seu caráter argumentativo. Acta Scientiarum. Language and Culture, v. 40, 2018.

LEVI, Giovanni. Usos da biografia. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (Org). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

LIMA, Augusto. Samba, história e a questão racial e social. In: BRAZ, Marcelo (org.). Samba, cultura e sociedade: sambistas e trabalhadores entre a questão social e a questão cultural no Brasil. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

LIRA, Maria Helena Câmara. O homem que orienta paixões. Blog Gargalhadas e Lágrimas: entre o inseto e o inseticida, 25 abr. 2015. Disponível em https://gargalhadaslagrimas.wordpress.com/2015/04/25/o-homem-que-orienta-paixoes/. Acesso em 25 ago. 2019.

LOPES, Laryssa Grazielle Feitosa; SOUZA, Edilson Fernandes de. A violência contra a pessoa idosa: entre paradigmas e agravos de notificação. In: ESPÍRITO SANTO, Antônio Carlos Gomes do; SOUZA, Edilson Fernandes de; MOREIRA, Rafael da Silveira (org.). Tópicos em gerontologia. Curitiba: CRV, 2018.

MALATIAN, Teresa. Narrador, registro e arquivo. In: PINSKI, Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina de (org.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2015.

MARQUES, Valéria; SATRIANO, Cecília. Narrativa autobiográfica do próprio pesquisador como fonte e ferramenta de pesquisa. Linhas Críticas, Brasília, v. 23, n. 51, 2017, p. 369-386.

MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, 1996, p. 73-98.

MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Edusp, 1974.

MILLS, C. Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

MUNANGA, Kabengele. O Universo cultural africano. In: MUNANGA, Kabengele. África-Brasil; história, política, economia. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 1984.

NÓBREGA, Terezinha Petrúcia da. In: SOUZA, Edilson Fernandes de. Entre o fogo e o vento: as práticas de batuques e o controle das emoções. Recife: UFPE, 2005.

NÓVOA, António (org.). Vida de professores. Porto: Porto Editora, 2013.

OLIVEIRA, Vânia da Silva. Ara-Ìtàn: a dança de uma rainha, de um carnaval e de uma mulher. Salvador: UFBA, 2016. 182f. Dissertação. (Mestrado em Dança). Universidade Federal da Bahia.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de; VICENTINI, Paula Perin. Entre a via e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, 2011, p. 369-386.

PAZ, Jailson. Menino negro e pobre tornou-se doutor quando afrodescendentes não entravam no ensino superior. Diário de Pernambuco, Recife, 17 de nov. 2015. Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2015/11/17/interna_vidaurbana,610680/menino-negro-e-pobre-tornou-se-doutor-quando-afrodescendentes-nao-entravam-o-ensino-superior.shtml. Acesso em: 06 dez. 2018.

PEREIRA, Lígia Maria Leite. Algumas reflexões sobre histórias de vida, biografias e autobiografias. História Oral, v. 3, 2000, p. 117-127.

PERELMAN, Chaim; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

PIMENTA, João Paulo. Memorial acadêmico (concurso de livre-docência) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://www.fflch.usp.br/sites/fflch.usp.br/files/2017-11/Joao_Paulo_Garrido_Pimenta.pdf. Acesso em: 23 jul. 2019.

PICHILINGA, Elcio. Canto negro. [Poema]. (mimeogr.). Recife, 1983.

ROCHA, Yuri Tavares. Memorial: monografia (para o nível de professor doutor 2) - Departamento de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: https://www.fflch.usp.br/sites/fflch.usp.br/files/2017-11/Yuri_Rocha.pdf. Acesso em: 23 jul. 2019.

ROSENTHAL, Gabriele. A estrutura e a gestalt das autobiografias e suas consequências metodológicas. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (org.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Confissões. Bauru: Edipro, 2008.

SANTIAGO, Bruna Gomes e FRANCO, Neil. Dança na revista brasileira de ciências do esporte (1979-2014). Motrivivência, v. 27, n. 45, 2015, p. 189-208.

