Coordenador pedagógico: revisão empírica dos resumos de teses e dissertações produzidas no Brasil de 1988 a 2012

Autores

  • Jane Cordeiro de Oliveira Professora de escola pública municipal da Cidade do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133826873

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma revisão empírica a respeito do coordenador pedagógico e a importância do estudo sobre este profissional tendo em vista sua relevância para estudos sobre gestão. Os dados foram coletados na base de dados da Capes no período de 1988 a 2012. Nota-se que houve um significativo crescimento de pesquisas no período entre 2006 e 2008. As pesquisas concentram-se, principalmente, em São Paulo com o maior número de trabalhos. As categorias encontradas foram: histórico da função coordenador pedagógico; identidade, função, constituição da função coordenador pedagógico; formação inicial e continuada do coordenador pedagógico; atuação do coordenador pedagógico na escola; relações entre o coordenador pedagógico e os demais profissionais da escola; opinião ou visão do coordenador pedagógico sobre diferentes situações do cotidiano escolar. Consideramos que as pesquisas a respeito do coordenador pedagógico são relevantes para a compreensão de seu papel e de todas as formas de atuação no espaço escolar. 

Palavras-chave: coordenador pedagógico, revisão empírica, teses e dissertações.

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Biografia do Autor

Jane Cordeiro de Oliveira, Professora de escola pública municipal da Cidade do Rio de Janeiro.

Doutora em Educação Brasileira formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio.

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Publicado

26-09-2017

Como Citar

Oliveira, J. C. de. (2017). Coordenador pedagógico: revisão empírica dos resumos de teses e dissertações produzidas no Brasil de 1988 a 2012. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 6(13), 83–99. https://doi.org/10.5902/2318133826873

Edição

Seção

Artigos