Interiorização do ensino superior público: evolução histórica da educação em Frederico Westphalen/RS

Autores

  • Genésio Mário da Rosa CESNORS/UFSM.
  • Fabiana Regina da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133829263

Resumo

Apresenta-se neste estudo o processo de evolução da educação em Frederico Westphalen, RS, Brasil, contextualizando-o numa perspectiva histórica, com base em ações sociais, culturais e político-econômicas neste município. Para o estudo foram realizadas pesquisas de campo nos estabelecimentos de ensino da rede pública (municipal, estadual e federal) e particular, envolvendo estabelecimento de ensino básico, fundamental, médio, médio profissionalizante (técnico) e superior. Em termos econômicos, segundo dados apurados, os investimentos realizados ao longo do tempo e especialmente nos últimos dois anos, com a implantação de uma unidade de ensino superior público, devem causar enormes impactos em todas as áreas sociais. Corroborando com a visão de que o investimento em educação é causador do desenvolvimento de urna sociedade mais justa, consciente, digna e solidária, que no caso de Frederico Westphalen, o marco do barril metafórico se transforma em águas de sabedoria.

Palavras-chave: educação, políticas públicas em educação, evolução
histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Regina da Silva

Licenciada em História, URI — Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões — Campus Frederico Westphalen, aluna especial do Programa
de Pós-Graduação em Educação-Nível de Mestrado/UFSM e aluna do Pós/ EAD em Gestão Educacional/UFSM.

 

Downloads

Publicado

26-09-2017

Como Citar

Rosa, G. M. da, & Silva, F. R. da. (2017). Interiorização do ensino superior público: evolução histórica da educação em Frederico Westphalen/RS. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 291–306. https://doi.org/10.5902/2318133829263

Edição

Seção

Artigos