SAVIANI, Dermeval. Breves considerações sobre fontes para a história da educação. Revista HISTEDBR on-line, Campinas, n. especial, 2006, p. 28-35.

SAVIANI, Dermeval. Intelectuais, memória e política. Revista HISTEDBR on-line, Campinas, n. 67, 2016, p. 141-153.

SALES, Jonas de Lima. Corporeidades negras em cena - um processo cênico-pedagógico em diálogos com a tradição e a contemporaneidade. Brasília: UNB, 2015. 255f. Tese (Doutorado em Arte). Universidade de Brasília.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 20, 2002, p. 60-70.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. Socialização de habitus: um diálogo entre Norbert Elias e Pierre Bourdieu. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 23, 2018, p. 1-23.

SILVA, Haike Roselane Kleber da. Considerações e confusões em torno de história oral, história de vida e biografia. Métis: História e Cultura, Caxias do Sul, v. 1, n. 1, 2002, p. 25-38.

SILVA, José Bento Rosa da. Do semba ao samba: um jeito de ser no mundo. In: SOUZA, Edilson Fernandes de. Ensaios da civilização no samba. Curitiba: CRV, 2018.

SILVA, Patrícia Petitinga. Estudei a vida e a vida ofereceu-me o ensino: trajetórias identitárias de uma professora-pesquisadora que ensina ciências. Salvador: UFBA/Feira de Santana/UEFS, 2017. 133f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências). Universidade Federal da Bahia; Universidade Estadual de Feira de Santana.

SILVA, Wilton Carlos Lima. A vida, a obra, o que fala, o que sobra: memorial acadêmico, direitos e obrigações da escrita. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 7, n. 15, 2015, p. 103-136.

SILVEIRA, Éder da Silva. Por que ele? Reflexões sobre o percurso e os bastidores de uma biografia histórica. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, Salvador, v. 1, n. 3, 2016, p. 467-479.

SOUSA, Vera Luísa de. Histórias de vida e narrativa como possibilidades da escuta de si. Presidente Prudente: Unesp, 2016. 204f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual Paulista.

SHERIFF, Edilson. (Edilson Fernandes de Souza). A dança afro primitivo - DAP. Rio de Janeiro, (mimeogr.), 1991a.

SHERIFF, Edilson. Resgatar a dança afro-primitivo dentro do contexto sócio-cultural. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 13, 1991. Anais ... Uberlândia: UFU, 1991b. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/issue/view/60. Acesso em: 2 set. 2019.

SOUZA, Edilson Fernandes de. A dança afro primitiva. Arapongas: FFCLA, 1991a. 30f. Monografia (Especialização em Pedagogia do Movimento Humano). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Arapongas.

SOUZA, Edilson Fernandes de. A dança afro primitiva. Sprint, Rio de Janeiro, v. 10, n. 53, 1991b, p. 31-22.

SOUZA, Edilson Fernandes de. A dança afro primitivo: uma proposta humanista. ENCONTRO NACIONAL DE RECREAÇÃO E LAZER, 1, 1991c, Brasília. Anais... Brasília: GDF/SCE, 1991c.

SOUZA, Edilson Fernandes de. A Expansão da dança afro na UFU. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 15, 1993. Anais ... Belém: Uepa, 1993. Disponível em http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/issue/view/67. Acesso em: 2 set. 2019.

SOUZA, Edilson Fernandes de. A Reinvenção da tradição afro-brasileira através do movimento humano. REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 46, 1994. Anais ... Vitória: Ufes, 1994.

SOUZA, Edilson Fernandes de. Representações sociais da cultura negra através da dança e de seus atores. Rio de Janeiro: UGF, 1995. 183f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Gama Filho.

SOUZA, Edilson Fernandes de. Dança afro e representações sociais: relatório de um estudo para subsidiar proposta de conteúdo em Educação Física. CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESPORTE, EDUCAÇÃO E SAÚDE NO MOVIMENTO HUMANO, 3, 1996. Anais ... Foz do Iguaçu: Unicamp/Unioest, 1996.

