A gestão das instituições de educação infantil de 0 a 3 anos numa perspectiva foucaultiana

Autores

  • Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis UFMS/CPNV

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133829259

Resumo

O presente texto nos remete à gestão da educação infantil nas instituições denominadas Creches que atendem a faixa etária de o a 3 anos. Considerando que a passagem destas para a responsabilidade da Educação,
a partir da LDB no 9.394/96, suscitou, entre outros, o debate assistencialismo versus educativo em relação ao atendimento das crianças pequenas. Visualizou-se, por meio da pesquisa, a caracterização da gestão na busca de superação da referida contraposição, na medida em que tal processo inaugurou outras relações a partir da produção de saberes e práticas no interior destas instituições, agora no tempo da educação.

Palavras-chave: gestão educacional, educação infantil, creches.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis, UFMS/CPNV

Doutora em Educação — UFSCar; Professora Adjunta — UFMS/CPNV.

Downloads

Publicado

26-09-2017

Como Citar

Reis, M. das G. F. de A. dos. (2017). A gestão das instituições de educação infantil de 0 a 3 anos numa perspectiva foucaultiana. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 203–225. https://doi.org/10.5902/2318133829259

Edição

Seção

Artigos