Estágio de docência orientada na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha, Santa Maria/RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133829648Resumo
Por meio deste texto apresenta-se o relato das atividades desenvolvidas no estágio de docência vinculado ao Programa de Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica - PEG/UFSM -, o qual foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha, nos cursos técnicos de Contabilidade e Secretariado, nas disciplinas de Organização e Técnicas Comerciais e Psicologia. O estágio de docência foi o primeiro exercício da prática profissional em que houve momentos de ansiedade na preparação das aulas, estudo sobre os conteúdos que deveriam ser trabalhados com os alunos e a constante preocupação em propor metodologias inovadoras no processo de ensino. Destacam-se reflexões acerca da prática docente, em especial relacionadas com os pontos positivos e negativos, dificuldades, desafios e contribuições da experiência de inserção profissional.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. A pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1986.
IMBERNÓN, Francisco. La formación y el desarrollo professional del professorado: hacia uma nueva cultura professional. Barcelona: Graó, 1994.
PEREIRA, Marcos Vilella. Estética da professoralidade: um estudo crítico sobre a formação do professor. Santa Maria: UFSM, 2016.
PIMENTA, Selma G; LIMA, Maria Socorro L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.