SOUZA, Edilson Fernandes de. Dança dos mitos: um estudo sobre a dança afro e o controle das emoções no desenvolvimento da sociedade brasileira. CONGRESSO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 1, 1997. Anais ... Rio de Janeiro: Aiesep/UGF, 1997.

SOUZA, Edilson Fernandes de. Entre o fogo e o vento: as práticas de batuques e o controle das emoções. Campinas: Unicamp, 1998. 247f. Tese (Doutorado em Educação Física) Universidade Estadual de Campinas.

SOUZA, Edilson Fernandes de. Proibição de batuques no século XIX: a etiqueta religiosa presente em seu discurso. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, ano 21, v. 1, 1999, p. 1329-1334.

SOUZA, Edilson Fernandes de. Etnografia e história da dança litúrgica e artística no Rio de Janeiro. CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, ESPORTE, LAZER E DANÇA, 7, 2000. Anais ... Porto Alegre: Ufrgs/Esef, 2000.

SOUZA, Edilson Fernandes de. Os outsiders afro-brasileiros e suas danças ancestrais. ArtCultura, v. 4, n. 5, 202, p. 46-55.

SOUZA, Edilson Fernandes de. Representações de afro-brasileiros: depoimentos de dançarinos-atores. Recife: UFPE, 2008.

SOUZA, Edilson Fernandes de; SIMÕES, José Luís; LUCENA, Ricardo Figueiredo (org.). Escritos a partir de Norbert Elias. Recife: UFPE, 2009.

SOUZA, Edilson Fernandes de. A Arte de orientar no uso dos métodos e das fontes. In:SOUZA, Edilson Fernandes de (org.). Histórias e memórias da educação em Pernambuco. Recife: UFPE, 2009a.

SOUZA, Edilson Fernandes de. Edilson Fernandes de Souza (depoimento, 2009). Entrevista concedida a Isabel Guillen e Ivaldo Marciano. Projeto Ritmos, Cores e Gestos da Negritude Pernambucana. 22 jun. 2009b. Disponível em https://www3.ufpe.br/negritude/index.php?option=com_content&view=article&id=332%3Aedilson-fernandes-de-souza&catid=30&Itemid=244. Acesso em 06/12/2018, às 07h30.

SOUZA, Edilson Fernandes de. Norbert Elias: uma teoria desconectada à realidade brasileira - balançando o chicote. In: SOUZA, Edilson Fernandes de; SIMÕES, José Luís; LUCENA, Ricardo Figueiredo (org.). Escritos a partir de Norbert Elias. Recife: UFPE, 2009c

SOUZA, Edilson Fernandes de. Entre o fogo e o vento: as práticas de batuques e o controle das emoções. Recife: UFPE, 2010.

SOUZA, Edilson Fernandes de; SIMÕES, José Luís; LUCENA, Ricardo Figueiredo (org.). Mozart e seu habitus maníaco-depressivo em Viena: uma análise sócio-educacional da depressão. In: SOUZA, Edilson Fernandes de; SIMÕES, José Luís; LUCENA, Ricardo Figueiredo (org.). Escritos a partir de Norbert Elias. Recife: UFPE, 2010. v. 2.

SOUZA, Edilson Fernandes de; FIGUEIREDO, Haroldo Moraes de; CAVALCANTE, Márcio Eustáquio Lopes. Violência e lazer nos bairros do Ibura e Nova Descoberta. Recife: UFPE, 2012.

SOUZA, Edilson Fernandes de; SENA, Izabel Adriana Gomes de; SIMÕES, José Luís (Org.). Histórias e memórias da educação em Pernambuco. Recife: UFPE, 2014. v. 2.

SOUZA, Edilson Fernandes de; SIQUEIRA; Marcos Roberto C. de; MALTA, Jonathas Eduardo Luna. Memórias de um autodidata: Carmelo de Castro e o culto ao corpo em Pernambuco. In: SOUZA, Edilson Fernandes de; SENA, Izabel Adriana Gomes de; SIMÕES, José Luís (org.). Histórias e memórias da educação em Pernambuco. Recife: UFPE, 2014.

