Estágio de docência orientada na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha, Santa Maria/RS

Autores

  • Janaína de Arruda Carilo Schmitt Ctism, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Lubia Telma Garcia Wustrow Souza

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133829648

Resumo

Por meio deste texto apresenta-se o relato das atividades desenvolvidas no estágio de docência vinculado ao Programa de Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica - PEG/UFSM -, o qual foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha, nos cursos técnicos de Contabilidade e Secretariado, nas disciplinas de Organização e Técnicas Comerciais e Psicologia. O estágio de docência foi o primeiro exercício da prática profissional em que houve momentos de ansiedade na preparação das aulas, estudo sobre os conteúdos que deveriam ser trabalhados com os alunos e a constante preocupação em propor metodologias inovadoras no processo de ensino. Destacam-se reflexões acerca da prática docente, em especial relacionadas com os pontos positivos e negativos, dificuldades, desafios e contribuições da experiência de inserção profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína de Arruda Carilo Schmitt, Ctism, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Janaína de Arruda Carilo Schmitt

Bacharel em Administração de Empresas; Especialista em Gestão Pública; Licenciatura em Administração; Discente do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica- Mestrado Acadêmico da Universidade Federal de Santa Maria/ RS/ Brasil; Membro do Grupo de Pesquisa: Metodologias Ativas para EPT/UFSM- Linha de Pesquisa 03- Inovação para a EPT. 

E-mail: janainacarilo@hotmail.com;

Lubia Telma Garcia Wustrow Souza

Lubia Telma Garcia  Bacharel em Administração; Licenciatura em Administração, Aluna especial de mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica/ UFSM; Membro do Grupo de Pesquisa: Metodologias Ativas para EPT/UFSM- Linha de Pesquisa 03- Inovação para a EPT. 

E-mail: lu.adm2015@hotmail.com

Referências

FREIRE, Paulo. A pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1986.

IMBERNÓN, Francisco. La formación y el desarrollo professional del professorado: hacia uma nueva cultura professional. Barcelona: Graó, 1994.

PEREIRA, Marcos Vilella. Estética da professoralidade: um estudo crítico sobre a formação do professor. Santa Maria: UFSM, 2016.

PIMENTA, Selma G; LIMA, Maria Socorro L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 1992.

Downloads

Publicado

15-04-2018

Como Citar

Schmitt, J. de A. C., & Souza, L. T. G. W. (2018). Estágio de docência orientada na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha, Santa Maria/RS. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 105–110. https://doi.org/10.5902/2318133829648

Edição

Seção

Artigos