SOUZA, Edilson Fernandes de. Ensaios da civilização no samba. Curitiba: CRV, 2018.

SOUZA, Edilson Fernandes de. Minha arte de artista outsider na sublimação de cientista e constructo do ‘eu’ fonte. JORNADA DE ESTUDOS ELIASIANOS, 2, 2019. Anais ... Boipeba: Uneb/IFB, 2019.

SOUZA, Edilson Fernandes de. Quais desafios resguardam o projeto de Universidade que atenda a sociedade brasileira? In: PORTO, Zélia Granja et al. (org.). Memória do congresso UFPE em debate. Recife: Nectar, 2019a.

SOUZA, Edilson Fernandes de. Tese autobiográfica: os procedimentos para o constructo do ‘eu’ fonte. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 5, n. 14, 2020, p. 777-795. Disponível em https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7815. Acesso em 20 de jun. 2020.

SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)Biografia, identidades e alteridade: modos de narração, escritas de si e práticas de formação na pós-graduação. Revista Fórum Identidades, ano 2, v. 4, 2008, p. 37-50. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/article/view/1808. Acesso em: 7 ago. 2019.

SOUZA, Elizeu Clementino de; PASSEGGI, Maria da Conceição. Apresentação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, 2011, p. 327-332. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000100014&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 31 jul. 2019.

SUASSUNA, Dulce Figueira. Prefácio à terceira edição. In: SOUZA, Edilson Fernandes de. Entre o fogo e o vento: as práticas de batuques e o controle das emoções. Recife: UFPE, 2010.

THOMPSON, Paul Richard. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1992.

TRINDADE, Solano. Sou negro. [Poema]. Vermelho: a esquerda bem informada. 18 nov. 2011. Disponível em: https://vermelho.org.br/2011/11/18/sou-negro/. Acesso em: 6 maio 2018.

UFPE. Resolução 3/2014. Recife: UFPE, 2014.

UNWIN, Maria del Pilar Troncoso. Linguagem autobiográfica na construção da identidade: de falante nativa a educadora. Taubaté: Unitau, 2008. 105f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade de Taubaté.

VELANDIA MORA, Manuel Antônio. De la autobiografia a la autoetnografia como herramienta para el estudio de sí mesmo. España: Universidad del País Vasco, 2010. 159f. Tesis (Douctorado em Psicopedagogía). Universidad del País Vasco.

Arquivos institucionais

Universidade Federal de Pernambuco/Progepe. Pasta de assentamento funcional. Edilson Fernandes de Souza. Vários documentos. UFU-UFPE, 1993-2020.

Escola de 1º Grau Professor Pedro Augusto Carneiro Leão. Sala de Administração. Pasta Individual de Aluno. Letra E, 1977-1979. Requerimento de matrícula (5ª 8ª), histórico escolar, ficha individual de aluno e documentos da Escola Centro Educativo Operário Agamenon Magalhães, 1976.

Escola de Referência em Ensino Médio de Beberibe. Livro ata dos resultados finais da 8ª série “B” do turno 2º do 1° Grau. Recife/PE

Escola Epitácio Pessoa. Sala arquivo de documentação. Caixa -64, de 3902 a 3969 - Arquivo 3945. E-05. Vários documentos. Cabo de Santo Agostinho/PE

Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra. Sala de apoio técnico. Ata de resultados finais do rendimento escolar do ano de 1983. 3ª série. Auxiliar de Enfermagem “E”. Turno da Tarde do 2º Grau. Recife/PE.

Escola Santo Inácio de Loyola. Arquivo permanente. Ficha individual curso de 2º Grau. Vários documentos, 1981-1982.

Escola Municipal de 1º Grau Marechal Arthur da Costa e Silva. Registro de frequência, Classe 3ª. novembro, 1975. Jaboatão dos Guararapes/PE.

Arquivo pessoal

Procuração ao Sr. Ademir Schimidt para realizar matrícula no Programa de Pós-graduação em Educação Física Estudos do Lazer da Unicamp. Americana/SP. 1997.

Diploma de Graduação em Educação Física. Universidade Castelo Branco/RJ. 1998.

Diploma de Doutorado em Educação Física/Estudos do Lazer. Universidade Estadual de Campinas, 1999.

Declaração de Término do Curso com Disciplinas Cursadas. Grupo Palestra Sport. Faculdade de Educação Física de Arapongas/PR, 1991.

Portaria de Nomeação de Chefe de Setor. Universidade Federal de Uberlândia/MG, 1993.

Certificado de Conclusão do Mestrado em Educação Física. Universidade Gama Filho/RJ, 1995.

Declaração de Conclusão do Estágio Pós-Doutoral. Faculdade de Letras. Universidade do Porto, 2010.

Crachá da Associação dos Cronistas de Pernambuco (ACDP), 2010.

Monografia de Dança Afro Primitivo (DAP). Edilson Sheriff. Rio de Janeiro. (mimeogr.), 1991.

Carteira de estudante da Associação Pernambucana de Serviços Educacionais. Escola Santo Inácio de Loyola. 2ª Série “C” do 2º Grau, 1982.

Fotografia Dança Afro. Edilson Sheriff (Fernandes de Souza). Fotógrafa Cleidimar do Studio Baila. Apresentação Pública. Praça Rui Barbosa- Uberaba/MG, 1989.

Fotografia Dança Afro. Edilson Sheriff (Edilson Fernandes de Souza). Fotógrafo Desconhecido. Apresentação no Painel de Dança. Faculdades Integradas Castelo Branco/RJ, 1989.

Fotografia de Formatura. Licenciatura em Educação Física. Fotógrafa Dulcinéa Silva. Teatro João Caetano, Rio de Janeiro/RJ, 1991.

Fontes orais

Edilson Fernandes de Souza. Autonarrativa. Gravação em 30 de dezembro de 2018, na residência, cidade do Recife. Captação do áudio realizado pelo autobiógrafo. Título: Primeira gravação. Tempo de 00:52:08,16.

Edilson Fernandes de Souza. Autonarrativa. Gravação em 31 de dezembro de 2018, na residência, cidade do Recife. Captação do áudio realizado pelo autobiógrafo. Título: Biografia, fala 2. Tempo de 00:44:11,34.

Edilson Fernandes de Souza. Autonarrativa. Gravação em 02 de janeiro de 2019, na residência, cidade do Recife. Captação do áudio realizado pelo autobiógrafo. Título: Biografia, fala 3. Tempo de 00:53:05,47.

Edilson Fernandes de Souza. Autonarrativa. Gravação em 11 de janeiro de 2019, na residência, cidade do Recife. Captação do áudio realizado pelo autobiógrafo. Título: Escola, gravação 1. Tempo de 00:55:18,71.

Edilson Fernandes de Souza. Autonarrativa. Gravação em 12 de janeiro de 2019, na residência, cidade do Recife. Captação do áudio realizado pelo autobiógrafo. Título: Escola e política. Tempo de 00:41:13,73.

Edilson Fernandes de Souza. Autonarrativa. Gravação em 23 de janeiro de 2019, na residência, cidade do Recife. Captação do áudio realizado pelo autobiógrafo. Título: Para Inaldete Pinheiro - Memória da Negritude Pernambucana. Tempo de 00:42:25,62.

Edilson Fernandes de Souza. Autonarrativa. Gravação em 19 de julho de 2019, na residência, cidade do Recife. Captação do áudio realizado pelo autobiógrafo. Título: Largaram a mão 1. Tempo de 00:13:57,82.

Edilson Fernandes de Souza. Autonarrativa. Gravação em 24 de julho de 2019, na residência, cidade do Recife. Captação do áudio realizado pelo autobiógrafo. Título: UFU, Eleição diretor. Tempo de 00:10:08,00.

SOUZA, Edilson. Edilson Fernandes de Souza (depoimento, 2009). Recife, Laboratório de História Oral e da Imagem - Lahoi. Entrevistadores: Isabel Guillen e Ivaldo Marciano. Gravação realizada no Núcleo de Educação Física e Desportos/NEFD/UFPE. Tipo da entrevista: história oral de vida/temática. Tempo de 02:14:13,00.

Fontes escritas

Edilson Fernandes de Souza. Currículo Lattes. http://lattes.cnpq.br/3329563140947244. print realizado em 24/11/2018.

Edilson Fernandes de Souza. Entrevista à Isabel Guillen e Ivaldo Marciano. Projeto Ritmos, Cores e Gestos da Negritude Pernambucana. 22/06/2009. Disponível em https://www3.ufpe.br/negritude/index.php?option=com_content&view=article&id=332%3Aedilson-fernandes-de-souza&catid=30&Itemid=244. Acesso em 06/12/2018, às 07h30.

Blog Inaldo Sampaio. A Política com “P” Maiúsculo. Disponível em: http://www.inaldosampaio.com.br/professor-de-origem-negra-entra-na-disputa-pela-reitoria-da-ufpe/ 23/02/2015. Acesso em 15/12/2018. Às 6h37

PAZ, Jailson. Menino negro e pobre tornou-se doutor quando afrodescendentes não entravam no ensino superior. Diário de Pernambuco, Pernambuco, 17 de nov. 2015. Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2015/11/17/interna_vidaurbana,610680/menino-negro-e-pobre-tornou-se-doutor-quando-afrodescendentes-nao-entravam-o-ensino-superior.shtml. Acesso em 06/12/2018.

Agência de Notícia/UFPE/Clipping/Diário de Pernambuco. UFPE tem disputa histórica ao cargo de reitor. 2015, p. a7. Disponível em: https://www3.ufpe.br/agencia/clipping/index.php?option=com_content&view=article&id=21764:ufpe-tem-disputa-historica-pelo-cargo-de-reitor&catid=732&Itemid=228. Acesso em 22/07/2019.

Fontes iconográficas

Ritmos, cores e gestos da negritude pernambucana. Laboratório de história oral e da imagem. Lahoi/UFPE. Balé Primitivo de Arte Negra. Várias fotografias. Disponível em: https://www3.ufpe.br/negritude/images/galeria/bale_primitivo/foto%2027.jpg. Acesso em: 09/08/2019. Dessa plataforma utilizei as fotografias de número 27, 31, 48 e 50.

Fotografia Solo de dança afro. Painel de Dança. Faculdades Integradas Castelo Branco. Rio de Janeiro, 1998. Acervo pessoal.

Fotografia de Formatura em Educação Física. Teatro João Caetano/RJ, 1991. Acervo pessoal.

Fotografia com professores no pátio das Faculdades Clarentianas, Batatais/SP, 1991. Acervo pessoal.

Fotografia no campus da UFPE. Fotógrafo Paulo Paiva. 2015. Acervo do Diário de Pernambuco.

Fotografia na sala de aula da Pós-Graduação em Educação, 2018. Fotógrafo e acervo Paulo Pergentino.

Fotografia de apresentação de dança afro. Praça Rui Barbosa, Uberaba/MG, 1989. Fotógrafa Cleidimar Studio Baila. Acervo pessoal.

Fotografia/retrato dos meus pais - Montagem de 2002. Fotógrafo desconhecido. Acervo de Lídia Pinto de Souza.

Fotografia aos 12 anos de idade, 1977. Fotógrafo desconhecido. Acervo da Escola de 1º grau professor Pedro Augusto Carneiro Leão.

Fotografia aos 17 anos de idade, 1982. Fotógrafo desconhecido. Acervo da Escola Epitácio Pessoa.

Fotografia no estúdio. Ensaio. Rio de Janeiro, 1986. Acervo pessoal.

Downloads

Publicado

29-10-2021

Como Citar

Souza, E. F. de. (2021). À luz do candeeiro e o constructo do ‘eu’ fonte: educação pela arte, ciência e política. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e66773, p. 1–325. https://doi.org/10.5902/2318133866773

Edição

Seção

Memorial de carreira docente